Apoiemos nossas decisões na reflexão e no valor – Por Antão José Lopes da Luz

É de segurança que todos precisam neste mundo, mas é necessário que as criaturas sintam em si próprias essa segurança de que realmente necessitam.

Só vacilam os espíritos fracos, os espíritos que não possuem opinião firme. Força é poder, é segurança. Então todos devem fortalecer as suas convicções, irradiar bons pensamentos, realizar obras de valor e trabalhar para o seu crescimento espiritual.

Há situações seguras e situações inseguras, muitas vezes por vacilarem as criaturas sobre o que devem fazer. Enfatizamos que a vida deve ser vivida de um modo simples e natural. A naturalidade representa um triunfo sobre o artificialismo das ações, e todos devem triunfar.

É preciso um empenho cada vez maior pela divulgação das obras da Doutrina. Elas ensinam realmente a viver, só elas transmitem o conhecimento real da vida, só elas podem contribuir, decisivamente, para o esclarecimento espiritual do homem.

Há muito que aprender todos os dias. Tudo se modifica, mas é necessário que o caráter seja bem firme. Ele só deverá modificar para melhor.

A Doutrina Racionalista Cristã estimula nas criaturas o sentimento do valor, da dignidade, da honra e do cumprimento do dever. Ninguém faz favor algum em ser perfeito, em ser bom, em ser útil. É obrigação de cada um ser servidor, cumpridor dos seus deveres e apoiar suas decisões na reflexão e no valor, sempre seguindo para frente, de cabeça erguida.

São desta espécie os ensinamentos que a Doutrina oferece. Através deles o homem encontra-se a si mesmo e a consciência do dever assume as proporções de um imperativo espiritual. Falamos em dever em sentido lato: o dever no lar, o dever na família, o dever na sociedade e, pois, onde quer que o ser se encontre.

Como é bela esta palavra: FAMÍLIA! A família cresce e que felicidade vê-la crescer unida! A união aumenta os laços afetivos, ela faz a força e é de força que todos precisam para manter a ordem no lar, nas escolas e em toda a parte onde seja preciso estar. Os filhos são obedientes onde houver respeito e consideração.

Apoiemos nossas decisões na reflexão e no valor
Por Antão José Lopes da Luz