Espíritos iluminados - Sophia de Mello Breyner

Reflexo: - Nunca observei nada igual ou parecido que fosse. Estou cá eu e mais duas criaturas, as quais não conhecia mas vim encontrar aqui. Apercebi-me que o mal é idêntico e não sei porquê, mas foi-me dada a palavra a mim e o interessante é que nunca tinha realmente observado um ambiente como este, e que numa simples palavra me conseguissem elucidar quanto ao meu estado anterior.

A forma como vos comunicais é realmente extraordinária!

Sinto-me bem, mas devo dizer-vos que vivi bastante. Nove décadas e mais três anos. Nasci mulher, fui mãe, fui esposa e por fim vivi e fui perdendo a pouco e pouco as minhas faculdades. Tive Parkinson e às tantas já nem sequer sabia exactamente o que se passava comigo o que dizia ou não. Ao deixar o mundo Terra, realmente fiquei, como foi aqui expresso, nesta palavra que não foi dita, mas me foi intuída, num “atalho”! Um atalho porque não podia voltar para trás, pois, minha vida terrena tinha acabado, mas tinha que passar por aqui antes de seguir em frente.

O mais interessante é que os espíritos iluminados que aqui estão, eu já tinha ouvido falar neles, mas ouvir uma pessoa que ainda está viva entre vós foi para mim algo de estranho e me apercebi de uma maneira que não sei explicar que essa criatura acaba por não ser uma pessoa mas está aí como um puro instrumento e acaba por ser ela que me diz ser “um atalho”. Explicai-me um pouco mais pois estou ávida de saber.

Doutrinação: - O Racionalismo Cristão, ciência espiritualista, vasta, eclética e profundamente filosófica, é praticado nas Casas Racionalistas Cristãs sob a direcção dos espíritos do Astral Superior que organizam e dirigem todos os trabalhos, todavia com a preciosa colaboração de seres encarnados e de muito boa vontade. Desses seres destacamos o instrumento mediúnico, o elo de ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual, digamos, o intermediário entre o ser vivente neste mundo e o espírito livre da matéria organizada.

O médium conforme o seu empenho, dedicação, estudo e especialmente a sua finíssima sensibilidade, auxiliado pelas Forças Superiores, tem a capacidade de auxiliar a transmissão dos pensamentos do espírito actuante, reforçando as vibrações desse elemento com as suas próprias vibrações. Bem adestrado coopera no esclarecimento de espíritos que por vezes nem chegam a se manifestar.

O espírito, após desfazer os laços fluídicos que o prendiam ao seu corpo físico, isto é, operada a desencarnação, não lhe é mais possível retomar aquele corpo. O caminho a seguir é alçar-se ao seu mundo próprio no espaço superior, sua verdadeira morada. Se não tem condições, por desconhecimento ou outras razões, de seguir imediatamente esse caminho, é variável o tempo que terá de aguardar para essa ascensão. No teu caso não foi difícil ao Astral Superior envolver-te na sua luz e manter-te nesse “atalho” à espera do momento próprio para vires a esta corrente fluídica.

Com o apoio desta corrente fluídica, o instrumento mediúnico teve uma acção determinante em todo o processo que acabámos de referir. Outras razões irão ser do teu pleno conhecimento, quando, já em plena lucidez, no teu mundo.

ASTRAL SUPERIOR
SOPHIA DE MELLO BREYNER

Quer o ser seja homem ou mulher, é essencialmente um espírito, uma partícula da Inteligência Universal, que veio ao mundo Terra para seu desenvolvimento espiritual. Ele se ajuda a ele próprio, aumentando o seu acervo espiritual e, por incumbência, deve ajudar também a que os outros desenvolvam também tanto quanto puderem.

À semelhança do rio que serpenteia entre montes e vales, por entre ervas orvalhadas, ajudando a que as rosas cresçam e possam desabrochar mais tarde, fazei-o vós também, procurai ir em frente. Reparai no riacho que chega a um pedregulho, a um arbusto caído e parece que vai parar, o caudal aumenta, a água parece que sobe, eleva-se e acaba por saltar para o lado de lá, seguindo o seu curso em direcção ao oceano. Com o rio é assim e quando é límpido a todos leva saúde e felicidade, quando à sombra de uma árvore o podeis vislumbrar e descansar, mergulhando os olhos em águas tão límpidas.

Que bom será, pois, se todos vós também no fim das vossas vidas terrenas puderdes ter a consciência tranquila de também terdes seguido o vosso caudal o melhor que vos foi possível, deixando atrás de vós obras feitas, pilares erguidos, enfim tudo que se pode traduzir somente em benefícios para vós e para toda a humanidade.

Como vos sentireis felizes por terdes seguido esse curso de água, falando imaginariamente, mas que certamente o estais vendo e percebendo que se compara às vossas próprias vidas.

Sede cautelosos, mas procurai ser conscientes para convosco, pois, nunca é bom o ser se enganar a si próprio e lembrai-vos, quando isso acontece, ao Astral Superior jamais o podereis enganar
.