Filial Seixal do Racionalismo Cristão - 8°. Aniversário - Ascensão a Filial

Corroios, 16 de Novembro de 2012 

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
ESTIMADOS ASSISTENTES


CAROS COMPANHEIROS DE JORNADA,

A 24 de Maio de 2004, há por conseguinte, oito anos e seis meses, este FAROL NA MARGEM SUL DO TEJO, se associou aos seres de boa vontade que constituíam o batalhão na luta de bem contra o mal, da verdade contra a mentira. Passados seis meses, esta casa racionalista cristã foi elevada à categoria de Filial.
Esta a razão deste nosso encontro, hoje, em reunião cívico espiritualista para festejarmos tão auspiciosa data – a da sua ascensão a Filial.
De acordo com o Presidente Astral do Racionalismo Cristão no planeta, o Consolidador António Cottas, devem ser comemoradas não apenas esta data, mas todas as que realmente sejam significativas para a Doutrina.

O homem, no passado enfrentou os mares, os mares nunca dantes navegados, as tempestades, as rotas difíceis, para desbravar novas terras e enfrentar novas lutas. Hoje viaja-se pelos ares para aproveitar o tempo, para se chegar mais depressa e concluir o que foi projetado.
Quando há 34 anos iniciamos a prática efetiva e o estudo sistematizado desta Doutrina, a correspondência entre a Filial que fundamos e a Casa-Chefe demorava alguns dias. Felizmente, hoje, graças às novas tecnologias, em segundos, a correspondência pode ser trocada.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Modernamente, o homem esclarecido, expande suas ideias usando a tecnologia da internet. Não há dúvidas de que essa ferramenta, esse eficaz meio de comunicação, está sendo utilizada pelo Racionalismo Cristão para levar a semente da Verdade, originariamente trazida por Jesus “O Cristo”, a todos os cantos deste planeta.
Os Princípios Racionalistas Cristãos encontram-se explanados na Obra Básica da Doutrina e estão sendo desdobrados em outras obras de fácil assimilação pelos que as lerem. O mais custoso, porventura, será praticá-los, porque muitos trazem do berço tão arraigadas proposições que lhes foram impingidas ou observadas no próprio lar, na escola, na vida, em contacto com pessoas com as quais são obrigados a conviver.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Ao tomarem conhecimento duma filosofia simplista mas que em vários pontos entra em conflito com suas convicções, com o que têm imbuído em seu próprio “eu”, precisarão de força de vontade, de raciocínio e de discernimento para soltar as amarras que os impedem de navegar para o mar alto, donde vislumbrarão um novo horizonte.
Para trabalhar pela grande Causa da Humanidade, é preciso amadurecimento espiritual e nem todos possuem esse amadurecimento. Muitas criaturas se entusiasmam pelo Racionalismo Cristão, se inscrevem até para trabalhar em suas fileiras, porque reconhecem a grandeza desses trabalhos, mas falta-lhes o amadurecimento que as torna capazes de discernir que é preciso abnegação e respeito pela Causa.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Abnegação de que só as criaturas já detentoras de um espírito amadurecido são capazes. O ânimo das espiritualmente imaturas vai arrefecendo, devido aos apelos, às seduções da vida material e acabam, pela sua fraca espiritualidade, desertando desse batalhão que julgaram, e com acerto, ser o caminho certo.
O Racionalismo Cristão está enveredando para uma nova fase, uma fase de franca expansão, uma fase em que se tornará mais conhecido, pois, com o esplendor de seus ensinamentos, brilhará mundo afora.
Ao abrir os jornais, ao ouvir os primeiros noticiários da televisão somos bombardeados com notícias trágicas: assassinatos, raptos, tráfico de drogas, governos asfixiando com impostos incomportáveis os mais carentes, desemprego em massa, suicídios, terrorismo, quando não são os rigores climáticos aos quais os poderosos não são totalmente alheios. Essa é a angústia que está amedrontando a sofrida humanidade, esse o caos que está atrapalhando a vida do homem!


Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Na nossa visão desses factos, a humanidade está sendo sacudida, para que acorde do seu sono milenar, pois vive embrutecida, acreditando no que não existe, dando ensejo a que o mal se instale, a insegurança aumente, levando desgraças para as famílias indefesas.
Os seres humanos estão apavorados. Pelo mundo afora, em todos os recantos do planeta, não existe um oásis. Tudo por falta do conhecimento da espiritualidade verdadeira, prodigalizada pelo Racionalismo Cristão desde 1910.
Mas os tempos são chegados para que o esclarecimento espiritual se faça!
Por isso trabalhamos nas Casas Racionalistas Cristãs para levar esse esclarecimento espiritual às criaturas, ÚNICO modo capaz de erradicar o mal. Se as pessoas não se esclarecerem, os males não poderão ser debelados e continuarão grassando mundo afora.
Que seja um alerta tudo que está acontecendo!
ESTIMADOS ASSISTENTES,
CAROS COMPANHEIROS,

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Esta maravilhosa Doutrina foi iniciada por Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, consolidada por António Cottas, homens espiritualmente valentes, seres de compostura moral e de caráter impoluto. Nada lhes faltou na Terra por parte do Astral Superior. Foram abnegados e desprendidos. Fizeram tudo para que o Racionalismo Cristão ficasse implantado e bem consolidado.
O recém-desencarnado, Dr. Humberto Machado Rodrigues, Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, na linha dos seus predecessores não poupou esforços para que hoje possamos gozar a sombra fresca desta árvore frondosa que beneficia a todos quantos por ela se interessarem.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Nesta fase de expansão e plena aceitação é preciso haver coragem igualmente. Como na fase de implantação, nada faltará àqueles que realmente estiverem enfileirados no batalhão, seguindo seus princípios.
Todos temos motivos para nos sentirmos felizes, porque a Doutrina será um marco para a humanidade.
Para terminar queremos, em nome desta beneficiadora e esclarecedora Doutrina, que foi trazida ao planeta Terra para beneficiar os que vão conhecendo seus Princípios Espiritualistas, felicitar todos os presentes por demonstrarem ter já desenvolvido a razão e começado a discernir o que é certo do que é errado, abandonando crenças, rituais, tudo que é extremamente materialista e ingressado de vez na espiritualidade, que representa o que há de superior no UNIVERSO. É no binómio Força e Matéria que se resume e se explica a verdade da vida!
Agradecemos vossa paciência e atenção dispensada, desejamos feliz regresso aos vossos lares.
BOA NOITE
Antão da Luz
◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 16 de Novembro de 2012

Queridos Companheiros
Estimados Assistentes

Novamente juntos, para comemorarmos mais um aniversário, o oitavo de elevação do Correspondente Seixal do Racionalismo Cristão a Filial, esta nossa Querida Casinha que representa para nós um ninho de verdadeiro amor cristão.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Ela nos acolhe a todos de igual forma e nela encontramos o lenitivo espiritual para amortecer nossas dores, o refrigério para nossos sofrimentos, nela encontramos um clima de paz que nos permite recuperar nossas forças, para aguentar os golpes do dia-a-dia, encorajando-nos a enfrentar e combater as vicissitudes da vida.

Basta que para isso nos ponhamos em condições de receber as efluviações que nos são oferecidas pelo Astral Superior e tenhamos cuidado em manter à nossa volta um ambiente que nos permita viver de forma sadia, disciplinada, querendo para nós e nossos irmãos em essência, idênticas possibilidades de garantir nosso sustento, nossa sobrevivência, trabalhando para nossa independência, recebendo e procurando entender todas as intuições que tivermos e que, sendo bem aproveitadas, marcarão a diferença.

Até há 102 anos atrás, era difícil encontrar-se Seres Humanos que aceitassem a reencarnação do espírito, que se conhecessem como Força e Matéria e até mesmo se uma ou outra pessoa decidisse defender esses conhecimentos, era considerada muitas vezes, louca.

Hoje já não é assim e cada vez mais progredimos nesses conhecimentos, graças aos nossos Mestres Maiores que fundaram a Doutrina Racionalista Cristã, Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz, que contaram com o apoio de outro grande Mestre, já em Plano Astral, o Padre António Vieira.

Assim, vem a Doutrina avançando até à atualidade. O instrumento mediúnico, até há pouco considerado bruxo, e, antigamente, sujeito a ser queimado vivo, hoje já é respeitado em muitas sociedades e há até casos em que é ouvido em processos de assassinatos, ajudando a clarear situações de difícil resolução. 

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Prezados Assistentes, Estimados Companheiros:

Somos espíritos em evolução, viajantes em eterna caminhada, desdobrada em inúmeras etapas. Ao fim de cada etapa uma estação nos espera e teremos que nos preparar para empreender nova viagem.

Aqueles que já se encontram aqui, uns mais, outros menos esclarecidos, têm uma responsabilidade acrescida, pois, conhecendo-se como Força e Matéria, sabendo, qual a sua procedência, o porquê de aqui nos encontrarmos e qual o nosso futuro percurso, temos a obrigação de nos sabermos defender e ajudar os nossos irmãos em essência a descobrirem, eles também, o que os espera.

Atravessamos uma época difícil para todos, o mundo encontra-se em ebulição, seus habitantes por vezes parecem feras enjauladas, sempre prontas a atacar, a destruir tudo que lhes aparece pela frente, ao abrir da mais pequena brecha.

Luiz de Mattos deixou-nos esta Doutrina que está condensada no Livro Base Racionalismo Cristão na sua 44ª edição. Estudemo-la!!!

Ele nos ensina tudo que precisamos saber para nos posicionarmos da forma mais correta para evoluirmos.

Aprendemos que o pensamento é o veículo que nos transporta através do espaço e tempo e quanto melhor aprendermos a utilizá-lo, melhor será a nossa missão e mais felizes nos sentiremos com os resultados obtidos.

Sabemos que, obstáculos de toda a espécie, teremos de enfrentar, mas também sabemos que é através deles que nos fortaleceremos, pois há que depurar nossos sentidos, nossas ações, e jamais nos deixarmos camuflar, mostrando uma forma errada de ser e estar.

O exemplo é o melhor presente que podemos deixar a nossos filhos, a nossos amigos, a todos aqueles que nos observam.

Em situações de crise, há que manter o sangue frio, já que violência gratuita a nada de bom nos conduz! É nessas alturas que, aqueles que melhor se conduzem através de pensamentos elevados e positivos, por vezes conseguem atingir lugares de destaque, por ideias que tiveram e as puseram em prática.

Muitas invenções foram fruto da força de vontade de pessoas que tentaram vencer em épocas de conflitos, de catástrofes ambientais, em épocas de fome e falta de recursos, trabalhando sem descanso, com pensamentos altruístas, muitas vezes para conseguirem um pouco de pão para matar a fome a seus filhos.

Quantos heróis anónimos se misturam entre populações revoltadas. Há que encarar essas situações e jamais deitar como se costuma dizer “lenha na fogueira”. O caos, a nada de bom nos conduz!
Mantenham o bom humor, a vontade de vencer, administrem vossos haveres com parcimónia e segurança e estarão vencendo e ajudando os outros a vencerem também.
Há muito o que fazer, desde que assim o queiramos, e nesta época em que a divulgação da nossa Querida Doutrina Racionalista Cristã caminha a passos largos, há que olhar em frente, deixando atrás um rasto de segurança, uma luz pequenina que seja, mas que possa alumiar aqueles menos avisados, aqueles que andam à procura de seus verdadeiros caminhos.
Desejo sinceramente a todos nós, que consigamos aprender com nossos feitos, mas sobretudo com nossos erros, para que ao final desta etapa, na estação que nos espera, possamos sentir aquela relativa felicidade que sempre é possível aos de boa vontade, àqueles que fizeram por aprender e transmitir ensinamentos sem qualquer egoísmo.
Obrigada por me ouvirem e que encontrem sempre amor e paz na vossa caminhada.

Caminhemos rumo ao PLENO CONHECIMENTO DO TODO, que nos é transmitido por esta bela DOUTRINA FILOSÓFICA, CIENTÍFICA E VASTAMENTE ECLÉCTICA, UMA NOVA FILOSOFIA DE VIDA PARA UM NOVO TEMPO - O NOSSO TEMPO.
AIDA ALMEIDA LOPES DA LUZ
◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ 


Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12



Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12














Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

 
 
 
 
 
  







 



Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12


Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12


Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12


Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
  

Corroios, 16 de Novembro de 2012
Caros assistentes, Estimados amigos e companheiros
Na reunião cívica espiritualista de hoje comemoramos o 8º aniversário da ascensão a Filial do Centro do Seixal, um Farol na Margem Sul do Tejo do Racionalismo Cristão.
É aqui onde todos nós vimos buscar alento e eflúvios do Astral Superior, através do estudo e do raciocínio, e atingimos a plenitude do nosso crescimento.
Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Elaboramos, em comum acordo com as Forças Superiores, os trabalhos nesta humilde casinha em prol dos encarnados e desencarnados, para que todos possamos ter uma vida mais agradável neste Planeta.
O nosso trabalho requer união de pensamentos e concentração dos militantes para que a Plêiade do Astral Superior possa baixar à Terra, através de uma corrente fluídica forte, para que haja mais esforço próprio de cada criatura para melhor aperfeiçoamento espiritual.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
São muitos os seres carentes e sofridos que recorrem a esta pequena e humilde casa para colherem as lições e conselhos uteis que o Racionalismo Cristão oferece, proporcionando-lhes uma melhor vivência.
Os exemplos que o Racionalismo Cristão nos dá, são baseados na Verdade e no Conhecimento do Espiritualismo Cientifico que nossos Mestres Imortais, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, fundadores desta grandiosa Doutrina, António Cottas, consolidador, e Humberto Machado Rodrigues, nos doaram para que possamos fazer a nossa evolução espiritual no mundo Terra sem muita demora.
Muito obrigada
Arminda Lopes

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘
Corroios, 16 de Novembro de 2012
Sr. Presidente, caros companheiros e queridos assistentes
Parabéns a todos
É sempre com subida alegria que festejamos mais uma passagem da nossa grandiosa casa para mais um aniversário. Oito anos, em comparação com a eternidade do espírito, não é nada! Há muito que fazer. E o trabalho é todo através da mente, que é a base do espírito e nós trabalhamos pela humanidade.
De há muito vinha o Astral Superior fazendo tentativas, através de encarnações sucessivas dos mesmos espíritos, para implantar no planeta Terra, uma filosofia de vida necessária à aceleração da trajetória evolutiva daqueles que haveriam de estagiar neste mundo escola.

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
A Doutrina, já devidamente engendrada pela plêiade do Astral Superior, aguardava a apresentação daquele espírito destinado a cumprir o grande desiderato de sua implantação.
Como todos sabem coube ao espírito de Luiz de Mattos a implantação e codificação da parte espiritual do Racionalismo Cristão no planeta Terra. Luiz Alves Thomaz teve a incumbência de construir a parte material para que a Doutrina tivesse vida independente e não ficasse à mercê de esmolas e fosse livre e autônoma.
Esta Doutrina nada promete, ensina como uma pessoa se deve comportar, traçou uma linha de conduta para quem a queira seguir, linha essa que, se bem compreendida, proporciona a quem a abraçou, uma vida de lutas, de amor ao trabalho e aos seus semelhantes que têm a mesma origem porque é essa a vida do espírito ao encarnar, sem luta não há evolução, é só marcar passos e perder tempo.
Logo, os militantes têm muita responsabilidade de uma doutrina que quer:
1º) - Disciplina, estudo e raciocínio para não se cometer erros
2º) - Ser consciente e constante
3º) - Ser abnegado, altruísta e cordata
Desde que o Racionalismo Cristão foi fundado, Vêm afirmando as Forças Superiores, que o maior mal da humanidade é a ignorância da vida espiritual, e isso é um facto. O ser ignorante assemelha-se ao diamante arrancado das entranhas da Terra e que ainda possui aquela crosta que o envolve e que, portanto, ofusca o seu brilho e consequentemente, o seu valor. O diamante tem valor, mas só transparece o brilho após uma lapidação aprimorada. Aí, então, sim, a sua beleza, o seu brilho e o seu valor aparecem e passa a ser admirado por todos.
Pois, meus amigos, o ser humano ignorante é a mesma coisa. O seu espírito só passará a ter brilho e verdadeiro valor quando for esclarecido, quando se conhecer como Força e Matéria, quando conhecer os porquês da vida do espírito. Aí, então, sim, ele começará a dar um rumo mais certo e mais seguro à vida. Passará a raciocinar com mais acerto, saberá guiar os seus pensamentos, orientando-os para o lado do progresso, saberá conduzi-los para coisas superiores, saberá, enfim, quanto vale o pensamento. Portanto, continuamos a afirmar que o maior mal da humanidade é viver na ignorância.
Os que conhecem esta doutrina, muito em especial os militantes, devem primar-se no seu próprio brilho, dando exemplos em todos os seus atos, porque os exemplos têm mais força persuasiva do que as palavras.
Irradiações amigas a todos.
Muito obrigada.
Alcídia Carones

◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘ ◘


Corroios, 16 de novembro de 2012
Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,
O famoso filósofo grego Horácio, afirmou certa vez, que “A Vida nunca deu nada aos mortais sem grandes fadigas”. Homenagear e reconhecer o valor daqueles que se bateram e batem por Grandes Causas, é dever cívico-espiritual que se impõe.
O RACIONALISMO CRISTÃO tem como Patrono e Idealizador em plano Astral, Padre António Vieira. Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz fundaram esta Doutrina para que os ensinamentos que foram iniciados por Jesus, o Cristo, pudessem ter prosseguimento. António Cottas foi o homem escolhido por Luiz de Mattos para consolidar esta Ciência. Dando prossecução à sublime Obra, o nosso Dr. Humberto Machado Rodrigues e, na Presidência física atual, Sr. Gilberto Silva.
Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12
Aqui, é a nossa ESCOLA. Será a ESCOLA de todos – a Filial Seixal do Racionalismo Cristão, um Centro polarizador do desenvolvimento espiritual desta margem Sul do Tejo.

É grande a Felicidade espiritual, que hoje nos encontramos nesta Casa benfazeja e acolhedora, onde nossos espíritos são retemperados pela LUZ da espiritualidade e disciplina, esta Filial, na sua comemoração de mais um aniversário, o 8º Aniversário de ascensão a Filial, atendendo a todos aqueles que sequiosos de saber buscam o caminho da espiritualização verdadeira.
Um grande desafio é-nos a todos apresentado, as metas estabelecidas e projetadas, rumo a um profícuo futuro. As mangas arregaçadas e, com a Força Espiritual advinda dos nossos dirigentes Astrais, José Cardoso Pires, Celeste Vasconcelos e Josefa Cabrita, gostaríamos de enfatizar o empenho, dedicação, Amor à Grande Causa, do nosso Presidente físico Senhor Antão José Lopes da Luz, sua querida esposa, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz e demais companheiros de jornada, pela União em podermos com alegria distribuir a mancheias os ensinamentos e benefícios deixados pelos Mestres Imortais.
Espiritualismo não é religião. É uma convicção oriunda das pesquisas científicas feitas por cientistas de renome internacional, coroados desde o século passado pelo Dr. António Pinheiro Guedes com seu livro Ciência Espírita e por Luiz de Mattos com seu livro RACIONALISMO CRISTÃO.
Nesta data comemorativa gostaria de dirigir-me à Mulher. Mulher Mãe, mulher executiva, mulher dona-de-casa, mulher sexo forte. Mulher que trabalha e procura cumprir seus deveres dando demonstrações de valor. Mulher que não foge à luta. Que sabe muito do que precisa conquistar e que o caminho é longo e espera dela muito equilíbrio para tudo discernir. Sabendo conduzir-se com dignidade e merecedora do respeito dos que a cercam, a mulher ascende aos degraus da vida em todos os sentidos, não abdicando do seu direito de realização como um todo – MULHER.
A criatura humana que sabe viver com inteligência, que trabalha honestamente cria em volta de si um ambiente de paz e tranquilidade, desfrutando a felicidade relativa no mundo Terra.
Vir a uma Casa Racionalista Cristã é ter-se a certeza que se vai adquirindo fluidos benéficos espargidos pelas Forças Superiores, para fortalecerem nosso espírito e nosso corpo, pois nosso lema chama-se Verdade.
Venham à Casa Racionalista Cristã, tragam suas crianças e familiares, convide um amigo. Dê um livro de presente, pois é através da leitura que todos nós nos vamos esclarecendo e termos uma visão e entendimento melhor de:
- Onde viemos
- O que fazemos
- E para onde iremos. E só estudando saberemos.
Concito a todos a tecermos juntos uma grande rede de Amor Cristão, envolvendo a toda a Humanidade, com aquela vibração fortalecedora, levando a esperança e a convicção de que este mundo só melhorará quando houver espiritualidade, educação, respeito e União! E isto, meus Amigos, venham saber aqui, nesta fonte cristalina, nesta ESCOLA da Vida, que é o Racionalismo Cristão. Honremo-lo praticando o BEM e a Verdade.
Muito obrigada.
Fátima Almeida

Filial Seixal do Racionalismo Cristão
8°. aniversário - 16-11-12