Racionalismo Cristão, Filial Seixal, Celebra 8º. Aniversário de Fundação

Seixal, 25 de Maio de 2012

Cara assistência

Estimados amigos e companheiros.

Hoje comemoramos, em reunião cívico espiritualista, o oitavo aniversário da Fundação da nossa Filial Seixal do Racionalismo Cristão, um Farol na Margem Sul do Tejo.

O ser humano que se oferece para participar nos trabalhos de uma Casa Racionalista Cristã deverá fazê-lo com a certeza de estar pronto a desenvolver seu trabalho dentro da disciplina e dos princípios da Doutrina e ter sempre uma postura correta, educada e agradável no cumprimento de seus deveres.

É gratificante verificar que o ser esclarecido pela Doutrina e cumpridor de suas obrigações, tem maior facilidade de comunicação com as pessoas, podendo assim captar a atenção das mesmas para o dever de espalhar boas ações e seguir o caminho reto.

Para vencer os obstáculos da vida é preciso viver moderadamente, saber pensar e ter raciocínio lúcido até ao fim de uma encarnação.

O racionalismo Cristão ensina-nos a ser verdadeiros diplomatas, ouvir com sabedoria e falar na hora certa.

Acreditamos que nossos Mestres Imortais Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz, António Cottas e Humberto Machado Rodrigues, estarão nos beneficiando com seus fluidos, fortificando-nos para o cumprimento de nossos deveres, sentindo-se felizes com o nosso modesto trabalho e esperando que cada um de nós dê o seu melhor para o progresso geral da humanidade.


Muito obrigada
Arminda

.................................................


Corroios, 25 de Maio de 2012

Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,

A data que hoje comemoramos, tem para todos nós, estudiosos Racionalistas Cristãos, um grande significado, pois como sabemos, há exatamente 8 anos, um núcleo de criaturas abnegadas e esclarecidas, abria as portas desta Casa, entregando à Humanidade mais uma Escola de Alta Espiritualidade, entre as várias existentes neste mundo afora.

Daquela data até nossos dias, por aqui passaram inúmeras criaturas, sofredoras umas e investigadoras outras, dando muitas graças ao esclarecimento espiritual prodigalizado pelo RACIONALISMO CRISTÃO, dado a suas vidas um direcionamento condizente com a sua espiritualidade.

Nós, muito valorizamos a História, e por isso, convictos de que a História desta Filial Seixal – UM FAROL NA MARGEM SUL DO TEJO, é parte importante do RACIONALISMO CRISTÃO e, a ela se soma a História da nossa Doutrina no mundo.

A Doutrina Racionalista Cristã, não é uma religião, nem seita e, sim, uma ciência, que requer estudo e dedicação, com um único objetivo: o esclarecimento da Humanidade a fim de se conhecer como Força e Matéria, a mesma composição do Universo.

Muito já foi feito, mas muito há por fazer. Luiz de Mattos previu o que os noticiários não cansam de mostrar: fome, miséria, decadência moral, indiferença dos poderosos em relação aos mais carenciados. E o que observamos é, que apesar dessas circunstâncias próprias do viver terreno, não existem para nós estudiosos desta Grande Obra da Humanidade, motivos de desânimo, mas sim, de coragem e determinação, para que, esclarecidos que somos, saibamos enfrentar todos juntos e unidos, com galhardia e elevação espiritual, do quotidiano do viver terreno, que Tudo Passa na Vida.

A Doutrina Racionalista Cristã, portanto, esclarece as criaturas, para que cada uma aprenda a cultivar a Paz e a Amizade onde quer que se encontre. Esta Doutrina não ilude, não mistifica e não explora ninguém, mas, alerta a todos, para a importância de o Ser viver com equilíbrio as duas vidas, a  material e a espiritual, pois é assim, que cada um torna-se mais capaz de manter a saúde física e mental, tornando-se úteis a si mesmos, à família e à sociedade.

Devemos conhecer o mal para saber evitá-lo, estarmos sempre alerta, em sintonia com os exemplos do nosso imortal fundador e codificador da Doutrina na Terra, Luiz José de Moraes Mattos Chaves Lavrador ou simplesmente Luiz de Mattos, de seu parceiro Luiz Alves Thomaz e o grande Consolidador António do Nascimento Cottas - da expansão, o nosso Dr. Humberto Machado Rodrigues, hoje, mais uma estrela brilhando em plano Astral, a unir-se aos seus antecessores, e, presentemente sob a batuta, o nosso Presidente Físico Senhor Gilberto Silva.

Como espíritos velhos, traziam na bagagem diversas experiências bem-sucedidas, sabiam de antemão que a missão seria árdua, visto que a implantação da Doutrina constituía um trabalho de remodelação, buscando o restabelecimento dos verdadeiros Princípios do Mestre Nazareno.

Desta forma, o RACIONALISMO CRISTÃO nunca soube, desde o seu surgimento, o que seja improvisar. Nada foi realizado ao acaso, pois que o acaso não existe. Foram duzentos e treze anos de preparação em plano Astral até à fundação da primeira Casa Racionalista, em Santos, em 1910.

Planejada para praticar a verdadeira espiritualidade, respeita todas as religiões, sabendo que cada Ser é possuidor de seu livre arbítrio, não existindo por conseguinte dois seres iguais, embora sejamos todos irmãos em essência.

Os conhecimentos que A Doutrina explana pertence à Humanidade, e, tanto assim é real, que abre as suas portas para receber tantos quantos queiram estudá-la, não lhe interessando saber os credos políticos ou religiosos dos seus frequentadores e muito menos de que classes sociais se originam.

Este grupo racionalista cristã da Filial Seixal, tem por merecimento, a figura ímpar, dedicada, líder indiscutível, cuidadoso e persistente, que, com sua batuta, todos nós seguindo suas orientações, transforma a cada dia, em família cristã, um conjunto de Amigos, tendo como lema “um por todos e todos por um”, o nosso muito Querido Presidente Físico Senhor Antão José Lopes da Luz, e sua muito Querida Esposa e Companheira de jornadas, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz.  

A ignorância da Verdade é um dos maiores males que afligem o mundo – afirmou Platão. Jesus secundou-o quando disse: “Só a Verdade poderá libertar a humanidade das garras da ignorância e prepará-la para o cumprimento do dever”.

Por isso, é muito importante que cada um de nós, ao lutar contra um mau hábito ou imperfeição, o faça com vontade forte, a fim de extirpá-lo com todas as suas raízes para que, na convivência com outros seres dos mais variados níveis de espiritualidades, não venha, neste torvelinho da vida terrena, manifestar-se novamente causando a perda de uma encarnação preciosa.

Quando as famílias assumirem o seu verdadeiro papel, na formação e preparação de homens e mulheres de amanhã, nossos jovens de agora, estaremos deste modo construindo um mundo melhor.

Façamos pinturas mentais positivas, evidenciando os melhores sentimentos. Busquemos ver as mais belas paisagens, aproveitando as oportunidades assim que elas surjam. Que as ações confirmem os mais sublimes e nobres pensamentos e sentimentos.

Respeitosamente, concitamos a todos os companheiros e amigos, extensivo à nossa estimada assistência, que caminhemos unidos, sem nada temer, estudando hoje para sabermos um pouquinho mais amanhã e, com isto conseguirmos o esclarecimento da Vida Espiritual, termos a Felicidade, de nesta fonte cristalina, em seguir o Racionalismo Cristão.
Confúcio aconselhou: “Até que o Sol não brilhe, acendamos uma Luz na escuridão”.
Muito obrigada
Maria de Fátima Almeida

..................................................

Corroios, 25 de Maio de 2012
Queridos Companheiros
Estimados Assistentes.

É com enorme satisfação que estou entre vós, para juntos comemorarmos mais um aniversário da nossa Filial Seixal do Racionalismo Cristão.

Oito anos são decorridos e é para nós muito gratificante ver que, pouco a pouco, nosso grupo de estudiosos vem sendo maior.

No tempo que corre, tão difícil para a maior parte de nós, são momentos como estes que nos fazem sentir um pouco mais alegres, dando-nos aquela força necessária para continuar em frente.

É certo que não nos devemos entregar a tristezas e lamúrias, mas não podemos ignorar que é difícil nos alhearmos dos problemas, até porque se algum de nós não os tem muito acentuados, ao ver o companheiro com dificuldades, também não se sente bem, principalmente se pouco ou nada pode fazer.

Mesmo assim, felizes de nós que conhecemos o valor do pensamento e sempre podemos fazer uso dele a nosso favor e daqueles que necessitam de nós.

Somos estudiosos de uma Doutrina Ímpar, que se impõe pelo exemplo de seus Militantes e também já de muitos Assistentes, daqueles que estão procurando aprender a caminhar pela trilha do bem, procurando pôr em prática os conhecimentos que vão adquirindo, pouco a pouco.

Esta Doutrina é Uma Filosofia de Vida, própria para o nosso tempo, a qual nos propusemos seguir, e, para que sigamos corretamente, temos que saber usar o raciocínio e ponderar bem antes de tomarmos qualquer decisão, fazendo bom uso de nosso livre arbítrio.

Ao encarnarmos, trazemos connosco diversos atributos morais, mais ou menos desenvolvidos, os quais fazem parte de nosso acervo espiritual, que é o mesmo que dizer o nosso património espiritual.

Embora nunca percamos esse património já conseguido, temos contudo que o defender e fazer por aumentá-lo com a dignidade que se impõe.

É pois de extrema importância nos perguntarmos o que fizemos e o que precisamos fazer, para aumentarmos esse património, através do qual poderemos ascender a uma classe superior.

O Racionalismo Cristão a nada obriga, apenas aconselha, traça diretrizes que nos indicam o melhor caminho a seguir.

Cada qual tem o seu livre arbítrio para poder, sob seu comando, escolher o que melhor poderá fazer e que mais lhe convém.

Todo o Racionalista que se preza tem o dever de ser sincero, principalmente para com ele próprio. 

Ele tem que saber que poderá ajudar seu irmão em essência, lutando ao seu lado quando necessário e sempre que possível, mas tem que saber que não deverá Interferir no livre arbítrio de ninguém.

Principalmente, a mulher Racionalista Cristã, tendo a seu cargo a educação da prole, terá que ter cuidados redobrados, para não falhar na sua tão digna missão.

Cumpre-lhe ministrar a seus filhos uma educação regrada, disciplinada, para que saibam desde cedo usar para o bem, esse livre arbítrio que têm vindo a modelar encarnação após encarnação.

“O livre arbítrio é uma faculdade espiritual controlada pela vontade e, quando bem usada, orientada pelo raciocínio. Quanto maior for o poder de raciocinar, tanto mais fácil se torna o governo do livre-arbítrio.” – Fonte: Livro base do Racionalismo Cristão – Capítulo 6  -  44ª Edição

É pois a posse dessa faculdade que nos permite ter plena liberdade de ação. Cabe agora à nossa consciência, aliada ao raciocínio, saber definir o que fizemos de bem ou de mal e escolher o melhor caminho a seguir, aquele que nos permitirá evoluir, sendo verdadeiros e justos.

Como nos dói essa consciência, quando lemos, com sinceridade, o relatório de nossos feitos diários e vimos que não nos portámos bem e prejudicámos alguém! É ainda essa consciência que dita os nossos erros e faz com que nos modifiquemos, evitando-os e recuperando forças para seguir em frente, no caminho do Bem.  

Embora não me queira repetir, falando como habitualmente nas crianças e jovens, não posso, contudo, deixar de vos lembrar que é, pois, a MULHER, a ESPOSA, a MÃE, aquela a quem cabe a maior tarefa de cuidar do lar e fazer cumprir o dia-a-dia, de forma equilibrada.

A ela compete esmerar-se na higiene física e mental do lar e daqueles que nele vivem, cuidando de tudo, sem alardes de grandeza, procurando não sair do orçamento de que o casal dispõe, diligenciando para que haja o suficiente para uma vida modesta mas honrada, onde os filhos, esses SERES que trazem na sua bagagem a responsabilidade do amanhã, possam viver dentro de uma alegria sadia, tendo a possibilidade de exercitarem o raciocínio e exercerem o seu livre arbítrio para o bem.

Hoje são estes os meus votos sinceros que dirijo a todos vós:
Bom uso de um LIVRE ARBITRIO tomado em sã CONSCIÊNCIA e mediante RACIOCÍNIO aberto.

Estes são, assim o acreditamos, os exemplos que devemos passar, pois, quem lhes for fiel, terá, certamente, aquela relativa felicidade a que todos aspiramos.
Obrigada pela vossa atenção.

Aida Almeida Lopes da Luz

..................................................

Corroios, 25 de Maio de 2012

ESTIMADOS ASSISTENTES
CAROS COMPANHEIROS

"Nos trabalhos espirituais que se efetuam em nossas Casas, os conselhos e as orientações, em linguagem acessível, são dados a mancheias, para que todos possam observar e compreender, através das explanações, o que o Racionalismo Cristão é como Doutrina espiritualizadora, como Doutrina que mostra a Verdade, Verdade que Jesus quis implantar no mundo Terra; não conseguiu, mas deixou a semente. Os séculos passaram - foram dois milénios - a semente germinou e aí está a bela e grandiosa Doutrina Racionalista Cristã, se expandindo pelo mundo, pois suas Casas ultrapassaram fronteiras e já se encontram em diversos países, porque a Verdade não se oculta".

Os Pensamentos acima, do Consolidador desta Doutrina e Presidente Astral, António Cottas, foram externados nas correntes fluídicas da Casa-Chefe, e porque a Verdade triunfará, temos a certeza, estamos hoje, aqui, comemorando o 8.º aniversário da fundação desta grandiosa Casa Racionalista Cristã.

No dia 24 de Maio de 2004 éramos 14 os guerreiros a dar início a esta árdua luta e hoje já ultrapassamos os 50.

As dificuldades de vária ordem, os aborrecimentos, podem, de alguma forma, ser arrolados e contabilizados, mas o Bem proporcionado a todos quantos se abeiraram desta Casa por curiosidade ou à procura de alívio para seu sofrimento físico ou psíquico, e a muitos que, sem se aperceberem, foram beneficiados pelo majestoso trabalho espiritual levado a efeito pelo Astral Superior, que muitas vezes transcende a atmosfera fluídica da Terra, não há, neste mundo, quem possa fazer a mais pálida ideia da magnitude do que foi e é feito nesta e nas demais casas racionalistas cristãs espalhadas pelo mundo.

Claro que o trabalho não é nosso, não é dos militantes, mas, somos peças fundamentais, como seus instrumentos, porque como todos sabem as Forças Astrais Superiores não têm pernas nem têm braços. Para que essas Forças do Bem possam vencer a densa atmosfera fluídica da Terra e chegar às correntes fluídicas e daí alcançar qualquer ponto do planeta, precisam dos seres humanos esclarecidos, dispostos a trabalhar e que vão levar, através das doutrinações, dos conselhos, através, portanto, da presença amiga, àqueles que procuram as Casas Racionalistas, a esperança e a certeza de que realmente irão nelas encontrar aquilo que procuram.

Por conseguinte, foi ontem o dia do nosso aniversário! Mas, então, o por quê de ser hoje o dia da reunião cívico espiritualista de comemoração desse evento? Porque são os presentes, são os assistentes, a razão de ser da fundação de toda e qualquer casa racionalista cristã.

Por isso, todos os que transpõem a porta têm o direito de ser recebidos com muito carinho, atenção e amor espiritual porque esta Casa é pertença da Plêiade Astral Superior e dos nossos caros assistentes.

ESTIMADOS PRESENTES,

As seitas e religiões fizeram e ainda estão fazendo parte do processo evolutivo deste planeta físico. Por essa razão e porque os tempos são chegados, para que ocorra uma viragem na caminhada, rumo a um maior progresso espiritual, os seres humanos precisam aprender como proceder. Têm andado completamente desnorteados e a comprová-lo basta ouvir um serviço noticioso da rádio ou da televisão, por não saberem o que é Força em si e Matéria em si.

Nesse viver tão confuso, tão desorientado, em completa desarmonia pelas coisas erradas que lhes ensinaram ao longo dos tempos, precisam os seres humanos na forma tornar-se, também, humano no fundo. Por isso a necessidade premente da expansão e divulgação dos Princípios Racionais e Científicos Cristãos.

Daí o importante papel que cabe ao Racionalismo Cristão de esclarecer espiritualmente a humanidade.

A atividade da plêiade do Astral Superior é intensa, preparando o caminho para os espíritos que já estão encarnados e para os ainda em seus mundos de estágio, mas preparando sua vinda a este mundo, devidamente capacitados para, integrando o Racionalismo Cristão, levarem estes sãos Princípios a onde for preciso para dissolver as densas trevas da ignorância ainda reinantes.

Esta é a melhor Filosofia para os tempos que correm, mas também, sem dúvida, será a Doutrina do futuro.

ESTIMADOS ASSISTENTES,
O Racionalismo Cristão é como que carro em marcha pela estrada da vida a distribuir orientações e conselhos benéficos. A felicidade está em os seres humanos os assimilar, fazendo deles uma bússola para dirigir seus passos. Quanto mais a criatura se espiritualiza, mais evolui, mais um degrau imenso e extenso na escala da evolução ela atinge.

Por esta razão, mais uma vez vos concitamos a que estudem e raciocinem sobre tudo quanto ouvem durante nossas reuniões públicas, mas sobretudo que ponham em prática, no vosso dia-a-dia, tão elevados Princípios, que vos garantirão uma vida mais tranquila, profícua e feliz no futuro.

Este Farol na Margem Sul do Tejo, essa torre irradiativa de propagação das Forças Superiores, de propagação da espiritualidade e de amor ao próximo, apenas deseja a todos as maiores felicidades e que vivam em paz e harmonia. Dias vindouros, mais felizes, são possíveis desde que não percamos a esperança de atrair o bem com a nossa boa conduta e pensamentos elevados, pois a lei de atração não falha.

Leiam o livro “Racionalismo Cristão”, obra básica desta Doutrina, não saltando etapas. Essa leitura proporcionará o vosso autoconhecimento. Com a leitura da obra “A Vida fora da Matéria”, com ilustrações que definem bem o que seja a vida da força inteligente para além da matéria organizada, o ser vai-se afastando das influências maléficas, quer sejam de encarnados ou de desencarnados.

Venham às segundas, quartas e sextas-feiras a este vosso novo lar e que vosso primeiro lar seja uma extensão deste.

Elevemos os pensamentos aos nossos Mestres Astrais Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, António Cottas e Humberto Machado Rodrigues e nossas mais puras vibrações para que seja coroada de sucessos a gestão do Senhor Gilberto Silva, atual PRESIDENTE DO RACIONALISMO CRISTÃO.

Agradecendo vossa atenção e paciência em nos ouvir, desejamos uma boa noite e feliz regresso a casa.
Antão José Lopes da Luz