Catástrofe natural - Sérgio Vieira de Mello

No momento trágico de dor, desolação, devastação, em que quase todo o mundo está tremendo pela dor, irradiem por aqueles que perderam suas encarnações, por aqueles que esperam curar-se e alguns que ainda nem sequer foram encontrados. Irradiem com respeito e com amor por todos aqueles que precisam de vós. Dyana Spencer

Reflexo: - A aflição é muito grande e nem tenho sequer a consciência de como consegui tomar um balanço tão grande, tão rapidamente, tão tumultuadamente e senti-me afogar sem nada poder fazer.


Doutrinação: - Mas graças ao pensamento elevado, graças ao trabalho grandioso que vem fazendo o Racionalismo Cristão, as Forças Superiores vão aonde for preciso arrebatar os sofredores e encaminhá-los às correntes fluídicas para assim sentirem o alívio de que tanto precisam. Os espíritos desencarnam por vezes de forma tumultuada e por lhes faltar conhecimentos da vida real, permanecem perturbados e o sofrimento só será suavizado quando se oferecer oportunidade às Forças do Bem para os trazer até onde possam receber o cálido bafejo que lhes acalente a alma sofredora.

Muitos espíritos desencarnaram derivado da terrível catástrofe natural verificada ontem na Ásia. Verificaram-se imensas desencarnações prematuras, isto é, interrompeu-se o tempo de estadia desses espíritos no planeta Terra. Todos os espíritos têm o dever de colher valiosos ensinamentos em cada uma das quatro fases da vida: a infância, a juventude, a maturidade e a velhice. Traz muito prejuízo para o espírito quando contribui para o encurtamento de sua vida de encarnado. Tal não se verificou, neste caso, pois a causa da desencarnação foi a ocorrência de um cataclismo.

O planeta Terra não é um bloco uno e sólido. Sabemos que o seu interior é formado por uma massa viscosa, o magma, e desde a sua formação está buscando o equilíbrio geológico, o que está na origem dos terramotos e maremotos. Mas, questionamos, o homem ou melhor certos governos, com a sua conduta egoística e gananciosa, não terão o seu quinhão de culpa na desproporção desses movimentos terráqueos? Os cientistas, ultimamente, muito têm alertado sobre os perigos da produção de gases industriais que estão provocando o buraco do ozone. Tem-se referido amiúde ao aquecimento do planeta que por sua vez leva ao degelo dos milenares glaciares dos pólos. Por certo, essa enorme quantidade de água determinará algum desequilíbrio de pressões na crosta terrestre.

Cada dia cresce nossa convicção de que a humanidade precisa, mais do que nunca, dos esclarecimentos espiritualistas difundidos pelo Racionalismo Cristão, para aprender a reformular toda a conduta humana o que conduzirá a uma vida mais profícua e mais feliz. Pode acontecer de tudo neste mundo, mas que o homem não tenha contribuído, com o seu mau proceder, para tais desgraças.

Reflexo: - 25 anos de vida praticamente estéril, fazendo quase nada, o que levou a que fosse considerado um príncipe e me fossem prodigalizadas todas as benesses. Quando a catástrofe se deu vi que de nada servia, nem para mim e nem para ninguém. Vi rostos com olhos arregalados, vi, enfim, toda a espécie de tragédia.

Hoje constato o quão sublime é a vossa missão e bem mais ainda, os dois movimentos que, embora sejam dois movimentos de sucção, são completamente antagónicos. Enquanto um recebe os cadáveres no fundo do solo, através das fendas, ou embrulhados no mar e mais tarde trazidos à tona, o outro movimento tão belo nos traz algo de novo e inimaginável. Uma energia que jamais me ocorreu poder sentir e com a qual eu gostaria de ficar e poder tornar a minha vida, árida um dia, numa vida fértil com a vossa ajuda.

Doutrinação: - Muitos espíritos a quem foi tão inesperadamente ceifada a vida física continuam e vão permanecer ainda por muito tempo perturbados, alguns até sem perceberem a radical mudança ocorrida na sua vida. Mas tu apresentas-te tranquilo, diremos mesmo sereno, descrevendo de forma lúcida o que aconteceu e motivou a tua desencarnação e também o fenómeno psíquico que te faz estar presente numa sessão praticada numa Casa Racionalista Cristã.

Dizes ter tido uma vida de príncipe. É pena que ainda, em algumas partes do mundo, filhos de dignitários não recebam uma sólida preparação para a vida. São criados e educados nababescamente, o que representa para o espírito perda de tempo precioso. Ninguém vem a este mundo para gozar a vida, ninguém vem por prazer, para passar tempo, para se distrair. Todo o espírito vem à Terra para algo fazer de bom em benefício próprio e do seu semelhante e, para isso, traz uma vocação para se dedicar a um trabalho, porque o trabalho, seja ele qual for, desde que honesto, dignifica o espírito, dignifica a vida. Estar neste mundo a ver correr as horas, os dias, sem nada produzir, sem nada fazer de útil e bom, não é viver. Viver é lutar e a luta dá sempre prazer àquele que não deseja vegetar.

A maioria dos casos de obsessão é proveniente da falta de trabalho, da falta de distracção racional. É de todo prejudicial ficar-se de fora, vendo a vida passar. A indolência e a preguiça são prejudiciais ao espírito. Todos têm o dever de comparticipar com o seu trabalho nesta grande oficina que é o mundo.

Assim, uns trabalham muito e outros pouco ou nada fazem. Mas, se há essas grandes diferenças ditadas pelo abismo entre as diversas classes sociais, o mesmo não acontece quando a natureza entra em acção, obedecendo às leis que regem o Universo que são naturais, imutáveis e tudo a elas está sujeito. Como pudeste observar não houve diferença entre ricos e pobres, brancos e pretos, cristãos e muçulmanos, príncipes ou plebeus. Todos que estavam em idênticas situações foram sugados pela fúria das águas.

Para as correntes fluídicas vão sendo encaminhados os espíritos que oferecerem melhores condições psíquicas para a aproximação das Forças Superiores, outros grupos virão através das sessões de desdobramento, praticadas nas Casas Racionalistas, nas quais os espíritos dos médiuns vão, acompanhados pelos espíritos superiores que supervisionam os trabalhos nessas Casas, resgatar os espíritos perturbados e sofredores.

Foi-te permitido deixar o teu testemunho, de entre todos os que foram trazidos a esta Casa, devido ao teu estado psíquico, muitos outros, cujo estado psíquico seja de muito sofrimento, deplorável mesmo, seguirão directamente para os seus mundos de luz a partir das correntes fluídicas.

ASTRAL SUPERIOR
SÉRGIO VIEIRA DE MELLO

O momento que todos enfrentam no mundo Terra é realmente um momento conturbado, para muitos de difícil compreensão, que merece estudo, ponderação e uma nova definição de estratégias, para que tudo seja modificado para que assim, futuramente, o mundo seja de uma maneira diferente.

O povo dizia até ao século passado que ao final do século XX se chegaria, mas do século XX não se passaria. Devereis saber que muitas vezes há pessoas que têm intuições certas mas que não sabem explicar por palavras aquilo que lhes foi intuído. Tem havido os chamados profetas que fizeram previsões que acabaram acontecendo e muitas pessoas eram incrédulas e lhes fazia até confusão que algo de semelhante se pudesse passar. Vós, racionalistas cristãos, estudiosos da vida fora da matéria, entendeis de maneira diferente o que se passa no mundo e essa maneira diferente é precisamente uma maneira mais correcta de encarar os factos que se passam, concretamente, pois nada acontece por acaso e tudo, sendo assim, tem uma razão de ser.

Nós, também sofremos bastante, também lutamos e também caímos, por assim dizer, em campo de batalha, pois estávamos no nosso posto de trabalho e caímos. Agora é uma tragédia que aconteceu, que atingiu a maior parte das nações, todos choram as suas vítimas, uns protestam, outros acalentam o desejo de que os seus familiares apareçam e outros ainda temem e, com razão, o que está para vir depois.

Realmente, será preciso envidar muitos esforços para que não hajam epidemias que venham devastar ainda mais todas essas regiões abrangidas por esse trágico acidente verificado numa série de países. Não são só esses países que ficam sujeitos a essas calamidades, às pestes, às epidemias. O mundo inteiro poderá sentir efeitos, pois, hoje, como sabeis, os transportes são rápidos e tão depressa se está junto do pólo norte, como se está junto do pólo sul. Entre um e outro, sabeis que o caminho é longo, mas é fácil de percorrer quando se recorre a aviões de alta velocidade.

É realmente um momento muito difícil, não digo de compreensão pois vós tendes possibilidades de compreender o que se está passando, mas é difícil, para todos aqueles que sofreram os revezes de verem as famílias destruídas, encararem com coragem o que se passou. São realmente momentos tristes mas todos têm que ter coragem para conseguir sobreviver a todas as vicissitudes da vida. Tudo isso faz parte dessa vida que viveis e, como sabeis, tendes que ter coragem para as enfrentar.

Porém, há algo que devereis lembrar-vos, que é o preparar-vos no dia de hoje para o dia de amanhã. Todos aqueles que constataram que ontem não estavam preparados para que isto se sucedesse, lembrem-se de se prepararem hoje para que amanhã não possam dizer a mesma coisa.

É necessário que o ser humano se esclareça, que irradie por si e pelos outros, que o amor que tem pelos seus seja um amor mais amplo, que abranja toda a humanidade, que seja um amor que nós gostaríamos que fosse um amor sublime, que abrange todos os povos, todas as cores, não faça diferenças entre ninguém e ajuda toda a humanidade.

Cair em campo de guerra, cair numa tempestade, cair numa cama de hospital ou noutro lugar qualquer, tem de ter a sua maneira certa de cair e, para isso, o ser tem que estar cônscio dos seus deveres e não deixar para amanhã o que pode fazer no exacto momento em que tal lhe é possível pensar.

Lembrai-vos que de todos o mundo precisa, mas vós também precisais que esse mundo se modifique para melhor de maneira a poder ser o vosso abrigo, o lar de todos e realmente seria agradável que no fim do século que está decorrendo, o mundo estivesse realmente numa nova era, pois, para isso estão sofrendo e podem estar certos de que por muito sofrimento ainda terão que passar.