Na Natureza nada se cria, nada se perde, a matéria se transforma e a força evolui - José Cardoso Pires

Reflexo: - É fácil viver! É fácil transgredir! Difícil é voltar atrás e querer ter uma vida diferente, quando, muitas vezes, a saúde já está completamente arruinada e digo isso porque passei durante muito tempo da minha vida entregando-me à bebida e a vivências ilícitas. O resultado foi acabar por ir aos alcoólicos anónimos mas não obtive aquilo que esperava. O meu estado era bastante avançado e a cirrose hepática acabou por me dar a morte. Morte que agora sei não é mais do que um estado de transição.

Doutrinação: - Morte, no sentido em que esta palavra é utilizada normalmente, para nós, racionalistas, não existe! Nada morre no Universo, pois na Natureza nada se cria, nada se perde, a matéria se transforma e a força evolui. O espírito abandona o corpo e este fica inerte. Vinte e quatro horas depois já está em transformação, sob a alçada das leis químicas, iniciou a sua desagregação. A matéria que o compunha irá fazer parte de novos organismos.

Viver é fácil, difícil é saber viver, diremos nós. De facto, viver com inteligência, não é para todos, infelizmente. O Racionalismo Cristão não tem feito outra coisa, desde 1910, data da sua implantação neste Hospital que é o mundo, senão ensinar as criaturas a viver, explicando-lhes primeiro o que somos, o que fazemos aqui na Terra e para onde vamos depois da desencarnação.

Todavia, não pensem que todos os que têm vindo ás nossas Casas ouvir nossas lições saem convencidos de que temos razão e vão alterar a sua maneira errada de viver. Em muitos fala ainda demasiado alto o valor ilusório da matéria, o prazer transitório das coisas terrenas, que são da Terra e na Terra ficam. Para tudo é preciso preparação e convenhamos que nem todos estão preparados para ouvir as verdades explanadas pela tão sublime Doutrina Racionalista Cristã. A maioria precisa despojar-se, primeiramente, da pesada carga de hábitos, crenças, limitações, temores, correspondentes a estados crónicos de pensamentos erróneos que, por enquanto lhe impede de tomar um caminho tão diverso daquele que ela vem percorrendo.

Outrossim, não é objectivo nosso convencer ninguém, porque se a criatura é imatura, só há que esperar porque tudo virá em tempo certo. Sabendo que há imperativa necessidade de esclarecer espiritualmente as criaturas, vão sendo abertas Casas Racionalistas Cristãs onde surgirem grupos de seres esclarecidos, com grande vontade de colaborar com as Forças Superiores. Não nos cansamos até de ser repetitivos, pois, sempre haverá quem queira aprender e mais especialmente, pôr em prática os nossos Princípios.

Como disseste, de nada valeu ir aos “alcoólicos anónimos”. Pudera! Tu, tão só desejavas deixar de beber. Mas faltou-te o essencial que é a vontade. Desejo é uma coisa toda material, a criatura quer satisfazer os seus caprichos. A vontade é um atributo do espírito, logo, inerente ao Grande Foco. É uma arma poderosa que todos possuímos e, se accionada para o bem, desaparecem obstáculos e dificuldades. Quem não desenvolver e educar essa vontade é um eterno fraco e um vencido na vida, um derrotado! A tua fraca vontade fez-te soçobrar.

Como vês está tudo dentro das nossas capacidades. É uma questão de treino, de educação. É uma questão de querer! Não se diz, e é pura verdade que querer é poder? Os animais utilizados nos circos para divertir as crianças, de tão treinados, acabam por fazer maravilhas, admiradas pelos próprios adultos. Com muito maior razão o homem, se quiser, se puser a sua vontade em acção, poderá vencer suas fraquezas.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Nada acontece por acaso, disso todos que praticais a Doutrina sabeis, assim como estais certos também de que tudo chega a seu tempo.

Anos e anos se passaram. Havia quem tivesse convicção plena de que uma Casa teria que ser formada na margem sul do Tejo, mais precisamente onde esta se encontra. Parecia uma tarefa muito difícil, porém, com a boa vontade de muitos, que poucos anos antes nem sequer imaginavam que tal pudesse acontecer, foram-se unindo àqueles que desde há anos sabiam que tal teria de existir. Uma vez dadas as mãos, entrelaçados os dedos, como anéis, de uma única corrente, trabalharam com todo o nosso apoio e ajuda e hoje eis um novo farol iluminando as trevas da ignorância rumo à clarividência espiritual de todos que assim quiserem percorrer o caminho da espiritualidade.

Porém, sabemos que muitos que aqui vêm, embora por curiosidade ou por mazelas que acabam por ser curadas aqui, não têm aquela certeza, talvez por não terem ainda tido a possibilidade de estudar a fundo a Doutrina, de que o que estão fazendo é o mais correcto e de que se continuarem poderão estar certos de que um novo mundo se abrirá para eles. Uma nova aurora estará raiando à espera deles.

Outros, vêm e jamais irão, continuarão trabalhando por eles próprios e procurando interagir com aqueles que já estão trabalhando, mas, muitas vezes sentimo-nos muito tristes porque há aqueles, digamos, cegos propositais, que vêm por curiosidade, mas uma curiosidade não como a de um aluno curioso que tem vontade de aprender e põe a sua curiosidade em acção, não, não é esse o caso, há criaturas abnegadas que desconhecem a Doutrina e a querem aprender, mas há outras que vêm apenas com uma curiosidade, podemos dizer, mórbida porque não acreditam que tudo que aconteceu tenha acontecido devidamente e que possam prosseguir na estrada evolutiva rumo ao progresso que sempre enfatizamos nas nossas Doutrinações, porque realmente estamos certos de que quando uma Casa é aberta e nela estão pólos de atracção convictos do dever a cumprir ela jamais se fechará mas dará continuidade a ela própria, podendo até deixar o espaço que habita para outro maior, havendo uma explosão, no sentido figurado, de novos faróis por novas zonas habitáveis.

Ainda ontem, quem teve a oportunidade de ouvir um espírito que fez alusão aos desastres que ultimamente têm assolado a humanidade, devido ao maremoto que houve na Ásia e noutros países, ele se referiu consciente do mal por que a humanidade passava, não tão triste com ele próprio mas mais com aqueles que ele via ao redor dele. E por quê? Porque ele verificou e disso quis fazer ciente, que muitos dos jovens e dos trabalhadores naquelas estâncias balneárias eram puros joguetes do astral inferior, pois, se assemelhavam a simples piões num tabuleiro de xadrez o qual era comandado por magnatas, com muito poder económico, poder esse que hoje, podemos dizer, vem muitas vezes de lavagem de dinheiro impróprio.

É triste que nesta época que o mundo poderia estar tão avançado espiritualmente, esteja ainda em decadência. É verdade, para se chegar ao ponto de sair desse marasmo, a decadência tem que acabar, mas o homem tem de se consciencializar e isso é certo que sendo difícil mas também é certo que o momento há de chegar porque a evolução terá que ter o seu auge. Para isso todos trabalham, tanto vós como nós na plêiade do Astral Superior.

O homem, muitas vezes, é o principal culpado porque não trata, não cuida com amor e carinho daquilo que faz parte do inventário que lhe foi legado, ou seja, do mundo Terra. Em vez de construir ele ajuda a destruição porque acha que as máquinas, que os utensílios, que os materiais usados, que fazem mal ao ambiente, em virtude de trazer ganhos supérfluos, devem ser esses os mais usados.

Amigos, está na hora de despertar e se o ano está acabando tão mal, realmente, desejamos que as pessoas se capacitem de que é chegada a hora de dar uma viragem para que os seres mudem de conduta, prodigalizando a si próprios e aos que em si têm os olhos postos, uma nova estrada na senda do progresso espiritual.

Sabemos que muitos curiosos vêm, não querendo acreditar que esta Casa tenha evoluído da forma que evoluiu, mas não faz mal. Continuem vossa luta que o mal se paga com o bem para verem de que lado está a verdade.

As serpentes sempre existiram e continuarão a existir até que o mundo evolua ao mais alto nível.