Emigrante em Paris - José Cardoso Pires

Reflexo: - Nos últimos dias tenho vivido de surpresa em surpresa. Emigrante em Paris, fui apanhado, surpreendentemente, no meio de um fogo. De lá fui até ao local onde trabalhava, tribunal, onde fazia parte da manutenção, vi que nada já me dizia respeito e regressei ao ponto de partida. Ali fiquei preambulando até hoje quando a surpresa foi maior e até aqui vim. Quis mexer-me para que conseguisse dar novo rumo à minha vida. De maneira estranha foi-me dito que o momento é de calma e posterior reflexão, assim estou à espera para saber o que tendes reservado para mim.

Doutrinação: - Foste trazido, pelas Forças Superiores, a esta corrente fluídica, para que te acalmasses e depois tivesses consciência do teu novo estado de espírito que já deixou o corpo físico e que há um caminho melhor a ser seguido. Esse caminho evita que o espírito fique deambulando no astral inferior, perdendo tempo precioso e muitas vezes acumulando débitos para serem resgatados em futuras reencarnações ou sofrendo em corpo astral.

O incêndio devorou o teu corpo físico, mas a alma, que é eterna, aqui está presente, para se beneficiar nos trabalhos psíquicos que estamos levando a cabo nesta sessão pública de limpeza psíquica.

Bem hajam as Casas Racionalistas! Bem hajam as criaturas de boa vontade que, com o seu pensamento elevado, atraem as entidades superiores, que vão a qualquer ponto do planeta arrebatar espíritos sofredores, para serem encaminhados aos seus mundos de luz, de onde darão sequência à sua caminhada evolutiva.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Já dizia o Mestre Nazareno, Jesus o “Cristo”, que “somente a verdade faz o homem livre”.

Os percursores desta Doutrina foram o grande Mestre Luiz de Mattos, que a implantou, a codificou, paralelamente com Luiz Alves Thomaz. Esta Doutrina, que mais tarde foi consolidada por António Cottas, preza-se de ser realmente a Doutrina da Verdade.

Como Doutrina da Verdade ela fala e é ouvida, muitas vezes bem interpretada, mas outras nem tanto assim. Sabemos que nem todas as pessoas estão em condições de absorverem os nossos ensinamentos. Os graus evolutivos diferem de pessoa para pessoa, mas há algo de belo nessa frase que se todos se consciencializarem bem e tiverem um poucochinho que seja de boa vontade, poderão verificar que realmente o homem só é livre quando pratica a Verdade.

Ela é bela e deve ser praticada a partir, digamos assim, da encarnação de cada espírito. Se os pais tiverem um lar devidamente construído, baseando-se na moralidade, na honradez, nos valores morais mais elevados, certamente saberão transmitir ao pequeno nascituro, desde sua tenra idade, essa Verdade que deve ser genuinamente praticada. Se reparardes bem, para quê camuflar uma mentira com uma pressuposta verdade que mais tarde se verificará que foi erroneamente interpretada.

Alunos que estão na escola primária e mais tarde passam a uma secundária. Levam para casa pontos mostrando uma valorização que não é aquela que de facto mereceram, mas sim tiveram a habilidade de a adulterar. Por isso advertimos os adultos para que saibam tratar de suas crianças, estimulá-las com a verdade, dar-lhes até um prémio se algo de mal fizeram mas tiveram a ombridade de dizer que fizeram mal, de assumir o erro e querer emendá-lo. Esses, sim, estão no caminho recto, no caminho que levará à regeneração.

Porém, aqueles que erro após erro forem praticando pela vida fora, podem estar certos que terão, impreterivelmente, que reincidir nos mesmos erros. Mais tarde serão seres fracassados, embora profissionais com cursos superiores, não serão bem vistos pelos seus pares. Reparem que há cursos de toda a espécie, mas em todos eles há a necessidade de serem bem desenvolvidos. Se um professor souber fazer com que a classe o ouça com atenção, tirando, portanto, proveito das lições por ele ministradas, ele terá realmente a satisfação do dever cumprido. O aluno, por sua vez, um dia mais tarde, saberá elevar o seu pensamento e lembrar-se do professor que lhe transmitiu tão bela lição na altura própria.

Para além dos professores, temos os médicos, os engenheiros, os arquitectos, os advogados, enfim, tantas profissões liberais ou não mas que podem trazer a certeza do dever cumprido quando realmente aqueles que delas fazem parte sabem fazer jus ao seu profissionalismo correcto e leal a eles e ao próximo.

Não podemos ser mais extensos mas muito gostaríamos que todos vós pensásseis um pouco naquilo que hoje aqui dissemos.


Podera gostar de conhecer: