Meus trajes são diferentes, fui capuchinho - Maria José Lopes Abreu

Reflexo: - Senti-me envergonhado quando aqui cheguei mas agora essa vergonha já não me acompanha, e pelo contrário, sinto-me até feliz por poder estar entre vós. Os meus trajes são diferentes, pois, fui um capuchinho, meu rosário cai da cintura para baixo, meus pés apenas estão envoltos em
sandálias. Tive um viver pobre, mas pobre financeiramente, porque acho que, como pessoa, cumpri o meu dever, a minha missão, ajudei quem de mim se acercava e talvez por isso, após dois dias de desencarnar tenha chegado até vós. Venho de longe, pois, morava perto do Douro, desencarnei por velhice e hoje bendigo ter chegado a ter cabelos brancos e ter podido deixar um rastro de ensinamento atrás de mim. Embora a vossa Doutrina não seja efectivamente a religião que eu segui, acho que em ambas há características muito similares, pois os atributos que desenvolvemos quando sabemos o que estamos a fazer são bastante parecidos com os vossos.

Tive esta oportunidade de captar, em poucos instantes, aquilo que me quiseram transmitir. Por isso estou agradecido e por isso espero a vossa compreensão e a vossa ordem de marcha.

Doutrinação: - Às correntes das Casas Racionalistas todos vêm parar para felicidade sua! É o chefe de estado corrupto, é o advogado venal, são todos os que tiveram oportunidade de conhecer esta Ciência Cristã e preferiram seguir por caminhos escabrosos.

Sempre dizemos que todos estamos neste mundo para cumprir deveres e aquele que isso fizer terá a grande felicidade, a maior que pode ter um espírito ao chegar ao seu mundo próprio e constatar que fez aquilo que lhe competia.

Como vês chamei de Ciência Cristã à Doutrina Racionalista que praticamos nesta Casa. É a Doutrina da Verdade e pretende divulgar os princípios morais e espirituais trazidos originariamente por Jesus. Acreditamos que a humanidade não estaria a sofrer tanto nos dias de hoje se certos interesses não se tivessem sobreposto aos verdadeiros ensinamentos cristãos.

Há quem pense que somos contra as religiões. Isso não é verdade, não somos contra ninguém! Basta dizer que a figura central no lançamento desta Doutrina, que teve lugar em 1910 foi o grande Padre António Vieira, justamente considerado o patrono, o idealizador no plano astral do Racionalismo Cristão. Foi ele o primeiro Presidente Astral desta Instituição. Mas não se ficou por aí. O segundo foi o Padre Venâncio de Aguiar Café e o terceiro Monsenhor Moreira. Quem faz tal afirmação não pode ser contra nenhuma religião. Ama e diz a verdade, doa a quem doer, fira a quem ferir.

Damos luta, sim, à mentira, aos vícios e aos erros.

Nada prometemos a ninguém. Indicamos o caminho que sabemos ser o melhor para todos. Segue-o quem quer. A nossa opinião é a de que em matéria de crenças todos devem ser livres para optar.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA JOSÉ LOPES ABREU

É grande a nossa alegria quando vemos uma certa assistência aumentar de dia para dia numa Casa Racionalista.

Porém, muitas vezes, essa felicidade podia ser um pouco maior, e o que a impede de chegar a uma grandeza maior é o facto de muitos virem por curiosidade, por se sentirem doentes, com vontade de modificarem a sua vida, mas uma vez aqui chegados, ouvem, mas o que ouvem passa-lhes ao lado, vêem, mas também não retêm aquilo que vêem e, muitas vezes, até as ideias, em vez de estarem concentradas naquilo que o presidente diz à cabeceira da mesa ou o que os próprios espíritos inferiores dizem estar passando, transmitindo lições, que deveriam ser aprendidas por quem as ouve, esses que aqui estão e que vieram, embora por vontade própria, não deram a devida atenção.

É aí que, embora felizes por um lado, por outro lado nos sentimos entristecidos. Quem quer seguir uma Doutrina destas, em frente, tem de saber o que faz, não olhar a problemas que impeçam a sua vinda, pois, até mesmo quando há elementos de família contrários é preferível ignorá-los e procurar vir às sessões, pois, certamente esses mesmos que não gostam que os seus familiares aqui venham são também beneficiados, embora sem disso terem a exacta noção.

Quis alertar-vos mais uma vez para esses pormenores, pois, eles são de suma importância. Cada qual precisa trabalhar para si e pela comunidade em geral, mas deve fazê-lo consciente, sem medo, com coragem, com ânimo forte, para que nada nem ninguém obstrua o caminho que essas pessoas que aqui vêm têm a percorrer.


Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo