Um balanço tardio da vida - José Cardoso Pires

Reflexo: - O mundo hoje parece ser um autêntico teatro. Um teatro, onde os guerreiros, cada um à sua maneira, procuram alcançar o que podem. Talvez esse tenha sido o meu mal, pois eu realmente procurei viver, à minha maneira, o melhor que podia, só que na minha passagem pisei, barafustei, nada de bom consegui e quando a doença me acometeu e deixei este mundo aos 58 anos, me perguntei, o que fiz eu afinal?

Doutrinação: - Um balanço tardio da vida! O Racionalismo Cristão recomenda que a criatura faça diariamente um exame retrospectivo, de maneira a poder, ainda em tempo útil, corrigir os erros praticados.

Foste e continuas sendo, como todos nós, uma Partícula da Inteligência Universal em evolução, rumo à Força Criadora.

Não é só hoje que este mundo é um teatro. Desde que o mundo é mundo, os homens, cada um à sua maneira, vêm representando o seu papel e podemos dizer, talvez até, melhor que os próprios actores profissionais. Tanto assim é que nem é preciso muita reflexão para se deduzir que, na generalidade, o homem não mostra aquilo que realmente é. Ele é uma coisa na forma, quando muitas vezes é precisamente o oposto no fundo. Quanto mais conhecimentos da psicologia humana se tiver, melhor a capacidade de se conhecer no fundo os homens, pelo menos os que mais de perto connosco convivem.

Todos temos defeitos e todos temos qualidades e a natural tendência é exibirmos as qualidades e esconder ou camuflar os defeitos.

No entanto, como todos nós sabemos, vem-se às Casas Racionalistas para ouvir as lições graciosamente dadas através das doutrinações tanto da presidência, na cabeceira desta mesa, como do Astral Superior e aqui ninguém pede nada a ninguém, material e espiritualmente falando. Prestando bem atenção às palavras que formam as nossas irradiações, podemos notar a seguinte passagem na irradiação “B”: “…Aqui estamos a irradiar pensamentos às Forças Superiores para que a luz se faça em nosso espírito e ele tenha consciência dos seus erros, a fim de repará-los e evitar o mal”. Ao irradiar elevados pensamentos, endereçados às Forças Superiores estabelece-se a lei de atracção e essas entidades do Bem envolvem os seres na sua luz e fluidos os quais dão força material e espiritual e clarificam o mental, o que permite resolver da melhor forma os problemas, por mais difíceis que eles sejam e permite também reconhecer os erros e defeitos para os corrigir.

Errar, todo o humano erra, por sermos todos imperfeitos, no entretanto o dever manda que se reconheça e se aceite o erro para não voltarmos a errar.

Sempre dizemos que o Universo é regido por leis comuns e naturais e a elas tudo está sujeito. A Lei da atracção é uma delas. Daí os similares se atraírem e os contrários se repelirem!

Disseste que o mundo parece um TEATRO. E digo-te mais. Todo aquele que se dignar raciocinar um pouco sobre este labirinto em que nos encontramos, transitoriamente, há-de reconhecer que ele é uma PENITENCIÁRIA, não deixando de ser um HOSPITAL, uma OFICINA e também uma grande ESCOLA.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Já alguém disse e defendeu que as crianças são as flores da revolução. Isso é de facto uma frase bonita, mas é digna de grandes reflexões. Pensamentos aprofundando a beleza que ela encerra e o que de facto pode advir dessa frase praticamente curta mas que leva a pensamentos tão grandes e por que não dizer, até um pouco complicados.

A criança é a flor da revolução, podendo até considerar isso como um triunfo para aqueles que já com uma certa idade, mas com um grande idealismo criam leis, trabalham afanosamente, procuram passar o exemplo, ajudam a que muitos deixem de errar, criam programas para a elevação do mundo material e, espiritualmente, com a ideia de que seus filhos, seus netos e mesmo aqueles que nada lhes são, mas que ao fim e ao cabo são de todos nós pois todos nós vimos do Grande Foco e então vós também sois partículas, como nós em plano astral e um dia haveis de chegar a confundir-vos com o Grande Foco, como nós hoje estamos também trabalhando em plano astral.

Por outro lado, crianças flores da revolução! Vendo pelo trabalho que pode ser desenvolvido através dessas crianças, poderemos chegar a um resultado praticamente igual mas que foi elaborado de maneira diferente. Elas cresceram, tiveram tanto quanto possível a oportunidade de se educarem, consoante os ensinamentos prodigalizados por professores, pais e mesmo até amigos em organizações não governamentais e dia após dia, ano após ano, passando a sua meninice, a sua adolescência, a sua mocidade, foram criando um ideal, porque foram, através do exemplo deixado pelos outros, conseguindo observar o que estava errado e o que estava certo e então, quando na idade adulta, resolveram lutar, lutar por dias melhores, não tendo apenas como objectivo as suas próprias vidas mas sim a vida de todos os encarnados em geral.

Por isso foi dito e muito bem que as crianças são flores da revolução, mas há que todos, sem excepção, terem a noção exacta de como devem ajudar essas crianças. Muitas vezes uma criança com os pés descalços, com vestes semi-rasgadas, apresenta uma cara pálida, triste e alguém aproximando-se dela, resolve melhorar-lhe a vida, a partir daí os próprios pais se envergonham e se decidem a trabalhar para melhorar suas vidas. Começa um capítulo novo, um andar desponta e nesse caminhar se vai agigantando a noção do que se deve fazer pela vida fora.

Se todos tiverem consciência disso, não é só aquele que nada tem a ver com a criança, familiarmente, mas que a ajuda como merece ser ajudada, uma partícula da inteligência universal, a ajuda acaba por ser encarada pelos pais, pelos encarregados da educação, mais tarde os próprios governantes poderão ver que esse caminho precisa ser trilhado e ser, por que não se dizer, embelezado com obras de valor e a partir daí toda uma sociedade pode caminhar rumo a um progresso que se faz necessário e para que ele comece a desencadear a sua forma própria de progredir, há que todos aqueles que estão encarnados compreenderem exactamente o que dissemos e passarem o testemunho àqueles que um dia nascerão e terão as mesmas necessidades que vós, hoje, tendes.

Há muito que fazer no mundo Terra. O Astral Superior espera muito de todos vós e vós sabeis que por todo o mundo há os que estão mais ou menos bem, os que estão mais ou menos mal e aqueles que nada têm, além de que outros irão ficar sem nada também. Felizmente, há já muitas organizações não governamentais trabalhando no terreno para ajudar pessoas de todas as nacionalidades, de todas as cores, não olhando a credos, nem a crenças, nem a raças.

Segui o exemplo dessas organizações e cada um de vós, interrogai-vos, será que estais fazendo já alguma coisa? Consciencializai-vos e se ainda não começastes a trabalhar em prol do vosso semelhante é bom que penseis nisso.