Como faço para me considerar um ser espiritualista?

Limpeza Psíquica
Reflexo: - Estou aqui na vossa Casa e já tenho alguns conhecimentos do que explana a vossa Doutrina. 

Contudo, gostaria de saber quais as regras que devem ser seguidas para nos considerarmos realmente espiritualistas.

Doutrinação: - Há seres materialistas e há seres espiritualistas. Os materialistas apenas aceitam a vida material, para eles o espírito não existe. Já os espiritualistas devem começar por se autoconhecerem.

Até cientistas materialistas chegam a defender que o pensamento é segregado pelo cérebro. Na nossa ótica, nós que, convictamente, aceitamos a existência do espírito antes de ele ocupar um corpo neste mundo e a continuidade da sua vida após deixar o seu corpo físico, muitos dos reflexos transmitidos pelos nossos instrumentos mediúnicos, são pensamentos de espíritos desencarnados.


Portanto, espíritos que já não têm corpo físico. O seu cérebro está completamente desfeito. Esses pensamentos são vibrações desses espíritos.
Nós explanamos nas Casas Racionalistas Cristãs, que são autênticas escolas de alto psiquismo, qual a composição do Universo – Força e Matéria. FORÇA que é o Princípio Inteligente e a MATÉRIA fluídica cósmica.

Desses dois Princípios tudo se desdobra no Universo e a criatura humana, como tudo nesse Universo, também não podia deixar de ser um composto de uma parte material - o seu corpo físico, invólucro da alma que dela faz sua morada e que acabará, com o tempo, por se desagregar e depois voltar a agregar-se - e a alma, parcela ínfima da Força Criadora que vivifica tudo que existe.

O espírito ou alma é imperecível, é eterna e progride caminhando sempre para a sua fonte de origem.

A criatura que assenta o seu viver nos conhecimentos que acabamos de referir, pode, para felicidade sua, considerar-se um espiritualista. Está no caminho do progresso espiritual!

Ele deve saber que espiritualidade é o somatório dos atributos espirituais e compete a cada um, tudo fazer para desenvolver esses atributos.

De qualquer forma apraz-nos muito saber que está, nesta nossa querida assistência, um jovem com este tipo de preocupações. Dizemos isso porque a experiência já nos mostrou que a maioria das pessoas vive de tal forma envolvida em coisas de ordem material que, umas, não têm tempo para se preocupar com as coisas do espírito, outras, de facto, ainda não acumularam cabedal espiritual suficiente que lhes permita cogitar neste tipo de questões.

Falamos, portanto, àqueles que querem despertar para a espiritualidade. Esses devem estudar as obras editadas pelo Centro Redentor, muito em especial os livros base: O RACIONALISMO CRISTÃO, A PRÁTICA DO RACIONALISMO CRISTÃO E A VIDA FORA DA MATÉRIA, para terem conhecimentos sólidos sobre esta Doutrina.

Se se mostrarem interessados teremos muito gosto em lhes orientar no estudo dos livros e regulamentos desta nossa majestosa Doutrina – O RACIONALISMO CRISTÃO -, a menina dos olhos do seu fundador e nosso MESTRE IMORTAL, LUIZ DE MATTOS.

DOUTRINAÇÃO DE JOSÉ CARDOSO PIRES

Qualquer tarefa, por mais pequena que seja, para ser bem executada, precisa ser estudada e aprendida. Por isso, a nível profissional, todos sabem que há períodos de formação para que as pessoas possam melhor aprender e desempenhar as suas tarefas com produtividade.

A vida de cada um, a vida do espírito encarnado, é também uma longa tarefa, em que o espírito tem como meta, a sua evolução. Mas para a atingir necessita aprender, necessita se reciclar para, através do estudo, através do seu raciocínio, poder fazer as escolhas mais acertadas, evitar o que de mal possa existir.

Certo é que há momentos em que as famílias vivem e trocam agressividade, há locais onde os trabalhadores também trocam palavras menos aconselháveis, há grupos de amigos que se envolvem e que dão azo a violência e esta é a erva daninha que, de acordo com o pensamento desses grupos ou desses núcleos familiares, se propicia a sua entrada e os ambientes ficam alterados e as criaturas se transformam, as palavras são transmitidas de forma que agridem, os pensamentos são irradiados para o núcleo de força que faz mal e que perturba todo o ambiente envolvente.

Por isso, muitos se queixam e comentam que as noticias são de guerra, são de catástrofes, são de crimes.
Limpeza Psíquica

Mas, afinal, o que faz toda a humanidade que desconhece o seu poder, o seu valor espiritual, é recear a guerra, é recear o que desconhece, é temer o futuro, é colocar interrogações no seu dia-a-dia.

No entanto, o que ao longo de mais um capítulo, de mais um ano, as escolas do Racionalismo Cristão transmitem através das suas palavras simples, é que a criatura tem que se conhecer como força e matéria, tem que saber qual o objetivo da sua encarnação, o porquê dessas perturbações, em qualquer local, que a criatura está sujeita a permanecer.

É que os pensamentos têm que ser sempre bem irradiados, devem ser sempre bem vigiados, pois, se não há esse cuidado as palavras muitas vezes saem sem serem pensadas, as ações são intempestivas e os olhares muitas vezes ferem, em vez de acalmarem.

Tudo isso representa situações tumultuosas que, com frequência, o mundo está vivendo e, nos núcleos familiares, esse exercício deve ser iniciado, no começo de cada um dos dias que completam o ano.

Há momentos, em que as pessoas desejam modificar-se, desejam contribuir para a harmonia, para a concórdia, para a paz efetiva, mas o vendaval surge, e as pessoas se perturbam e se deixam envolver e todos ficam tristes e arrependidos depois por se terem deixado perturbar.

Ora, o exercício é planear, é decidir o que querem para a vossa vida. A mudança está ao alcance de todos, porque todos, quando querem, são decididos, põem em prática a sua vontade e todos sabem que, quando a vontade é firme e é forte, nada pode impedir que os objetivos se concretizem.

José Cardoso Pires
Presidente Astral
Filial Seixal - Portugal
É para que essas ervas daninhas sejam arrancadas no começo, para que a discórdia não perturbe os lares, nem os locais de trabalho, nem os grupos de amigos, que nós vos incentivamos à meditação, à leitura constante, ao estudo, porque a humanidade precisa realmente de envolvimento em pensamentos altruístas, de pensamentos de todos aqueles que são esclarecidos e sabem que através desta forma espiritual que a mudança se fará, que a criatura se reconhecerá e se sentirá como partícula da Grande Força Criadora, uma fagulha de luz que está lutando neste mundo tão conturbado, tão nebuloso.

Por isso, vos deixamos a nossa luz espiritual, para que possam esclarecer-se melhor e vencer neste novo ano de trabalhos que têm pela frente.

José Augusto Neves Cardoso Pires