Deixei-me avassalar - José Pedro Oliveira Martins

Reflexo: - Bem sei que esta Doutrina é ecléctica e científica. Fui estudante desta Doutrina nos anos 50 mas deixei-me avassalar. Hoje, venho muito respeitosamente pedir a Vossa Excelência que me esclareça, para que eu reconheça os meus erros.

Doutrinação: – Não reparaste que já começaste a reconhecer os teus erros?


É lastimável que tendo conhecido, enquanto encarnado, esta esclarecedora, libertadora e benfazeja Doutrina, te apresentes nesta corrente fluídica tão perturbado.

A explicação se encontra nas tuas próprias palavras. Deixaste-te avassalar! Em vez de seguires o caminho apontado pelo Racionalismo Cristão nas suas doutrinações, nas sessões públicas de limpeza psíquica, realizadas às Segundas, Quartas e Sextas-Feiras, deste prioridade aos teus devaneios materialistas, ao gozo, à satisfação dos teus desejos carnais e esqueceste que tinhas o dever de cuidar do teu espírito, que veio a encarnar neste mundo com o objectivo único de ampliar os conhecimentos espirituais, para alcançar mais luz, numa palavra, para evoluir.

Foi uma oportunidade preciosa que desperdiçaste e muitas vezes acontece que as boas oportunidades demorem a repetir-se. Essa tua opção vai-te custar muitos sofrimentos, mas é também pelo sofrimento que o espírito se esclarece e alcança maior evolução. Esqueceste este sábio ensinamento contido nas nossas irradiações que, como estudante da Doutrina que foste, embora mau aluno, proferiste inúmeras vezes. Como se diz ouviste cantar o galo sem saber de onde. É pena realmente! Poderias estar aqui radiante e luminoso e com vontade de constatar o resultado de tuas obras no teu quadro fluídico.

Cada um faz o uso que quer do seu livre arbítrio. Agora resta-te seguir para o teu mundo de luz, analisar detidamente o teu quadro de obras realizadas, pois tudo está registado, como num filme e, logo que possível, voltares a encarnar.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ PEDRO OLIVEIRA MARTINS

A vida é difícil para todos e certamente todos estais conscientes disso.

Dia a dia vão trabalhando, dia a dia vão caminhando e há sempre um passo a mais dado em frente, ajudando-vos a chegar a uma meta um bocadinho mais distante.

Para isso é preciso saber estar, é preciso paciência, é preciso terem ânimo e nunca o desespero tomar conta de ninguém.

Ser racionalista cristão não é fechar a mente à razão, ao raciocínio, pensarem que são mais beneficiados do que os outros. Pelo contrário, o racionalista cristão tem por obrigação conhecer melhor o mundo em que está inserido, que tem grandes obstáculos a vencer, que os seus caminhos, muitas vezes, são cheios de curvas e contra curvas e até chegarem à estrada direita muito têm a percorrer.

Por isso, têm que ter sempre esperança no próprio trabalho, têm que ter força de vontade para conseguirem vencer os obstáculos, têm que ter firmeza, têm que ter uma boa concentração em toda a obra que começarem a fazer e, principalmente, nunca esperar que algo chegue de mão beijada. Isso não acontece, pois, tudo que podereis obter, será através do vosso trabalho, do vosso pensamento elevado, muitas vezes dando a mão sem olhar a quem, sem esperar um agradecimento, sabendo que tudo que fazeis reverterá a vosso próprio bem, mas que tendes uma grande responsabilidade perante vós e a humanidade em geral.