POSFÁCIL - Um Farol na Margem Sul do Tejo

Ensina-nos a nossa Doutrina Racionalista Cristã, que nada acontece por acaso. Com efeito assim é, e, se nós tivéssemos alguma dúvida tê-la-íamos sanado ao empreender esforços para levar a bom termo, nossa missão de fundarmos na Margem Sul do Tejo, a Casa Racionalista Cristã de Seixal que, efetivamente, nasceu de um pequeno núcleo, que não olhou esforços para conseguir o seu intento.

Tivemos a intuição de tal missão na década de 70 do século passado. Nossa vida estava em Cabo Verde e nunca tínhamos posto a hipótese de virmos mais tarde e definitivamente para Portugal. Além disso, paralelamente à vida material, vivíamos a nossa vida espiritual, estando também nessa altura envolvidos na fundação de outra casa racionalista cristã, cujo núcleo de estudos vínhamos liderando desde 1980.

Com o decorrer do tempo, saltando obstáculo diversos que se nos depararam e com o novo Correspondente bem alicerçado, completados os procedimentos para sua elevação a Filial remetidos à Casa-Chefe, em meados de 1999 embarcamos definitivamente para Portugal.

Reacendeu a ideia da concretização da intuição atrás referida!

Nunca foi nossa intenção escrever um livro, mas como diz e muito bem o povo, o caminho de faz caminhando. Diariamente fomos registrando os fenómenos que foram tendo lugar e ao fim de um ano de trabalhos psíquicos a obra já estava volumosa e ocorreu-nos dar ciência dos mesmos à Casa-Chefe.

A obra foi enviada para apreciação superior, objetivando sempre nosso aperfeiçoamento. Só tínhamos um ano de existência, sendo portanto a altura ideal para se fazer correções caso o nosso caminho não tivesse sido percorrido da melhor forma.

Já se passaram mais de seis anos, depois de completado este trabalho, que deixamos como nosso modesto contributo ao povo desta localidade, com todo o nosso carinho e para que sirva de exemplo aos vindouros, do que foi a nossa “vontade posta em ação”.

Cinco anos decorridos após a transferência da nossa residência de Cabo Verde para Portugal, termos a funcionar, a contento, a “pequena” Grande Casa Racionalista Cristã do Seixal.

Se os meios tecnológicos hoje nos possibilitam fazer algo mais, dar um maior contributo na fase importantíssima que o Racionalismo Cristão está empreendendo – a sua EXPANSÃO, até abranger o mundo inteiro, parece-nos um ato patriótico e de amor à humanidade, possibilitar que nossos compatriotas e não só, conheçam um pouco daquilo que pensamos ser a verdade.

Como nos sentiríamos recompensados se a leitura deste TRABALHO pudesse despertar muitos dos nossos irmãos em essência. Fosse capaz de reforçar a convicção e os conhecimentos espirituais dos estudiosos; pudesse auxiliar os que queiram fundar núcleos para a criação de futuras Casas Racionalistas?


Para além disso este despretensioso e modesto trabalho, poderia ainda guiar os passos dos que pretendam exercitar-se na prática do exercício da presidência física das reuniões.

Como conselho, devemos dizer que todos devem estar sempre atentos às intuições do Astral Superior, a fim de aproveitarem as oportunidades que surjam. Quando uma oportunidade se perde, dificilmente conseguimos outra, e, em caso afirmativo nunca será tão boa como a primeira.

Foi graças ao bom acolhimento de intuições desse tipo que a Filial foi fundada, como atrás tivemos ocasião de afirmar, que este trabalho foi escrito e chegará ao conhecimento de muitos seres de boa vontade que só estão à espera deste incentivo.

NOSSO ABRAÇO ESPIRITUAL A TODOS QUE NOS LEIAM
Por Antão José Lopes da Luz