Não consigo entender nada - José Cardoso Pires

Reflexo: - Não entendo o que estou fazendo nesse lugar. Vejo-me dentro de um bloco de gelo sem poder falar, sem poder mexer-me e há algo que consegue chegar até mim, como seja um tubo de alimentação.

À minha volta há pessoas vestidas de branco e falam umas com as outras, mas eu não consigo entender nada.

Doutrinação: – Toda a gente fala em espírito, mas de uma forma vaga. As religiões nada explicam. Muitas das criaturas que falam em espírito, chegam mesmo a negar a sua existência.

Pode-se dizer que a confusão é bastante grande! As diversas civilizações passadas nada de verdadeiro explicaram sobre o que é o espírito.

Muitos dos espíritos desencarnados que se manifestam nas correntes fluídicas do Redentor, começam por ainda não acreditarem na existência do espírito, estando, pois, sem disso terem consciência, a negar a sua própria existência, a sua própria realidade.

Aliás, investigadores eruditos como Büchner, nunca chegaram à realidade, à certeza absoluta da origem da Força e da Matéria, nunca descobriram o que fosse a Matéria em si e a Força em si, esses dois únicos elementos constitutivos do Universo e como a esses dois elementos se aplica a lei física da atracção dos corpos.

Tu (espírito, força) que acabaste de te manifestar deixaste o teu corpo físico (a matéria) e estás vendo esse corpo da forma como o descreveste. Acabaste de demonstrar, na prática, o que afirmamos na Doutrina Racionalista Cristã. Todo o indivíduo é formado de corpo e espírito, sendo aquele movimentado e incitado por este. O espírito, ao abandonar definitivamente o corpo, isto é, desfazendo os laços fluídicos que o ligavam a ele molécula a molécula e, mais intensamente, ao cérebro e ao coração, devia partir de imediato para seu mundo de luz, mas isso nem sempre acontece por ignorância acerca da vida fora da matéria. Poucos ainda conhecem os deveres do espírito encarnado e desencarnado.

Assim, aqui estás, trazido pelas Forças Superiores, para seres esclarecido, doutrinado e enviado ao teu mundo de origem, onde um dia decidiste, por imperativos evolucionistas, a tomar um corpo neste planeta para te servir de veículo nesta tua última encarnação.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Muitos vêm às Casas Racionalistas à procura de um bem-estar que estão longe de sentir em seus lares, em seus serviços, ou mesmo quando em passeio. Outros, vêm porque sentem necessidade de melhorar a sua saúde, muitas vezes um pouco débil. Outros ainda vêm por simples curiosidade, com vontade de se aperceberem do que se passa dentro de uma Casa Racionalista.

Em qualquer dos casos todos são bem-vindos e todos são recebidos de igual para igual. Porém, sabemos que nem todos percebem a Doutrina da mesma maneira. Não espanta, porque sabemos que cada pessoa pertence a um nível espiritual diferente e, assim sendo, nem todos podem compreender da mesma maneira.

É por isso que sempre aconselhamos que haja estudo, pois, no Racionalismo Cristão não queremos que haja fanatismo mas sim raciocínio aberto, clarividência dos factos, para poderem saber reconhecer onde está o mal, onde está o bem, onde está o certo e onde está o errado.

Muitos pais procuram educar seus filhos da forma como foram educados. Muitas vezes tiveram educações modelo e querem-nas passar aos seus rebentos. Infelizmente, o Mundo que se enfrenta lá fora, nos liceus, nas escolas, é um Mundo bastante irregular. E num grupo de amigos muitas vezes uma ou outra criança se sente deslocada dada a educação que vem recebendo. Ela não se deverá sentir, de modo algum, acabrunhada, pois, a partir do começo da adolescência a criança já tem consciência do que faz, de bem e de mal e saberá assim distinguir os colegas que andam bem e aqueles que param no erro ou que mesmo vão por caminhos obscuros.

Mais vale um pai, uma mãe ou mesmo um encarregado de educação, falar abertamente com o seu educando, dizer-lhe as verdades, do que passar-lhe uma festinha pela cara, alegrando-o para o momento que há de vir. O preferível é sempre a verdade, encarar os factos e pô-los a par de tudo quanto se passa. O amor não é aquele que se transmite com a mentira mas sim aquele que faz compreender a verdade genuína. E, para que a verdade seja compreendida, ela tem que ser ensinada por alguém que a siga na íntegra.

Desejamos, sinceramente, que aqueles que aqui estiverem e outros que através de vós tiverem possibilidades de tais conhecimentos adquirirem, passem a percorrer um caminho menos árduo, embora com sacrifícios, sim, com trabalhos, mas que ele seja mais ou menos atapetado pelo tapete do auto conhecimento que poderá ser discreto, singelo, mas confiante, verdadeiro, construído em alicerces básicos mas seguros.

Por hoje é tudo. Encerrem a sessão em nome do vosso Presidente Astral, com as minhas irradiações de muita coragem.

Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo