Resolvi pôr fim à minha vida - José Cardoso Pires

Reflexo: - Que se passa? Que é isto se resolvi pôr termo à minha vida de tão insuportável que ela se tornou?

Doutrinação: - Encontras-te numa Casa onde se pratica o Racionalismo Cristão, Doutrina científica, filosófico-espiritualista e que tem por finalidade

primeira esclarecer espiritualmente a humanidade, na certeza de que, como bem disse Jesus, o Cristo, o maior mal da humanidade é a ignorância da vida fora da matéria. Mas, para além daquela principal finalidade a Doutrina também prova a preexistência do espírito ao corpo e sua sobrevivência ao mesmo.

Queremos com isso dizer que o espírito já existia antes de formar o corpo que ele utiliza para fazer seu percurso terreno, e continuará existindo depois que abandona esse corpo pela desencarnação natural ou provocada. Tu és a prova dessa sobrevivência. Não podes negar que ouviste exactamente aquilo que pensavas, através das cordas vocais do instrumento mediúnico que, de boa vontade empresta seu contributo a esta grande Causa, pois, o Racionalismo Cristão é uma ciência experimental e de observação.

Se, como dissemos, ouviste de viva voz o que pensavas, é porque continuas a existir. Se existes, podemos então concluir que de facto destruíste, com o teu acto tresloucado, motivado pela incisiva e persistente influência de espíritos obsessores, teu corpo físico, o veículo, o invólucro sem o qual tu, como espírito, não poderias viver neste mundo materializado. Inutilizaste a carne, a matéria, mas o mais importante, o espírito, o ser pensante, ficou incólume porque ele é eterno e indestrutível!

Conclusão: de que vale o suicídio que não passa de um acto de cobardia a coroar uma vida erradamente vivida, se o espírito que tal ato pratica continua a sofrer e muito mais ainda, se ele terá de voltar ao planeta Terra para novas reencarnações, deparando-se com experiências semelhantes até conseguir ultrapassar todas as suas fraquezas?

É o próprio espírito que escolhe, de acordo com as suas necessidades evolutivas, quando ainda em seu mundo de luz, os sofrimentos por que pretende passar no decorrer de sua próxima encarnação. Assim, como é racional, ele nunca traz uma cruz mais pesada do que a sua capacidade de a carregar. Se algumas vezes a vida se torna impossível é porque se saiu fora do programado, se fez mau uso do livre arbítrio e, portanto, culpa do próprio agente que, neste caso, deverá revestir-se de coragem para poder reencontrar seu caminho.

Um ser esclarecido pelo Racionalismo Cristão, nunca chegará a esse deplorável estado psíquico que conduz ao suicídio. O homem esclarecido analisa e policia os seus próprios pensamentos e os repele da mente, tão logo identifica a fonte, porque o suicida é um ser que, pelos seus pensamentos de fraqueza, atrai espíritos desencarnados com pensamentos afins, que acabam por perturbá-lo, levando-o à obsessão, à loucura e até à desencarnação prematura, como foi o teu caso.

Por sabermos tudo isso não poupamos esforços na expansão do Racionalismo Cristão, disseminando seus salutares Princípios que farão do fraco um forte de espírito.

O mundo precisa de conhecer esta Doutrina que ensina um novo conceito da Vida e do Universo.

Daí todo o empenho na disseminação dos sãos princípios do Racionalismo Cristão, essa Doutrina ímpar que ensina um novo conceito do Universo e da Vida.

Reflexo: - A minha história de tão macabra parece irreal. Primeiro, certamente poucos acreditariam que há uma década eu tenha desaparecido fisicamente e ainda me encontre nesta zona terráquea. Trabalhei, tive uma família constituída, vivi para ela, fui conceituado como empregado, mas a família não me deu retorno como deveria ter dado.

Disseram que me suicidei, mas tal não aconteceu. Foi um suicídio envolto em mistério e eu fiquei tão abananado que preambulei por aquela serra inteira que, até certo ponto, me deu conforto, pois, nem sequer queria pensar em meus familiares.

Uns acreditaram que eu tinha morrido, como disseram, por suicídio, outros puseram dúvidas e talvez nunca aqui tivesse chegado se não fosse alguém que me conhecia, que faz parte desta corrente e me tivesse trazido, atraindo-me pelo seu pensamento.

Estou grato por estar livre do ambiente em que estava, pois, nem sequer quero pensar nos meus familiares.

Doutrinação: - Foste, de facto, considerado um bom empregado mas, como na realidade segredos não existem, tudo acaba por vir à tona. Acabaste por sujar a tua folha de serviço com a desonestidade praticada ao servir-te da tua posição na instituição onde trabalhaste para te prejudicares e prejudicar terceiros.

Deves concordar comigo que a culpa foi toda tua. Foste um fraco e não soubeste segurar, como devias, o comando do teu lar. Faltou-te a autoridade moral suficiente para te impores ao respeito daqueles com quem convivias. Compete ao chefe da família, quando honesto, fazer-se impor e não dar guarida à vaidade desmedida. Diz-nos o Racionalismo Cristão, na sua permanente acção didáctica, ser a vaidade um gravíssimo defeito do espírito a qual muito contribui para o estacionamento no seu processo evolutivo. Soçobraste por não saber dar um basta aos desmandos que se verificavam em tua casa e, quando isto acontece, o fracasso é certo.

Dominado como estavas pelas más intuições recebidas dos obsessores que te acompanhavam, fácil foi atrair-te ao local onde se deu a tua desencarnação, que ficou envolta em incertezas, que deram azo a especulações.

Não foi sem algum trabalho que o Astral Superior conseguiu aproximar-se e retirar-te daquele ambiente onde permaneceste por dez longos anos. É lamentável para quem não pode dizer, como não o fizeste, não ter tido a oportunidade de conhecer a bela Doutrina que se pratica nas Casas Racionalistas. Tivesses enveredado por este caminho e ainda estarias lutando neste mundo para um bom aproveitamento da encarnação, como seria de teu dever.

Mas o que lá vai, lá vai, afirmamos que não há condenação eterna, como muitos acreditam, e vais ter novas oportunidades para encarnações mais frutíferas no porvir.

Nesta Casa, onde nós, espíritos encarnados e espíritos superiores, trabalhamos para o bem da humanidade em geral e dos espíritos que desencarnaram e passaram a engrossar as fileiras do astral inferior, temos consciência de que estamos cumprindo os nossos deveres e, quem cumpre o seu dever, não espera nem necessita de agradecimentos de quem quer que seja.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

É um facto que até à presente época muito já foi desenvolvido nos diversos sectores públicos ou em organizações não governamentais. Mas é um facto também que muito há ainda a fazer nos sectores públicos onde os governantes terão que pensar mais, analisar melhor, procurando fazer um trabalho mais coerente, mais digno, mais valoroso do que até aqui foi feito.

Muitas vezes para conseguirem apoios para serem autarcas, para serem chefes de partidos políticos, cometem muitos erros pois procedem a actos menos dignos para chegarem aos postos desejados. O que o Racionalismo Cristão pode fazer por todos eles é, como se sabe, nas suas sessões elevarem o pensamento ao alto, todos aqueles que trabalham pela Doutrina e irradiarem sempre e sempre com o pensamento elevado para bom discernimento desses políticos.

Qualquer país, qualquer pátria é merecedora do valor de seus filhos, do desempenho que eles possam ter na construção de seus próprios países. Daí que se torna necessário que todos, sem excepção, se consciencializem melhor pelo futuro para passarem a errar menos.

Uns, a troco de amealharem alguns tostões são capazes de cometerem a loucura de homologarem um projecto de uma ponte quando o mesmo deveria ter um voto contrário.

Quanto à violência doméstica, todos sabem e melhor o sabemos nós de que é um facto que, embora haja a associação de apoio à vítima, ela está muito aquém de fazer o seu papel, de o desempenhar da melhor forma, como devia. Muitas vezes para que se comprove algo, a mulher passa por duras provas, acabando mesmo por sucumbir aos maus-tratos sem chegar a conseguir fazer prova da sua inocência, para que lhe seja atribuída a tutela dos filhos e lhe seja concedida a continuidade de habitação no seu próprio lar, indo o marido ocupar um outro espaço longe daquela que desposou mas que não soube dignificar quanto e quando o deveria ter feito.

Daí que se torna, como dissemos no princípio, necessário que todos trabalhem em prol de uma nação, em prol dos políticos que a governam e que sejam eles capazes de dar o seu contributo de valor e principalmente o exemplo a todos, até pela própria vida que levarem. Nunca se esqueçam de que a força maior está no exemplo dado para que os outros o possam seguir à risca para contento de todos.


Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo