Dia de finados - Sophia de Mello Breyner

Reflexo: - Nunca acreditei em espírito e quando faleci segui a minha família até ao cemitério e ali fiquei amarrada. Como amanhã é dia de finados o meu filho foi hoje visitar-me e, por sinal, me pôs um ramo de rosas. Consegui desamarrar-me e segui-o até casa. Ás seis horas da tarde acompanhei a minha nora e,
para aqui, com ela vim.

Doutrinação: - A felicidade daquele que foi teu filho está no facto de a sua companheira se dirigir hoje mesmo a esta Casa Racionalista. Caso contrário ficarias acompanhando os familiares e tentando imiscuir-te na sua vida. Seria bom que aquela que foi tua nora explicasse ao marido que só a ignorância da vida fora da matéria leva os seres a irem visitar cemitérios no dia de finados ou noutro dia qualquer.

O Racionalismo cristão ensina que as homenagens, a entes amigos ou familiares que desencarnam, acabam no cemitério onde têm o dever de ir depositar os cadáveres. Daí em diante os espíritos não precisam de mais nada do que na Terra ficou. O seu dever seria, ao deixar o corpo, que já de nada lhe servia, para continuar progredindo espiritualmente neste mundo, alçar ao seu mundo de luz. Mas como fazer isso se muitas vezes nem sequer acredita na existência do espírito, negando, portanto, por desconhecimento, a sua própria individualidade?

É frequente as criaturas terem dores de cabeça ou outras indisposições, logo a seguir a visitas a finados. Isto acontece devido aos fluidos deletérios do ambiente dos cemitérios que passam a envolver certos visitantes.

Qualquer que seja o espírito, tenha ele a evolução que tiver, se desencarnou e ficou na atmosfera da Terra, a sua presença junto de encarnados com afinidade de pensamentos, pois a lei de atracção não falha, é sempre perniciosa, porque são deletérios e perturbadores os fluidos em que está envolvido.

Ouçam bem todos os que estão presentes nesta Sessão Pública de Limpeza Psíquica. Poderíamos dizer que proibimos, mas essa atitude contraria os nossos princípios de respeito ao livre arbítrio alheio, portanto, desaconselhamos as visitas a cemitérios, seja por que razão for. Deve-se, sim, ao desencarnar um amigo ou parente, fazer nos momentos das irradiações regulamentares, isto é, de manhã ao se levantar da cama e à noite antes de dormir, uma irradiação em favor desse ente querido e tentar esquecê-lo durante o resto do dia.

Só assim poderemos ajudá-lo a ter consciência do seu novo estado, a raciocinar e permitir a aproximação das Forças do Bem que o conduzirão ao seu plano espiritual.

ASTRAL SUPERIOR
SOPHIA DE MELLO BREYNER

Como sabeis, pela frase que muitas vezes tem sido dita nas obras do Racionalismo Cristão e analisada por aqueles que nesta Doutrina militam, “só a verdade faz o homem livre”, só ela liberta da ignorância os seres que querem realmente ter uma visão clara e objectiva do que se passa e do que se poderá vir a passar no mundo Terra.

É, realmente, uma época, podemos até dizer, tresloucada, dado o ambiente que se vem vivendo nos diversos países, especialmente nos países do Médio Oriente, na América, alguns da África, para não falar em todos, em geral porque, ao fim e ao cabo, em todos os países, neste preciso momento, há dificuldades de diversa ordem. Se uns têm a tempestade, outros têm tremores de terra, outros têm guerras, outros têm fome e miséria, outros têm as pestes de diversas ordens, enfim, é um sofrimento contínuo e, até podemos dizer, inadequado a uma Era que deveria já estar mais avançada espiritualmente.

E dizemos espiritualmente pois é um facto que materialmente falando, ela está mais avançada do que nas eras passadas, porém, não vos equivoqueis pensando que o Racionalismo Cristão está atrasado em defender certas qualidades, certos atributos, que todos os seres deverão ter e que à maior parte parece pertencer a um passado já distante.

Meus amigos! Tudo vem e virá a seu tempo. Muita coisa já deveria ter chegado, muita está chegando, mas a maior parte ainda está longe de chegar.

Com o esclarecimento da humanidade, tudo se irá aclarando e tudo virá chegando, paulatinamente, a seu lugar um dia, mais cedo ou mais tarde. Mas é necessário estudar a Doutrina, é necessário seguir os seus Princípios, é necessário não pensar erradamente, mas sim, objectivamente e lembrando-se que não é o racionalista cristão que está desactualizado e que precisa modificar seus hábitos. Não! Meus amigos, a humanidade é que precisa de se modificar e, se reparardes, antigamente tudo era mais saudável porque o homem, embora mais atrasado na parte material era espiritualmente mais avançado. Isto num certo sentido porque hoje há mais esclarecimento para aqueles que estudam pois os livros aí estão para serem estudados, examinados e abrir o raciocínio de todos que os lêem.

Mas, infelizmente, quando a humanidade era mais atrasada havia certos atributos espirituais que estavam mais desenvolvidos. A mulher, pelo menos, era mais mãe, era mais companheira, era mais colega, era mais amiga. Hoje a mulher, é verdade que é necessária ao homem, é necessária ao cônjuge para poder ganhar e ajudar no apoio à família, no lar, enfim os vencimentos são pequenos e há necessidade de uma inter-ajuda, mas se a mulher hoje é trabalhadora e pode inclusivamente votar, ela deve por isso ser mais consciente e não descurar as obrigações domésticas, não descurar o companheirismo com o marido, não descurar a educação e o exemplo a dar aos filhos e não descurar até a ajuda que pode dar àqueles que nem sequer fazem parte da sua família.

Mas no Universo todos são familiares uns dos outros, pois todos são partículas, todos são essência, todos fazem parte do Grande Foco, de lá vieram e para lá caminham.

Abram os olhos, reflictam e estudem mais. Lembrem-se que acima de tudo são criaturas humanas em evolução e não estão aqui para estacionar nem para fazer os outros parar. Estão aqui para avançar e para ajudar a que a humanidade saia do marasmo em que se encontra. Muitas vezes não podemos falar amenamente para que todos oiçam e fiquem satisfeitos, não! Temos que ser realistas, temos que dizer a verdade doa a quem doer.

Portanto, realmente, só a verdade fará o homem livre e assim sempre temos procedido e continuaremos procedendo da mesma maneira. Vou deixar-vos. Espero que raciocinem e que se libertem da ignorância.


Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo