Sinto-me muito envergonhado - José Cardoso Pires

Reflexo: - Sinto-me aqui muito envergonhado, humilhado até porque toda a minha vida não me conduzi da melhor forma. É que tinha uma tendência não própria de homem e também enveredei para o jogo, para o vício. Só hoje tenho a consciência do quanto errei e não posso voltar atrás e pedir perdão a todos quantos amei.

Doutrinação: - Sabemos que a toda a causa inteligente corresponde um efeito inteligente. Então qual a causa desse efeito que é a tendência que mencionaste?

O Racionalismo Cristão, Doutrina científica que explanamos nesta e em todos os Correspondentes e Filiais do Centro Redentor, baseia-se em Força e Matéria e afirma que a explicação racional de todos os fenômenos, sejam eles de cariz material ou espiritual, será encontrada na conjugação destes dois princípios constitutivos do Universo e do próprio homem.Essa tendência está cientificamente explicada na obra, “Ciência Espírita”, publicada no ano de 1900 e dedicada pelo autor, Dr. António Pinheiro Guedes, à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Essa obra veio, posteriormente, a fazer parte da bibliografia do Centro Redentor.

Trata-se de um fenómeno que manifesta a acção do espírito sobre o seu corpo e que se denomina atavismo. O corpo astral que acompanha sempre o espírito retém e reproduz, enquanto prepara o seu novo corpo, com a matéria fluídica cósmica trazida do seu mundo de origem e a matéria fornecida pelos pais, aspectos da forma e dos caracteres adquiridos em uma encarnação anterior, próxima ou longínqua. E essa reprodução dá a um sexo o aspecto e tendências característicos do sexo oposto. Pode até acontecer, no caso de uma existência remota, o homem ou mulher apresentar o tipo de um animal.

Esse é o atavismo psíquico, que também poderá ser chamado de memória perispiritual. É a prova evidente de que é o espírito que organiza o seu corpo físico, consoante suas necessidades e de acordo com o modo de vida e a condição social a satisfazer.

Há também o atavismo físico, orgânico, que é a herança pela via genética. Desse modo o neto poderá, como muitas vezes acontece, revelar características físicas semelhantes às do avô.

Mas, voltando à tua manifestação, não há dúvida de que procedeste mal, porque um erro é sempre um erro e tinhas, como todo o ser encarnado, as armas que te permitiam, dominar o vício, a tendência. Essas eficazes armas são a vontade e o pensamento. Com elas todos, sem excepção, temos a capacidade de reverter qualquer situação.

Há muita necessidade de se falar claramente às pessoas, evidenciando o grande valor desses dois atributos importantíssimos para o espírito, para um melhor aproveitamento da encarnação, o que equivale dizer para o aprimoramento espiritual de todos os encarnados.

Aí está o incontestável valor do esclarecimento proporcionado pela Doutrina Racionalista Cristã, que diz as verdades que todos precisam ouvir e, melhor ainda, pôr em prática.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Todos nascem de forma semelhante. Todos despertam pelo grito de chegar ao mundo. Uns têm uma caminhada mais suave, pois desde muito cedo são acompanhados por seres com algum esclarecimento, outros fazem uma caminhada mais complicada, pois aqueles que com eles convivem nada entendem da vida fora da matéria. Alguns podem até conhecer, mas muito pouco, e não chega para ensinar aos seres que acabaram de encarnar.

Se hoje se estuda tanto, se há tantas escolas, liceus, infantários, creches e por aí além, que frutífero seria também se os lares fossem uma escola em que dessem continuidade ao ensino ministrado nas escolas e nos outros estabelecimentos de ensino. Infelizmente, os pais, muitas vezes, nem sequer se apercebem do vácuo existente entre eles e seus filhos. Dão mais atenção ao dia a dia, à parte material, às festas, à forma como se vestem, como estar na vida, esquecendo-se daqueles ensinamentos que mais se deveriam lembrar.

Como sabeis fazem-se os cursos e ao longo de toda a vida se vão fazendo seminários para que haja reciclagem, para uma aprendizagem de novos métodos, de novos equipamentos que precisam de ser postos a funcionar a fim de terem o rendimento necessário, mas esquecem-se da reciclagem que deveriam dar à parte espiritual.

O espírito é luz, e como sabeis, ao encarnar traz consigo um acervo espiritual que deverá ser ampliado na encarnação decorrente, porém, por falta de esclarecimento ou por preguiça mental, as pessoas se esquecem de dar a devida atenção ao desenvolvimento espiritual, ao desenvolvimento dos atributos considerados superiores e que deveriam ser seguidos à risca e assim, muitas vezes, acabam até perdendo uma encarnação.

É para esses casos que pedimos a vossa atenção, que pedimos o vosso estudo e raciocínio, pois, creiam que nunca é demais aprender, estudar, ponderar e para além de tudo, do pouco que aprenderem, saberem como transmitir àqueles que do vosso lar fazem parte.