Sublime e delicada missão – Maria José Leal

É com muita alegria que assinalamos a passagem de mais um aniversário, o 102º, sobre a implantação do Racionalismo Cristão no Planeta Terra, sob a égide do grande Mestre Luiz de Mattos, auxiliado pelo seu grande amigo e companheiro - Mestre Luiz Alves Thomaz - espíritos grandemente evoluídos, que em seus mundos de luz assumiram tão sublime quão delicada missão.

Foi árdua a luta por eles travada, difíceis os obstáculos a superar, visto que tudo estava por fazer: do ponto de vista doutrinário, disciplinar ou organizacional.


Luiz de Mattos legou-nos o património moral ou espiritual e Luiz Thomaz o património material, de harmonia com orientações precisas do Patrono Espiritual do Racionalismo Cristão – o padre António Vieira.

Com grande empenho, esforço e dedicação, conseguiram levar a bom termo a Causa a que se entregaram, fundando no Brasil, em 26 de janeiro de 1910, o Espiritismo Racional e Científico Cristão, Doutrina integral, com fundamentos científicos, filosóficos e espiritualistas, hoje denominada RACIONALISMO CRISTÃO, a mais bela das Doutrinas - a Verdade - até hoje oferecida à humanidade.

Ela nos dá o esclarecimento, a liberdade espiritual, o conhecimento da vida real, a certeza da imortalidade da alma, a compreensão das leis que tudo regem, a convicção de que nada mais existe no Universo do que Força e Matéria e que é esta a composição de tudo quanto tem vida, pois outra não é nem pode ser a composição do ser humano.

Da estrela mais distante ao barro que pisamos, somos todos feitos do mesmo material”... ...“Força e Matéria, essas duas palavras que sintetizam o homem e o Universo, representam, para as futuras gerações, um programa de estudos e realizações que continuará sempre, sem jamais parar” — afirma o livro básico do RACIONALISMO CRISTÃO.

Por milhares de anos, a Doutrina hoje divulgada nas Casas Racionalistas Cristãs esteve restrita a seletos grupos de estudiosos egípcios, indianos e gregos. Esses herméticos núcleos espiritualistas jamais terão imaginado que seus secretos conhecimentos seriam um dia divulgados abertamente em escolas franqueadas à humanidade - as Casas Racionalistas Cristãs.

Na verdade, a situação começou a mudar há mais de dois mil anos, com o movimento de renovação espiritual iniciado por Jesus, o qual deu origem ao cristianismo. Jesus proclamava que a Verdade tinha que ser revelada para “despertar” o mundo do sono espiritual. Lamentavelmente, sua mensagem não foi bem compreendida pelos homens do seu tempo.

Só a partir de 1910 esse movimento de renovação foi definitivamente codificado, implantado e consolidado, e está sendo revelado à humanidade, por inspiração do Astral Superior e fruto do trabalho dos Mestres Luiz de Matos, Luiz Alves Thomaz, António Cottas e, agora, dos atuais condutores do RACIONALISMO CRISTÃO - uma Doutrina cujo tempo chegou.

Essa moderna doutrina cristã mostra como, através do pensamento elevado e construtivo, pode o homem vencer seus erros e fracassos e abrir caminho para uma vida material e espiritual mais digna e feliz.

Em muitos pontos do planeta surgem novos polos da espiritualidade, levantam-se vozes da razão de homens e mulheres comprometidos com o RACIONALISMO CRISTÃO.

Dentro de algum tempo, ninguém mais poderá ignorar ou desconhecer esta Doutrina pura e transparente, que já atinge milhares e milhares de pessoas em diversos pontos do mundo.

E através desses dedicados homens e mulheres militantes, volta a florescer a genuína doutrina de Jesus - o RACIONALISMO CRISTÃO.

Sublime e delicada missão
Maria José Leal