Ganhando a vida com suor do rosto - Sophia de Mello Breyner

Reflexo: - Eis o culminar de um raciocínio que ao longo de diversos anos fui tendo e embora sem querer perguntar ou explicar o que se passava, acreditava que algo maior do que eu havia e que esse algo, quando um dia tivesse que partir, havia de ter conhecimento dele. Chego ao ponto de constatar que assim é, e embora não tendo conhecido nada, tendo sido praticamente um analfabeto, chego à conclusão de que o meu raciocínio estava certo e que hoje é realmente o culminar de toda uma vida de trabalhos, de sacrifícios, mas que tiveram, estou certo, o seu ponto positivo.

Doutrinação: - Arriscamo-nos a dizer que és um espírito no seu ponto de viragem evolutiva. Uma partícula da inteligência universal que anseia progresso.

Não importa tanto o facto de se ter muita ou pouca escolaridade, um grau académico elevadíssimo ou nem tanto. Isso não quer dizer que um espírito não muito letrado na sua encarnação decorrente não tenha já um certo cabedal espiritual. Numa encarnação passada ele pode ter sido um engenheiro, um médico, um arquitecto, um intelectual e nesta presente tenha resolvido, por necessidades evolutivas próprias, não ter esses pergaminhos e ser apenas um digno e honrado operário.

Há muitos trabalhadores manuais, labutando arduamente, ganhando a vida com suor do rosto, que tiveram posições sociais elevadas em encarnações passadas.

Por exemplo, todo aquele que usar a sua capacidade intelectual, o seu verbo fácil, a sua facilidade em se comunicar, para ludibriar e enganar o próximo, está a adquirir débitos morais e poderá voltar ao planeta sem essa exuberância, que não soube valorizar. No Universo, tudo tende para o equilíbrio, para a harmonia.

O que o Racionalismo Cristão recomenda vivamente é que se raciocine. Isso tu fizeste e acabas de constatar que o teu raciocínio estava certíssimo. Raciocinando sempre se chega a uma conclusão lógica e racional.

Faltou-te encontrar uma Casa como esta para desenvolveres ainda mais o teu raciocínio, enriqueceres ainda mais o teu acervo espiritual. Mas estás no bom caminho porque o espírito que ansiar por progresso, começa a dar passos mais longos rumo a novas etapas.

ASTRAL SUPERIOR
SOPHIA DE MELLO BREYNER

Todos os racionalistas cristãos têm algo de comum entre eles. Todos eles defendem algo que muitos outros seres jamais terão a noção do que é, e a sensibilidade de o desenvolverem. Reparem que há muitas afinidades e disso se pode provar, como por exemplo, o paralelo que se pode fazer entre um poeta e um escritor, um músico, um dramaturgo, um cineasta, um pintor. Todos eles têm algo em comum! Eles amam a beleza, eles amam a natureza!

O racionalista cristão autêntico, além dessas afinidades, sabe o que é o verdadeiro amor e aquele que o sente, jamais conseguirá sentir ódio, seja por quem for. Onde há amor verdadeiro, o ódio não tem lugar, onde há uma amizade sincera jamais poderá existir maledicência.

Todo aquele que ama, realmente, sente como que sangrar quando alguém junto de si fala mal de um companheiro ou de alguém, mesmo que ele não conheça. Aquele que é verdadeiramente racionalista sabe compreender, não é que tenha simplesmente o hábito de perdoar, uma vez que o perdão não existe na Doutrina racionalista, mas há compreensão e ele busca a compreensão nas entrelinhas, nos mais pequenos recursos que se lhe aprouverem. O racionalista cristão sabe distinguir entre o mal e o bem, sabe fazer comparações e sabe exactamente o que é o afinar as notas de um piano, as cordas de um violão, as peças de um relógio que precisa dar horas em uníssono com outros.

Creiam, caros presentes, que podem estar certos que numa Casa Racionalista, podem ser pobres, podem ser ricos, podem ser muito letrados, podem ser semi-analfabetos ou mesmo analfabetos, mas sereis respeitados como qualquer um, sereis amados pela vossa singeleza, pela vossa maneira correcta de agir, pelo vosso raciocínio aberto, quer tenhais algo material ou não. O que nos interessa não é a parte material, o que nos interessa é a espiritualidade em si, e é através da espiritualidade que conseguireis alcançar o vosso “lugar ao sol” como se costuma dizer. Para isso trabalhamos. Para isso queremos que todos trabalhem, pois cada um é preciso no seu lugar, cada um é como uma gota do oceano, muitas se transformam num grande regato e os regatos por sua vez se transformam em rios e por aí fora.

Portanto, lembrai-vos que o valor está nas vossas obras, o valor está nos vossos pensamentos, o valor está nos vossos sentimentos, o valor está no vosso amor abnegado onde não cabe ódios, onde não cabe vontade de fazer mal a quem quer que seja.

Protegei-vos com o escudo do bem-querer, com a vontade do bem-fazer, com moral elevada, como uma rosa que com o seu perfume e com as suas pétalas aveludadas vos bate no rosto e vos faz virar o rosto à aurora e aquecer-vos com a sua fragrância e com a sua luminosidade.


Poderá gostar de conhecer:
 Atributos do espírito - Luiz de Mattos