Minha família quis ajudar-me, mas não soube fazê-lo - José Cardoso Pires

Reflexo: - Só agora estou a conseguir perceber um pouco daquilo que aconteceu e vós, com certeza, estareis em melhores condições de me poderem explicar o que realmente se passou comigo. O meu caso era realmente complicado. Era como se vivesse duas vidas. Tão depressa eu tinha uma personalidade como tinha outra. Quiseram tratar-me de todas as maneiras. Aí, sou franco em dizer que a minha família quis ajudar-me, mas não soube fazê-lo.

Doutrinação: - Como a tua, existem infelizmente por esse mundo afora muitas famílias que não podem ajudar nem aos parentes nem a ninguém. O teu problema era de foro psíquico. Daí o grande empenho da plêiade do Astral Superior na divulgação dos Princípios Racionais e Científicos Cristãos, difundidos pelo Racionalismo Cristão, através das suas casas abertas ao público em geral.


Quantos sofrimentos serão minorados ou mesmo deixarão de existir quando a humanidade se dispuser a estudar, entre outros fenómenos os da mediunidade. Quantos loucos (obsedados) a divagarem pelas ruas, quantos não parecendo loucos, cometem crimes hediondos, quantos lares desmoronados, devido a essa condição desenvolvida que o espírito resolve trazer como garante de uma encarnação bem aproveitada, mas por absoluta ignorância dos seres, acaba por produzir efeitos contrários.

A mediunidade é uma condição da vida dos seres, inata no próprio espírito de cada um. Há diversos tipos de faculdades mediúnicas, tais como, a vidência, a auditiva, a de efeitos físicos, a telepática, a intuitiva, comum a todos os seres, a de incorporação, etc.

A mediunidade pode concorrer grandemente para o progresso do espírito que a possui, quando desenvolvida somente para o bem e nas condições especificadas no nosso livro base.

O que acontece é que até agora essa disciplina não é devidamente estudada, a maioria é ignorante dos fenómenos espirituais ou psíquicos e podemos até dizer que os portadores de mediunidade desenvolvida são conscientes daquilo que sentem. Vêem e ouvem mas poucas pessoas lhes dão crédito, algumas vezes negando, outras conduzindo esses pacientes a sítios aonde nunca será possível a sua normalização.

A mediunidade é a faculdade de maior valor que o espírito em si contém, por isso deve ela ser bem conhecida e carinhosamente tratada por todos, mas muito especialmente por quem a possui já desenvolvida.

Vamos ao teu caso particular! Muita gente afirma, baseada na ciência materialista, haver pessoas com dupla personalidade. Mas nós no Racionalismo Cristão afirmamos que isso não é verdade.

A alma, o espírito que organiza, incita, anima e movimenta o corpo é uma partícula da Inteligência Universal. É uma unidade e, portanto, indivisível. O homem é uno, a criatura é indivisível!

O que acontecia contigo era resultante da acção mais ou menos directa de um espírito desencarnado que te subjugava, se impunha, quase aniquilando a tua vontade. Isto é-nos ensinado pelo grande médico e escritor brasileiro autor da obra Ciência Espírita, adoptada pelo Racionalismo Cristão, Dr. António Pinheiro Guedes.

A única cura possível para os seres com mediunidade desenvolvida mas avassalados pelos espíritos do astral inferior, os chamados espíritos obsessores, é obtida através das correntes fluídicas, devidamente organizadas nas Casas Racionalistas Cristãs.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Sendo o Racionalismo Cristão uma Doutrina ímpar, a nenhuma outra se assemelha e, portanto, a forma de os seus elementos se comportarem tem de ser também ímpar.

Pelo estudo e raciocínio aprendem, aqueles que a querem levar em frente, a cumprir metas, a esclarecer espíritos que se desejam desenvolver, a aprender enfim o verdadeiro crescimento espiritual.

A criança nasce e vai crescendo paulatinamente até atingir a idade adulta com a ajuda daqueles que estão encarregues da sua educação e desenvolvimento. Quanto à espiritualidade é um pouco diferente. Normalmente, as famílias ajudam os seres que nelas encarnam a crescer à sua imagem e semelhança e já é muito bom quando sabem passar-lhes exemplos de valor, dos quais será bom constar a honestidade, um bom carácter, procurar sempre dizer a verdade, em nenhuma ocasião alimentar vícios nem mentiras, não ser perdulário, ter enfim, um caminho, por assim dizer, recto e virado para um percurso são.

Entretanto, os espíritos que encarnam, já vêm com o seu acervo espiritual desenvolvido e se na sua bagagem trazem já conhecimentos racionalistas, chega normalmente a altura própria em que tudo isso desperta e que conseguem continuar a sua evolução espiritual. Como, quanto maior for a vida terrena, maior caminho têm a percorrer e maior será pois a sua trajectória evolutiva, é de grande valor que eles tenham consciência do que fazem e possam ser independentes na sua maneira de agir e pensar.

Já não estamos hoje nos tempos antigos em que tudo era tabu, que todos procuravam seguir rigidamente normas impostas por familiares ou tutores e por isso o Racionalismo Cristão tem suas Casas com portas abertas para todos receber de boa vontade, com uma inter-ajuda de seus militantes para com aqueles que a eles chegarem, mas sempre alertamos que é necessário que todos que vêm às nossas Casas ou que têm conhecimento da sua existência, por terceiros, saibam dar espaço a esses espíritos para poderem escolher o seu futuro.

O estudo e o raciocínio levam a uma reflexão mais aguçada. Essa reflexão propicia os conhecimentos necessários ao desenvolvimento do espírito e mediante os ensinamentos colhidos através dos ensinamentos recebidos, certamente eles poderão evoluir na estrada do progresso, individualmente, muito embora com a ajuda daqueles que militam numa Casa Racionalista, que lhes podem facultar acesso a obras que podem estudar, tirando delas melhor aproveitamento e dar o conselho amigo quando tal assim se fizer necessário.

Lembrem-se sempre que cada um é um ser independente e deve ter a sua vontade própria, a qual deverá ser educada para o bem. Devem mentalizar-se todos de que muito embora achem que a vida deverá ser vivida de uma certa maneira, não devem pôr impasse àqueles que vivem com eles.

Cada qual tem o seu livre-arbítrio e portanto tem a possibilidade e o dever de fazer a sua própria escolha.

Fiquem com as minhas irradiações espirituais e estudem cada vez melhor para mais poderem evoluir e conseguirem assim sanar algo que ainda vos impeça o despertar.


Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo