Filha de pais separados - Graça Lima

Reflexo: - Eu também acabei a minha vida jovem e a mim própria me condeno, pois, era filha de pais separados que nem tinham chegado a se casar, mas minha mãe, uma pessoa bem formada, quis dar-me uma educação diferente daquela pela qual eu enveredei. Foi errado para mim ter continuado a andar com as minhas amigas a quem eu dava todo o afecto e consideração e acabei embrenhando-me por um mundo completamente negativo. Por isso eu digo: não mereço desculpa, mas gostaria de poder compensar a minha insensatez de algum modo mais rápido e mais seguro.

Doutrinação: - Quando o espírito deseja progredir não lhe faltarão oportunidades para tal.

Lamentamos teres enveredado por caminhos não aconselháveis. Desejaríamos que todos tivessem discernimento suficiente para saber seleccionar os amigos, porque falsos amigos abundam.

Os pais devem, informal e descontraidamente conversar com os filhos, nas horas apropriadas, abordando os diversos factos da vida, especialmente os que tenham ocasionado sofrimento, dor, angústia, sem todavia pretender colocar a carapuça na cabeça desses filhos. É também benéfico referir os sucessos alcançados por outros jovens que para tal lutaram. Se os filhos não quiserem fazer caso dos conselhos e advertências resultantes da experiência dos seus progenitores pagarão sempre muito caro no decurso da vida.

Tempo perdido é sempre tempo perdido e as oportunidades, por vezes, demoram em voltar a surgir, mas a vida do espírito é eterna e por mérito próprio terá de galgar a esferas cada vez mais elevadas, independentemente do tempo que para isso for necessário.

Os espíritos, muitas vezes, ao chegarem aos seus mundos de luz, após uma existência terrena mal aproveitada ou mesmo perdida, sentem a dor da separação de velhos amigos que, como alunos mais aplicados, ascenderam a mundos superiores. Sabemos que essa dor é comparável à sentida pela criatura humana quando desencarna um parente ou amigo. Para acelerar o passo rumo à perfeição o espírito decide esforçar-se muito mais na futura ou futuras encarnações.

Esperemos que na próxima jornada ao planeta Terra saibas acatar os bons conselhos e ponhas em prática a maior parte daquilo que planeares em teu mundo próprio para recuperares o tempo mal aproveitado. Ser-te-ia muito proveitoso se conseguisses reencarnar no seio de uma família racionalista. Estamos certos saberás fazer as melhores opções para a tão desejada evolução espiritual.

ASTRAL SUPERIOR
GRAÇA LIMA

O Racionalismo Cristão recebe no seu seio todas as criaturas que a ele aportam. Claro está que nunca dá conselhos que não sejam baseados nos princípios salutares que, aliás, estão exarados no livro base do Racionalismo Cristão e que as famílias, de há anos atrás, normalmente praticavam. De facto, na era de hoje, assiste-se a muitos casais que não enveredam pelo casamento, muitos até seguem uma união de facto, algumas das vezes seguindo mesmo uma vida correcta mas na maioria seguem erradamente. Quem mais prejuízo sofre são evidentemente os seres formados nesses lares que vêm para evoluir e não conseguem seguir na íntegra os planos que fizeram em seus mundos de luz.

Sabeis que hoje a ciência está muito desenvolvida e já não estão no tempo da primeira metade do século passado, pois, dos anos 50 para a presente época tudo se modificou e podemos até dizer, sem estarmos errados, que muitos pais, falando terra-a-terra, ficam numa grande parte das vezes completamente embasbacados ouvindo e presenciando conversas e actos de seus próprios filhos ainda quase que recém-nascidos.

Sabeis também que as crianças hoje têm um acompanhamento diferente. A própria ciência médica assim o proporcionou. Os pais, principalmente a mãe, dão, quando ainda o feto em gestação, certos estímulos que são de primordial importância para o ser que está em desenvolvimento ainda no ventre materno. Ora, se for um casal devidamente formado que se apoie nas bases lícitas de um casamento, com responsabilidade de parte a parte, não só a mãe como também o pai, não como obrigação mas sim porque se sente com esse dever de ajudar a companheira, tendo uma parte activa no desenvolvimento desse ser tão pequenino mas que vai crescendo no ventre materno e uma vez nascido, já de posse do seu corpo material, pode dar tudo de si se tiver na retaguarda pais responsáveis que possam ajudá-lo a desenvolver todo o manancial que ele traz inculcado em seu acervo espiritual.

São esses casais, apostados numa educação frutífera que darão ao mundo elementos que mais tarde, estamos certos, virão a deixar gravadas em letras de ouro as eras vindouras. Crianças que hoje estão nos primeiros anos de vida mas que já pensam duma maneira diferente, reagem de maneira também completamente diferente, e se se observar bem, nota-se claramente que há uma evolução positiva, em construção permanente, rumo a um futuro saudável para esse ser e para, evidentemente, a humanidade em geral.

Hoje, realmente, queríamos falar sobre isto até porque há muitas pessoas que ficam agarradas a saudosismos doentios. Saudades são normais serem sentidas por qualquer pessoa de bem mas devem ser sentidas como, pode-se dizer, uma carícia lembrando que algo de bom se passou no passado com os pais, com amigos, com outros familiares. Essas recordações não são doentias e ajudam até o ser a viver, mas não recalquem, ou façam por que recalquem em si, os entes que estão convosco, saudades que mais tarde podem ser prejudiciais.

Lembrai-vos que enquanto não estiverdes completamente libertos das saudades da matéria não podereis ascender a mundos mais adiantados, tendo que reencarnar tantas e quantas vezes forem precisas até que vos sintais completamente desapegados de valores que tivestes vontade de adquirir e que não vos foi possível por qualquer motivo.