Ordem, disciplina e respeito - Benedito Barbosa

Reflexo: - Já me apercebi de que esta Casa é uma casa de respeito onde reina a disciplina. Só não compreendo se o que vocês dizem são orações. Tenho 50 anos e procurei cumprir os deveres que me foram programados na vida.

Doutrinação: - Com efeito, nas Casas Racionalistas Cristãs tem que reinar a maior ordem, disciplina e respeito, pois os trabalhos espirituais, que têm por fim beneficiar a humanidade, em geral, são organizados e dirigidos por espíritos de grande evolução que dos seus mundos descem atraídos pelos pensamentos elevados dos integrantes das correntes fluídicas.

Trata-se de um trabalho mental puríssimo e, como tal, exige um ambiente de muita calma, muita paz e perfeita ordem e disciplina.

As entidades superiores, habitantes de mundos diáfanos, não podem permanecer em ambientes de desordem.

As palavras que constituem as nossas “irradiações” não têm qualquer conotação religiosa. Nada têm a ver com orações ou preces.

A irradiação é um cordão de luz que parte do espírito e vai ligá-lo aos mundos e almas superiores.

Nas nossas práticas, e de harmonia com o folheto de limpeza psíquica, gratuitamente distribuído, temos dois tipos de irradiação:

Ao Grande Foco, com palavras simples e elucidativas, e

Ao Astral Superior, que contém a explicação sucinta mas concisa e clara do que seja o Grande Foco, gerador de tudo quanto existe, e a alma do ser humano e quais os seus deveres.

Defendemos que os pensamentos, que são partículas do próprio espírito, são forças saturadas de poder e é através deles que cada ser humano exerce a lei de atracção aplicada ao mundo espiritual. Já dizia Jesus que o ser conforme pensar assim será. Por isso, cada um, esclarecido ou ignorante das coisas espirituais, atrai ou repele, consoante a sua vontade, de acordo com seu bom ou mau pensamento. Escusado é dizer que pensando de forma elevada nos religamos às esferas superiores, constituídas por espíritos esclarecidos e onde tudo é beleza, harmonia, paz e felicidade. Estes nos envolvem na sua luz e espargem sobre todos os presentes seus fluidos benéficos que curam e fortificam para o cumprimento dos deveres.

Fazendo as irradiações regulamentares recomendadas por esta Doutrina o ser se habitua a praticar a lei de atracção somente para o bem.

ASTRAL SUPERIOR
BENEDITO BARBOSA

Cada país está sujeito à sua jurisdição e as leis, uma vez feitas, são para se cumprirem. Deveriam, entretanto, ser bem estudadas, ponderadas, de maneira a que todos, no cumprimento de seus deveres, não as infringissem, pois, muitas vezes a troco de vantagens obscuras, são capazes de infringir qualquer lei para poderem meter o ganho ao bolso.

Sabeis, certamente, que há juízes e juízes, há advogados e advogados. O correcto seria, todo aquele que se dedica à advocacia, que tira o seu curso de direito e o quer exercer, procurasse defender causas nobres, saber de que lado está a justiça e, inclusivamente, sabendo que qualquer réu, por pior que se tenha portado, tem sempre direito a um advogado do ministério público, não deveriam aqueles que se consideram advogados conscientes aceitar certas causas que às vezes são ganhas pela sua manipulação, mas que vistas as coisas à base do Racionalismo Cristão, seria uma resolução absolutamente anómala.

Porém, há também muita falta de civismo e essa falta de civismo obriga a que inclusivamente nas estradas portuguesas haja muitos desastres e há muitas pessoas que têm acesso a quadros superiores que as ilibem de pagar as devidas multas e, sendo assim, não se importam de continuar a pisar o risco, como se costuma dizer.

Há necessidade, portanto, de as pessoas serem mais criteriosas e de imporem a elas próprias o cumprimento das regras a todos os níveis e aqueles que são familiares de pessoas que não cumpriram essas regras têm que estar conscientes de tal facto, aceitarem-no, e muito embora sofrendo, pois sabemos que sofrem com isso, mas tudo é necessário na vida e mais vale um mês ou dois de prisão para que o infractor compreenda que fez mal e procurar emendar-se, do que pagar uma alta fiança e ele ser posto em liberdade, mesmo que condicional, continuando a cometer desatinos e a rir-se até dos próprios erros cometidos, gozando ao dizer que pode fazer tudo porque tem quem o defenda.

Por isso, o Racionalismo Cristão apela sempre para que as pessoas sejam justas, vejam de que lado está a justiça e saibam ser objectivas, claras e capazes de compreender o erro mas aceitarem o cumprimento de uma pena quando ela é necessária mesmo tratando-se de filhos ou de elementos de família muito próximos no grau de parentesco.

Há que haver força de ânimo, há que haver coragem e para isso o Racionalismo Cristão trabalha, e não quer, de maneira alguma, enganar-vos. Cada um que faz mal a si ou a outrem terá que pagar.

Portanto mais vale pagar a tempo de se emendar do que desencarnar deixando débitos para vir resgatar em vidas futuras.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

A Doutrina Racionalista Cristã, sendo vasta, eclética, filosófico-científica, de cariz muito espiritualista, se distingue de todas as seitas e religiões que grassam por aí. Mas como filosófica que é, merece um raciocínio aturado, muitas vezes com interpretações dadas de maneira diferente por cada um que a estuda, não querendo com isso dizer que sejam raciocínios errados. Porém, cada raciocínio tem diversos componentes e cada pessoa age de maneira diferente mediante o seu próprio raciocínio.

Muitos acostumaram-se a dizer e ouvir que o bem mais precioso é a vida. Para um filósofo há uma interpretação diferente. É de facto verdade e real que a vida tem que ser vivida, pertence ao espírito, é conduzida por um veículo durante o seu estágio no planeta Terra e é melhor ou pior aproveitada conforme o uso que esse ser que transporta esse veículo der ao seu livre arbítrio. Mas um filósofo poderá dizer também, não será o espírito o bem mais precioso que temos? Sim, companheiros! Realmente o espírito é algo que jamais acaba, o espírito é luz, é uma partícula da Inteligência Universal e, portanto, ele é o máximo que se pode ter em cada um de nós. Simplesmente, cada um de nós é um diamante em bruto que deve ser lapidado, que deve aprender pouco a pouco, passo a passo, como se defender das agruras da vida e saltar os obstáculos que lhe aparecerem pela frente.

Quando dissemos nós, falamos terra a terra porque não estamos na terra, estamos no Espaço Superior e para nós só luz existe, só espaço existe, tudo vimos, tudo sabemos e a todos podemos ajudar. Vós, porém, que estais na Terra é que tendes que saber como vos tendes que comportar.

Deveis aprender, pois, a defender esse veículo do qual vos apossastes quando a este mundo chegastes, dar-lhe um caminho grandioso, vesti-lo com vestes simples, sem ostentações, mas que nelas haja beleza, a beleza da simplicidade, do amor à Causa que abraçastes e, principalmente, da força do exemplo que deveis a todos saber transmitir. Sabemos que é difícil, mas não há nada impossível quando o espírito sabe a que veio, para o que veio e para onde vai.

Por isso, dissemos no início que cada filósofo pensa de uma maneira. Os conceitos são diversos mas todos vão dar ao mesmo fim, porque nós da plêiade do Astral Superior, trabalhamos para um fim único, para atingirmos o mais alto objectivo, que é a reunião que todas as partículas da inteligência universal das quais vós sois partes integrantes para no fim atingirdes o Grande Foco que será a vossa glória final, a vossa coroa no fim de vossas vidas que desejamos sejam longas para a aprendizagem, mas passem em etapas o mais pequenas possíveis, conseguindo galgar em cada encarnação quanto mais vos for possível pela forma grandiosa que vos conseguirdes portar.