Temperamento prepotente - José Cardoso Pires

Reflexo: - Segundo os meus familiares fui registrado tarde, portanto não sei bem qual a idade com a qual morri. De qualquer forma tive uma desilusão muito grande. Pensei que estava no caminho certo, que o que fazia estava sendo mais justo e quando esperava que ia enfim alcançar o descanso, vejo-me como no meio de um deserto sem saber para onde me virar. Foi preciso chegar aqui para começar a desvendar que afinal fui prepotente. Mas para quê negar a minha prepotência ou querer justificar actos cometidos sem concretamente saber o que estava fazendo.

Doutrinação: - Tratar sem respeito o semelhante é demonstrar falta de princípios educativos e também cometer um grave erro. Todos temos a obrigação de proceder correctamente em todos os actos da vida.

Se tivesses o hábito salutar, recomendado pelos nossos Princípios, de fazer o exame de consciência, um balanço, no fim de cada dia de trabalho, por certo concluirias que a tua forma de agir não era a mais correcta.

Há muitas maneiras de a criatura impor a sua autoridade, mas nem sempre ela sabe exercê-la. Não é preciso ser-se déspota para mostrar a autoridade, tanto mais que o déspota exerce a autoridade na base da brutalidade. Ter autoridade é ter personalidade, é saber o que quer, é saber mandar. A vida exige que a criatura tenha noção do seu dever para o poder cumprir na íntegra, de maneira cristã, metódica e sensata. Não é à força que se consegue o que se quer.

Há diversos tipos de temperamentos mas o que interessa é cada um se saber conter, aprender mesmo a se dominar porque aquele que dá expansão à sua intolerância não vive como deve, não vive segundo os princípios explanados pelo Racionalismo Cristão.

Os espíritos, quando descem a este mundo, trazem imperfeições e defeitos adquiridos nas encarnações passadas que devem ser corrigidos na encarnação decorrente, mas para isso há toda a necessidade de se conseguir uma família, um lar de paz e de tranquilidade no qual os pais seguem atentos a conduta dos filhos para corrigir seus defeitos e enaltecer as qualidades.

Outrossim, é necessário que todos saibam obedecer, porque a obediência também faz parte da vida. Todavia é de se notar que obediência não deve ser confundida com subserviência. Ser-se obediente é uma coisa e subserviente é outra muito diferente.

Parte para o teu mundo de origem onde poderás, enfim, repousar e depois dar continuidade ao burilamento das tuas imperfeições.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Caros companheiros! Hoje quero falar-vos de algo que pode parecer estranho mas que não deixa de ser uma realidade nua e crua a qual deveria ser tomada em consideração por todos os estudiosos, principalmente os de uma Doutrina como o Racionalismo Cristão.

Há conceitos e conceitos! Há conceitos daquilo que é certo, há conceitos daquilo que é errado. Por norma todo aquele que é racionalista cristão costuma dizer, e ele sabe, que a verdade absoluta não é pertença de ninguém que esteja encarnado. Assim sendo, todos estão sujeitos a modificações uma vez que ninguém é perfeito e todos deverão se dedicar com carinho e amor o maior tempo possível ao estudo da Doutrina e não só, pois, para a compreenderem, têm que ser estudantes, digamos até exímios, com vontade de esclarecimento cada vez maior, aprofundarem tudo o que lêem e tirarem nas entre linhas significados que muitas vezes se encontram escondidos e uma vez analisado tudo isso chegarão à conclusão de que o que dizemos é realmente o que se passa, o mais correcto, o mais verídico, a pura das verdades.

Quando dizemos que ninguém detém a verdade absoluta podeis estar certos que estamos querendo ser justos, honestos, de maneira que não desviem o vosso pensamento para a prepotência, para pensamentos inadequados, julgando serem seres superiores quando ao fim e ao cabo muito têm que aprender.

Todos têm uma verdade, porque cada um tem uma vida e cada vida tem a sua verdade, a maneira como ela é vivida, seja bem ou mal vivida, com melhores ou piores atributos, ao fim e ao cabo, é a sua verdadeira verdade e essa verdade deverá ser estudada e conhecida por cada um de vós, por cada um daqueles que estão escutando e podendo até fazer voz daquilo que estão ouvindo.

Cada um é o que quer, cada um tem o que merece, para isso tem que saber discernir e saber elevar-se, saber governar a sua vida, cumprir com a sua obrigação e aí é que está o mais importante. Cumprir com a sua obrigação! Cada um ao encarnar traz um percurso a percorrer, o desejo dele, quando encarna, é que esse percurso seja o mais longo possível e o mais profícuo que puder ser.

Infelizmente, as vicissitudes da vida às vezes o levam a deixar o caminho num tempo que não é o melhor e de uma forma que não é a mais correcta, porém, se todos fizerem um exame de consciência diário e pensarem como estão vivendo a sua vida, terão a consciência da sua verdade e essa verdade pode ser melhorada se realmente fordes sinceros convosco próprios, souberdes discernir entre o bem e o mal, chegardes à conclusão de que necessitais de ter um maior diálogo com a vossa família, inclusivamente trocar ideias com pessoas que vos podem ajudar, pondo de parte cargos hierárquicos, finanças que não vêm ao caso, religiões que não são para aqui chamadas, enfim, tratando apenas de um homem para um homem, podem chegar a conclusões benéficas, conhecendo o caminho mais recto, sabendo distinguir entre o que fizeram mal e o que poderão emendar.

Quantas vezes um filho com um acervo espiritual mais elevado que o do pai, ao ter uma conversa serena, uma conversa consciente, poderá ajudar o progenitor ou progenitores a procurar aproximar-se melhor de uma vida mais bem vivida, portanto, cada um, de per si, procure a sua verdade, esforçando-se por a alterar para o bem sempre que possível.

Com as minhas irradiações espirituais de muito amor e de muita coragem, encerrem a vossa sessão.


Poderá gostar de conhecer:
 A missão de cada um ... é evoluir...
 Mediunidade - Todos precisamos destes esclarecimentos
 Todos, sem exceção, podem reverter qualquer situação
 Atavismo
 Corrente Fluídica (Irradiações) - Hora do banho espiritual
► Convite aos jovens de todas as idades