Fui uma freira sem hábito - António Champallimaud

Reflexo: - Fui, como dizem, uma freira sem hábito. Não sei se é do vosso conhecimento, mas há pessoas, por não quererem, ou por não lhes ser permitido, pela família, seguirem suas vidas como desejam, dedicam-se a uma vida de entrega, mas de uma maneira diferente. Não se entregam à família, pelo contrário, isolam-se dela e, no meu caso, eu vivi sem esse hábito. Parecia uma pessoa normal, como todas as outras, mas não era uma rapariga comum. O certo é que vivi, não me arrependo de ter feito nada errado, somente acho que poderia ter alcançado o meu mundo, como dizeis, há mais tempo. Mesmo assim, dois anos decorridos, consegui chegar até vós.

Doutrinação: - Sim, de facto é do nosso conhecimento a existência de freiras sem hábito. Cada um faz da sua vida o que bem entender e tu escolheste o teu caminho, mas não podemos deixar de te dizer, uma vez que a Doutrina que professamos é a Doutrina da Verdade, o que pensamos, dentro dos nossos Princípios.

É o espírito que, no seu mundo, quando se decide a encarnar neste cadinho depurador, decide que sexo terá, pois nos mundos espirituais as partículas da inteligência universal não necessitam de sexo, todas são iguais em essência, todas são luz, inteligência, poder.

Tu optaste por ser mulher e garantimos-te que vieste para ser esposa e mãe. Nenhum espírito encarna para ser freira, com ou sem hábito. As circunstâncias terrenas levaram-te a desviar desse caminho que poderia conduzir à constituição da família e a dares oportunidade a outros espíritos de virem cumprir o seu dever neste mundo, encarnando por teu intermédio. Assim, terias palmilhado o caminho escolhido por ti, e cumprido os deveres cabalmente.

Para aquela que, por qualquer motivo não quiser ou não puder ser esse veículo de ligação entre a Terra e os mundos espirituais, há muita coisa em que poderá ser útil. Por exemplo recorrer à adopção, pois há muitas crianças carentes. Poderá escolher uma das nobres e ricas profissões que se ocupam da educação, instrução e da saúde das crianças.

Se, como dizes, perdeste muito tempo para encontrar este caminho, o caminho da tua verdadeira morada, já que nem o planeta Terra, nem a sua atmosfera são residências permanentes dos espíritos, a explicação está na ignorância generalizada da humanidade sobre as coisas do espírito. Os espíritos, como luz que são, pertencem a mundos mais evoluídos, a mundos espirituais, mundos de luz, a uma das muitas moradas da CASA DO PAI, como disse Jesus.

Reflexo: - Enfim, talvez liberto da vida em que estive aprisionado! Embora livre por não ter sido considerado culpado, podem crer que vivi uma vida de prisioneiro. Amigo do meu amigo, criados ambos na mesma aldeia, quando fomos para a tropa, com a mesma idade, ao limpar a arma, convencido de que ela estava descarregada, sem sequer fazer pontaria, ela disparou-se e matou aquele meu amigo. Muito embora tivesse confessado e feito penitências, pago promessas, nunca consegui libertar-me daquele peso que me acompanhou. Foi preciso deixar o vosso mundo para compreender que há um caminho a percorrer, que não posso parar, que tenho de ir em frente e o mais que posso fazer é pedir a ajuda que for possível dar-me.

Doutrinação: - Tudo aconteceu devido à presença nefasta de obsessores, esses seres que por nada terem que fazer no ambiente em que vivem, procuram distracção junto de encarnados que os atraem com pensamentos afins, e divertem-se com


o sofrimento ocasionado.

As vibrações dos seus pensamentos são de ordem sensualista, animalizada, predominando o sentimento de malquerença, de ódio, de inveja, de vingança e outras de igual teor.
O ser encarnado, quando se descuida e deixa vibrar pensamentos e sentimentos dessa classe de obsessores, atrai um ou mais desses elementos, que passam a assisti-lo com sua presença perniciosa. Por essa razão, vem o Racionalismo Cristão ensinando a prática da Limpeza Psíquica que, quando feita conscientemente, promove o afastamento desses espíritos inferiores.
Quem isso não faça, por desconhecimento, negligência ou comodismo, ficará sujeito a adoecer, a sofrer acidentes, a desencarnar antes do momento aprazado, ou a agravar o seu estado psíquico.

Nas Casas Racionalistas Cristãs essa prática é feita nas Sessões, com a porta aberta ao público, todas as Segundas, Quartas e Sextas-feiras, com início às 20H00. Nos lares, recomenda-se que a Limpeza Psíquica seja feita, pelo menos duas vezes ao dia. Ao acordar e pouco antes de se deitar, sempre a horas certas.

Reflexo: - Embora com um nível académico bastante desenvolvido nunca consegui ser um orador e pensava eu também que num ambiente parecido com este em que estais eu nunca conseguiria dizer uma palavra que fosse. Mas ao chegar aqui algo de interessante aconteceu comigo, senti vontade de exteriorizar aquilo que me vinha na alma.
É certo que de uma maneira diferente, mas pude transmitir-vos aquilo que sentia. Fui advogado e mais tarde segui a jurisdição, sendo juiz no norte de Portugal. Tentei ser o mais correcto possível, mas não sei se o consegui, porque muitas vezes pensamos que estamos a fazer o bem e às vezes erramos, por isso é possível que também tenha errado.

Doutrinação: - Admiramos o facto de teres adoptado a profissão de advogado e talvez sem que tivesse sido por imposição da família, e confessares nunca ter conseguido ser um orador. Falamos assim porque nessa profissão é forçoso saber-se argumentar, fazendo uso de artifícios de linguagem, e a capacidade oratória ser indispensável.

Tudo tem uma explicação racional e portanto nada acontece por acaso. No teu mundo de luz, sem os entraves havidos nesta tua última encarnação, irás compreender tudo e por que terá sido assim.

Não há quem não erre neste mundo mas é muito importante que cada um tente ser moderado, ponderado, valoroso e justo, pois apenas assim o ser humano é verdadeiramente honrado. Perfeições, neste mundo, não existem, mas felizmente não te acusa a consciência de ter errado propositadamente.

Nesta Casa não vimos pedir nada a nenhuma entidade do mundo físico ou do mundo astral, mas irradiamos para que a luz se faça em nosso espírito, para que ele tenha consciência dos seus erros a fim de repara-los e evitar o mal.

Como espírito livre da matéria densa deste planeta e bem assim de seus fluidos materializados e, estando sendo envolvido pela luz e fluidos de espíritos evoluídos que descendo do seu mundo vêm iluminar as consciências de seres encarnados e desencarnados, ganhaste a necessária lucidez que te permitiu externar os teus sentimentos.

Reflexo: - Com a devida autorização das Forças Superiores que trabalham nesta Casa, vou deixar uma pequenina mensagem, pois estou numa situação de passagem também. Quando se desencarna, o espírito, como sabeis, vai ao seu mundo de luz. Isso aconteceu comigo e foi lá que, ao ver a passagem da minha vida como num filme, tive a consciência do que tinha feito de bem e do que tinha feito de errado. Claro que fiquei contente com tudo que de bom fiz e tive pena de não poder ter feito melhor, aquilo que fiz pior. De qualquer das maneiras quero dizer-vos que não lamentei, pois nada há a lamentar e que procurei ter força e coragem para fazer o estágio que me foi concedido.

Hoje, após esse estágio, vou galgar mais um degrau na escala evolutiva e, por isso, fui autorizado a deixar estas breves palavras e as minhas irradiações. Benedito Barbosa

Doutrinação: - A manifestação que acabamos de ouvir constitui matéria de estudo para todos que estamos a iniciar na condução dos trabalhos psíquicos nesta Casa Racionalista, Correspondente Seixal, recém instalada.

Com efeito, os espíritos, quando deixam a matéria, o corpo que conduziram ao longo de uma jornada terrena, vão ao seu mundo de origem. Ali, livres de qualquer perturbação, gozam de uma felicidade extrema no caso de terem cumprido a maior parte dos seus deveres. Fazem um detalhado exame do quadro de suas obras e ascendem, como prémio da sua boa prestação, a um mundo mais evoluído.

Por vezes, havendo necessidade de algo mais para permitir essa ascensão, o espírito delibera completar o que falta, trabalhando em corpo astral, evitando, desse modo, a sujeição aos sofrimentos que advêm de uma nova reencarnação.

É provável que tenha sido esse o caso. Pelo espírito de Benedito Barbosa.

ASTRAL SUPERIOR
ANTÓNIO CHAMPALLIMAUD

Caros companheiros! É realmente motivo de grande alegria para a plêiade do Astral Superior poder baixar numa corrente devidamente formada, com todos que nela trabalham, devidamente concentrados, a fim de que não haja quebra de corrente e assim os trabalhos corram a contento, e nós mais contentes ficamos ainda, pois a vibração constante se torna cada vez mais intensa, envolvendo-vos a vós e vindo até nós numa beleza irradiante que certamente é impossível de poderdes imaginar.

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina que merece, realmente, ser estudada a fundo, ela é extremamente vasta e eclética e por ser filosófico-científica, é difícil de ser entendida ao pormenor, por todos que a estudam, mas se quiserem fazer do vosso estudo um campo de batalha, podereis estar certos que no fim a vossa espada estará bem iluminada.

Terá que haver uma programação para tudo. Enquanto que o engenheiro programa a sua obra, que já foi, antecipadamente, delineada pelo arquitecto, também vós estais sujeitos a um planeamento total das vossas vidas. Devereis começar desde criança, quando já tendes conhecimento desta Doutrina, e devereis continuar na adolescência e na idade adulta, passando os conhecimentos aos filhos que tiverdes, para que o exemplo vá correndo de uns para outros, a fim de que a humanidade se vá esclarecendo cada vez mais, tomando consciência de que é composta de Força e Matéria e que tudo no Universo está sujeito às leis naturais e imutáveis.

É agradável desencarnar-se quando se cumpriu bem a missão que trouxe o espírito ao encarnar no mundo Terra, quando se conseguiu galgar um degrau. E deve-se ter a consciência do dever a cumprir e saber seguir o caminho, analisando os porquês, mas considerando também que não se deverá ir atrás de conceitos errados, de ideias preconcebidas e mesmo quando familiares não querem que certas decisões sejam tomadas, estando conscientes de que estas decisões são as mais importantes para vós e para o trabalho que estais desenvolvendo, devereis concretizá-las.

Nada melhor do que aquele que tem algo de material, possa deixar um pouco para o bem da humanidade, embora não deixe os seus familiares sem a contrapartida que lhes for devida.

Portanto, lembrai-vos sempre de que a planificação da vida terrena é algo primordial para que possais ter um caminho bem percorrido e para que a vossa desencarnação se faça completamente no estado de vencedor.