Pedi para ser cremado - José Cardoso Pires

Reflexo: - Por minha vontade assisti a uma cerimónia pouco vista nos dias de hoje. Por um lado podia ficar satisfeito por ter sido a concretização do meu último desejo, por outro quero deixar o meu testemunho afirmando-vos de que é diferente o que pedi que fizessem, daquilo que realmente faria se ainda estivesse de posse do meu corpo material de que falais.

Pedi para ser cremado e as minhas cinzas deitadas ao rio na terra onde nasci. Assisti a essa cerimónia e agora não posso deixar de dizer, para que todos saibam, o que o ser sente ao assistir a tal acto. Vi sair o meu espírito daquele corpo que já de nada servia, pude acompanhar a ida ao crematório, depois ao rio, o espargir das cinzas e o que pude verificar é que para além das cinzas nada mais restava. Mas o meu espírito estava incólume, conseguia ver o raiar do sol, o mar brilhando, o rompimento da aurora. As cinzas desapareceram mas afinal “eu” estou aqui.

Doutrinação: - Admiraste-te de ver destruir o teu corpo pelo fogo e continuares a pensar e a ver tudo quanto vias quando ainda detentor do teu corpo físico.

Essa admiração resulta do facto de não teres tido conhecimento da vida real, isto é, da vida do espírito fora da matéria organizada. Infelizmente não és o único nesta situação. A quase totalidade da humanidade ignora questões fundamentais, que todavia vêm preocupando, desde o começo dos tempos, a espécie humana. Não sabe porque ninguém se preocupou em ensinar-lhe verdades tais como, de onde viemos, o que fazemos no mundo Terra e para onde iremos quando o nosso tempo de estadia neste mundo chegar ao seu termo.

Toda a criatura com um mínimo de inteligência, se se desse ao trabalho de raciocinar, chegaria à conclusão de que não somos apenas um monte de carne. Há algo muito mais importante que organiza, incita e movimenta o nosso corpo (matéria) que mais não é do que um instrumento ao serviço da nossa alma (força) para que ela possa sofrer, trabalhar, lutar e essencialmente vencer.

Como explicar os sonhos e as alucinações, que são fenómenos puramente psíquicos? Não esqueçamos que há registo de sonhos que foram autênticas profecias! Como explicar a chamada transposição dos sentidos, a leitura do pensamento e sua transmissão? E a exteriorização da sensibilidade? Como explicar tudo isto senão na existência do corpo astral, corpo anímico ou perispírito.

Se não vivêssemos tão obcecados com tudo o que é material, verificaríamos que cada um de nós encerra a verdade espiritual que poderia ser notada em maior ou menor grau.

Desde 1910 vem o Racionalismo Cristão, Doutrina continuadora dos ensinamentos de Jesus “O Cristo”, divulgando estas verdades. O fenómeno, objecto do teu espanto, não admiraria a nenhum estudioso do alto psiquismo praticado nas Casas Racionalistas Cristãs. Mas, porque o nosso objectivo é que todos conheçam a vida na sua plenitude, como deve ser vivida material e espiritualmente, cada vez vão sendo abertas mais Casas como esta, autenticas escolas de verdadeiro psiquismo.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

O ser humano encarnado no planeta Terra é uma partícula do Grande Foco, em evolução espiritual permanente. Durante a sua trajectória, que é muito grande, cada espírito vai procurando aprender, analisar tudo por que vai passando, seja bom ou seja mau, a fim de tirar os conhecimentos que precisa para adquirir novas lições que lhe permitam evoluir, daí que a viagem de cada partícula é uma viagem imensa que nunca acaba. Ela começa quando a partícula se individualiza e continua durante séculos e milénios até atingir um grau de aperfeiçoamento que lhe permita não mais voltar a encarnar no planeta Terra.

Porém, não penseis vós que o espírito quando deixa de encarnar no planeta Terra acabou a sua missão e o seu trabalho findou. Não meus amigos! Quando o trabalho no mundo Terra finda, começa um outro muito maior, muito mais sublime, um trabalho que não dá direito a ódios, que apenas é perseverança, é iluminado, é cheio de amor ao próximo e tem como objectivo final o esclarecimento total de todas as criaturas, até todas elas atingirem o grau de evolução mais elevado que lhes permita regressar ao seu ponto de origem que é o Grande Foco.

Todos vós, irmãos em essência, deveríeis estudar a Doutrina, conhecer-vos como Força e Matéria e aprenderdes a comportar melhor daqui para a frente. Ninguém deve querer o mal de ninguém, ninguém deve pensar mal de ninguém, todos se devem amar uns aos outros e todos devem trabalhar pelo bem geral da humanidade.

É realmente difícil um ser humano chegar a um ponto desses, mas podeis estar certos de que se a vossa vontade for firme, a vossa ação também será a de realizar sempre e sempre um contínuo desenvolvimento espiritual. É nesse sentido que apelo ao estudo e que vos deixo com as minhas irradiações espirituais para que tenhais coragem de prosseguir e procurardes a vossa verdadeira vida que é a vida espiritual.