A sede do poder e a ignorância da humanidade - Maria José Lopes Abreu

Reflexo: - Já há três dias que me encontro fechado num quarto a pão e água, as necessidades feitas no chão. Fui apanhado por tropas, polícias e cães. Vejo-me aqui e não sei o que fazer.

Doutrinação: - Repara bem e vê que esta Casa nada tem a ver com o ambiente fétido em que te encontravas.


Estamos todos envolvidos por esplendorosas luzes que tranquilizam e esclarecem os espíritos. Acalma-te e deixa que se aproximem de ti essas Forças Benfazejas de que tanto estás necessitando.

É lamentável que os homens vivam perseguindo-se uns aos outros. Há necessidade de um melhor entendimento. O egoísmo, a ganância, a sede do poder e a ignorância da humanidade, com relação às coisas espirituais, é a causa de tanta maldade, de tanto desmando, de tanta perturbação que se constata através da conduta da maioria das criaturas. Essa perturbação as impede de raciocinar e sem raciocínio a visão das coisas sérias da vida fica muito limitada, senão mesmo completamente deformada.

Terá que haver mais união entre os homens, mas para isso há necessidade de esclarecimento espiritual. E, por estarmos absolutamente convencidos de que só esse esclarecimento poderá pôr termo a este estado de coisas, vão sendo abertas Casas Racionalistas por este mundo fora.

Só o esclarecimento espiritual será capaz de apontar um novo rumo à humanidade, vamos dando o nosso contributo para a formação de correntes fluídicas que servirão de apoio aos espíritos habitantes de mundos evoluídos que vão fazendo luz no espírito humano e ele possa raciocinar com acerto.

ASTRAL SUPERIOR
MARIA JOSÉ LOPES ABREU

Caros Companheiros!

Como vós sabeis, o Universo é regido por leis naturais e imutáveis às quais tudo está sujeito. Aqueles que trabalham numa Casa Racionalista, sendo militantes, têm a obrigação de conhecer os princípios, seguir as suas normas e se porem em condições de pleno êxito para os trabalhos que vêm desempenhando.

Devem ter reparado que no início da sessão houve um espírito do astral inferior que deixou marcada a posição de alguém que, sendo militante, estava completamente envolvido pelo Astral Superior uma vez que o seu pensamento era elevado e que estava completamente desprendido da vida material para vir cumprir o seu trabalho nesta casa.

Talvez alguns que estejam aqui dentro e não conheçam a Doutrina a fundo, achem isto estranho, mas é necessário que todos tenham conhecimento e mesmo aqueles que não sabem, não perdem nada em ficar sabendo pois, se quiserem seguir o caminho do Racionalismo Cristão, terão necessidade de ter conhecimentos mais profundos da Doutrina, e sabemos, os poderão obter.

Quando um elemento que presta serviço numa Casa Racionalista se dirige ao Centro, tem por dever vir completamente entregue à Causa que vem abraçar, deixar de parte tudo que é material e trazer o seu pensamento dirigido para o cumprimento do dever. Sendo assim, ele pode chegar a ter a percepção dessa tal turbulência que foi citada, mas, automaticamente, esse elemento com os outros que já estão também com o seu pensamento elevado, conseguem tudo normalizar, com a ajuda do Astral Superior.

Por isso, a corrente bem formada é necessária. Cada elemento no seu posto, cada um elevando o seu pensamento, com a única ideia de ser fiel ao cumprimento do dever. Assim sendo, o Astral Superior pode baixar. Para ele não há distância, não há tempo, tão depressa pode estar num sítio como noutro. Não havendo Espaço nem Tempo todos estão a coberto da plêiade do Astral Superior.

Assim sendo, com as suas irradiações, com o seu pensamento elevado, podem ajudar a beneficiar uma atmosfera que estava visivelmente perturbada, um ambiente conturbado dentro da Casa e mesmo aqueles que ainda se encontravam lá fora e que puderam ser atraídos à corrente.

Esperemos que todos continuem a trabalhar como até aqui e cada vez mais se vão aperfeiçoando no cumprimento dos seus deveres.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

O Astral Superior vem sempre alertando e aconselhando a leitura de suas obras fazendo um raciocínio, uma análise profunda, sobre tudo que lêem para compreenderem como se processa a evolução de um espírito na sua trajectória evolutiva.

Muitos dos militantes já leram muitos livros e já viram as fotografias que estão no livro “A Vida Fora da Matéria”. Certamente já repararam em numa delas se vê a elevação espiritual e a harmonia que paira dentro de uma Casa Racionalista, sob os acordes musicais que vêm de fora.

Hoje não queremos deixar de vos lembrar esse quadro porque, realmente, quando uma corrente está devidamente formada ela se assemelha a uma orquestra e essa orquestra, como sabeis, para além do seu maestro tem os diversos componentes. Uns, muitas vezes ainda crianças, algumas até com alguma prática, outras ainda no início da sua musicalidade. Mas para além delas há aqueles instrumentos musicais que são tocados por verdadeiros mestres. E então sai esse som belíssimo que atrai uma vibração harmónica do Astral Superior, que envolve todos quantos estiverem nessa sala e, portanto, a esse quadro se assemelha uma corrente devidamente formada. O Presidente ocupa, digamos, o lugar de maestro. Os restantes membros são os músicos. Assim, conforme tiverem os seus pensamentos elevados e se entregarem com toda a elevação espiritual aos trabalhos que estão desenvolvendo, assim os trabalhos serão desenvolvidos.

Se advertimos para sempre lerem e estudarem é porque muitos mesmo ainda têm um bocado de confusão sobre a forma como as intuições são recebidas no mundo Terra. Como sabeis o Astral Superior tem muitos espíritos, espíritos muitíssimo desenvolvidos que já não baixam no planeta Terra. Mas não quero dizer com isso que as suas intuições não sejam passadas através das diversas classes de evolução. É como haja uma corrente de ventos astrais, as intuições vão passando dos espíritos mais desenvolvidos, através daqueles a seguir e depois os que se seguem até que chegam à Casa onde estais trabalhando.

Daí que mais uma vez alertamos para o pensamento firmemente elevado no cumprimento do dever, como amor, com carinho, com abnegação à causa que abraçastes, pois, de nós, podeis estar certos, tereis sempre o nosso apoio e as nossas vibrações espirituais.

Encerrem a Sessão em nome do vosso Presidente Astral, António Cottas, e convosco deixo as minhas irradiações espirituais de muita elevação também.