Fui um homem que hoje, em espírito, convosco quer continuar - Fernando Pessa

Reflexo: - Foi difícil conseguir serenar o meu ânimo. Sinto-me amalgamado, completamente desorientado com a maldade humana. É horrível o que nos fazem e quando sentimos o que fazem aos outros, incluindo as nossas próprias famílias, ficamos completamente desorientados, ajudem-nos, pois somos seis e estamos penando muito.

Doutrinação: - É precisamente para isso que o Astral Superior, desde a implantação desta Doutrina no mundo Terra em 1910 organiza as suas correntes fluídicas, para entre outros trabalhos psíquicos, ajudar os sofredores, sejam eles espíritos encarnados ou desencarnados.

Se a humanidade tivesse levado em conta aquilo que vem ensinando o Racionalismo Cristão, estaria mais espiritualizada, que é afinal o que o espírito vem buscar neste mundo, através de canseiras e sacrifícios. Estaria mais preparada para as transformações que se vêm verificando no planeta.

Todos vêm à Terra para evoluir, para se espiritualizar e não para fazer mal ao seu semelhante, não para perder preciosas encarnações. Já que todos temos a mesma essência, por que não darmo-nos as mãos, tornando mais suportável e proveitosa a nossa presença neste mundo?

Dê-se, portanto, valor ao que valor tem que é o espírito, a alma que é luz astral, que é inteligência, que é poder, que é partícula do Supremo Arquitecto Universal.

Luiz de Mattos, o codificador desta Doutrina, na segunda década do século passado, previu que na passagem do século, o mundo estaria muito mais espiritualizado, tanta era a confiança que depositava no grande poder dos Princípios difundidos. Falhou nessa previsão, pois, subestimou um pouco o apego do espírito humano às coisas palpáveis, às coisas materiais que, ao fim e ao cabo, pouco valor real têm. O esclarecimento espiritual virá mais cedo ou mais tarde. Quem dera que não demorasse tanto a chegar!

Lemos hoje uma comunicação que dizia que apenas levamos desta encarnação as boas acções praticadas. Neste momento diria mais. Não só levamos as boas que representam pontos positivos a acrescentar ao nosso património espiritual, mas carregamos no perispírito as más acções praticadas, que terão que ser resgatadas em encarnações futuras e o preço desse resgate será o sofrimento.

ASTRAL SUPERIOR
FERNANDO PESSA

Nada acontece por acaso, assim dita o Racionalismo Cristão! É um facto e o digo assim porque tinha de chegar o dia em que havia de transmitir-vos, de viva voz, através de um dócil instrumento, diferente daqueles a que eu estava habituado com os meus utensílios de trabalho, dizendo-vos o que fui, o que senti e o que me vai de felicidade nesta hora de intercomunicação com todos vós. É certo que já vos venho acompanhando há algum tempo, mas tudo, como acabei de dizer, tem a sua hora certa e ela, caros amigos, é chegada.

Eu tive a felicidade de ter uma vida longa. Cem anos é algo que nem todos os espíritos têm, mas eu tive essa felicidade de permanecer mais até do que cem anos no mundo em que ainda estais habitando. Tive momentos de muita alegria, tive momentos de vicissitudes, pois, todos na vida as têm, mas soube ultrapassá-las. Soube ultrapassá-las com uma forma de viver sadia, muitas vezes até fazendo por ignorar o sofrimento e dando um formato de humor àquilo que estava se passando comigo.

Um espírito que pode viver as quatro fases da vida, tendo a felicidade de estar em perfeitas condições mentais, tendo tido a possibilidade de se manifestar através da escrita, da palavra falada a viva voz, pela radiodifusão, pelas imagens televisivas, poder comentar factos ocorridos na guerra mundial na primeira metade do século passado, tendo tido possibilidades de viver em diversos pontos do país e até de ter conhecido o estrangeiro, posso dizer que realmente fui um privilegiado. Não digo sorte uma vez que sorte não existe, mas soube tirar partido da vida que tive oportunidade de viver. E era essa oportunidade de viver que eu gostaria que todos vós soubésseis também aproveitá-la. Porque caros amigos, como é bom, ao desencarnar, poder-se ter consciência de que se cumpriu com o dever, que se deixou algo para a posteridade, que se deu exemplos diversos, muito embora por algumas vezes eu tivesse a consciência de que muitas pessoas achavam que, talvez pela minha idade avançada, já estivesse um pouco decrépito, mas outras, mais conscientes, sabiam que era a minha forma de contactar, era a minha forma de comunicar, era a minha forma de dizer que o humor é algo que se deve cultivar.

E até as crianças muitas vezes ao meu redor em tantos pontos da Lisboa antiga me olhavam, me reconheciam, me falavam e até sorriam quando eu para elas olhava, falava ou apontava o caminho.

Caros companheiros, já deveis ter percebido quem está, neste momento, espiritualmente, falando com vocês. Realmente fui um jornalista, fui um homem do povo, fui um homem que viveu, fui um homem que venceu e fui um homem que hoje, em espírito, convosco quer continuar talvez a passar-vos um pouco desse humor que tanto fez parte da minha vida.

Encerrai a sessão em nome do vosso Presidente Astral e ficai com as minhas irradiações espirituais, com vontade que um sorriso paire em todos vós, neste momento que vou partir.