Homicídio involuntário - José Cardoso Pires

Reflexo: - Embora sabendo que não o fiz por querer, nunca consegui ter descanso após aquela arma se ter disparado. Éramos amigos, camaradas, desde crianças. Estávamos na mesma camarata e limpávamos as armas. Acontece que a minha disparou e o meu colega morreu. Estive preso mas fui dado como ilibado e continuei a fazer a minha vida normal. Só não consegui voltar a ser a mesma pessoa de antes. Tinha uma aflição constante e o quadro nunca saiu da frente dos meus olhos. Fiquei feliz quando a minha vida chegou ao fim e, agora aqui, vos pergunto, o que será de mim agora?

Doutrinação: - As leis que nos regem a todos são comuns, naturais e imutáveis, por isso vai acontecer contigo o que acontece a qualquer espírito que desencarna e chega ao seu mundo de estágio.

Com efeito, aconteceu um homicídio involuntário e por essa razão a justiça terrena te ilibou. Já o mesmo não aconteceu com o teu verdadeiro juiz, a tua consciência, que bem no fundo te incriminava pelo descuido, pela desatenção, pela irresponsabilidade ao limpar a arma sem as devidas precauções.

Na atmosfera da Terra vagueiam espíritos que quando encarnados, quando ainda a incitar o seu corpo, foram prevaricadores de toda a espécie, especialmente assassinos e continuam a sê-lo no espaço. Esses obsessores se deliciam com o sofrimento dos outros e se os encarnados não souberem, com a sua conduta correcta, mantê-los à distância, eles se aproximam, atraídos por pensamentos afins, e influenciam sempre para o mal.

Para evitar esses desagradáveis acontecimentos, os esclarecidos pelo Racionalismo Cristão aprendem salutares normas de conduta que inviabilizam a aproximação de tão perversos elementos. Recomenda, portanto, o Racionalismo Cristão que se faça a limpeza psíquica diariamente, de manhã e à noite, que se pense elevadamente, que não se deseje mal a ninguém, que se procure ser justo, moderado, ponderado e valoroso. Seguindo estes conselhos forma-se, à volta do ser que assim procede, uma couraça fluídica que não permite a aproximação de elementos perturbados e perturbadores.

Faltaram-te estes conhecimentos e após o que aconteceu não te foi possível repelir aquele quadro tétrico que prejudicou imenso o desenvolver da tua encarnação. Se tivesses sido esclarecido, saberias que para o que não há remédio remediado está e depois do sucedido, terias a clarividência necessária para contrabalançar o mal com o bem e não chegarias a desejar a desencarnação. O homem esclarecido não deseja a desencarnação porque sabe que seu dever é cumprir sua missão até ao fim e quanto mais longa for a sua estada neste planeta, se bem aproveitado o tempo, mais rico ficará o seu acervo espiritual.

A justiça eterna é infalível. Cada um responde pelo que praticou e há-de pagar pelo mal feito. No teu mundo de luz irás fazer o balanço do que foi a tua última reencarnação e por certo te sentenciarás a uma próxima volta ao planeta, para, através do trabalho, do sofrimento e da prática de boas acções, te depurares como espírito.

Espírito esclarecido: - Por muito que já tenha passado não foi demais para aquilo que pude aprender. É um facto que não sou um espírito muito desenvolvido. É um facto que realmente perdi muito tempo na minha última encarnação no planeta Terra, mas quando terminei a minha última encarnação senti uma necessidade imensa de voltar a encarnar e tal é muito difícil. Por isso vos digo que bom para aqueles que têm a felicidade de conseguir encarnar rapidamente.

Eu, depois de ir a meu mundo de luz, fiquei por muito tempo servindo o Astral Superior, ajudando o quanto podia dos mundos opacos. Sei que o meu trabalho não foi dos melhores mas também sei que com ele ajudei bastante a muitos espíritos sofredores e, inclusivamente, ajudei no intercâmbio entre as Forças Superiores e os instrumentos mediúnicos nas Casas Racionalistas. Digo-vos que embora perdendo-se muito tempo, contudo não erramos como os espíritos que estão encarnados, pois o Astral Superior nos guia, nos indica o caminho e assim foi a minha prestação de serviço. Sei que vou seguir para o meu mundo próprio e ver realmente o que terei novamente a fazer. Ajudem-me a partir pois estou muito feliz por estar entre vós.

Doutrinação: - Dizes não ser um espírito muito desenvolvido mas acreditamos que és uma partícula da inteligência universal que pertence à classe dos mundos brancos (da 12ª. à 17ª.) ou seja dos espíritos convencidos com ânsia de progresso. Os espíritos dessas zonas, por vezes, perdem encarnações atrás de encarnações de tão empolgados com a vida material. Chegando ao seu mundo de luz constatam, com infinita tristeza, mais uma encarnação perdida e decidem não voltar tão cedo a reencarnar o que para eles passou a representar perda de tempo. Assim, decidem continuar a sua evolução em corpo astral servindo de auxiliares ao Astral Superior. Esta decisão tem a vantagem, a garantia de que não se vai perder tempo, mas tem o inconveniente de ser um processo evolutivo muitíssimo lento.

Sabemos que este tipo de trabalho, em corpo astral, é muito difícil e penoso, porque têm que lidar muito de perto com os espíritos encarnados e desencarnados materializados e obsessores, tudo fazendo para os obrigar a raciocinar, para se deixarem envolver pela luz astral superior e abandonarem a atmosfera da Terra ou então encaminhando-os às correntes fluídicas para dali partirem para os mundos que lhes pertencem.

Agora, com mais força espiritual, maior evolução e muita coragem, estamos certos que o teu progresso se vai processar de forma mais rápida.

ASTRAL SUPERIOR
JOSÉ CARDOSO PIRES

Companheiros, irmãos em essência!

Todos vós, cada um à sua maneira vos estais interrogando sobre muitas coisas que certamente vos vão em mente. Cada um de vós tem a sua maneira própria de pensar, de agir e reagir. Satisfeitos ficamos quando as lições dadas à cabeceira da mesa ou extraídas das obras racionalistas cristãs deixam algo de positivo no vosso âmago. Quando isso acontece podeis estar certos que estais ficando mais ricos. Infelizmente, para vós, o mundo está realmente conturbado e todos dizem que é difícil viver. É difícil encarar o mundo cão, como lhe costumam chamar, é difícil prover o sustento de cada um, da própria família, das próprias crianças, enfim, é uma vida de lutas, de dificuldades.

Mas, deveis interrogar-vos o que poderíeis tirar de uma vida que não tivesse para vos oferecer obstáculos, como canseiras, problemas diversos, enfim, algo com que vos pudesses depurar para chegardes a um estado que vos permita alcançar mais um degrau na escala evolutiva. É certo que alguns de vós sabem do que falamos, também é certo que muitos ainda não estão em condições de o entender, mas está em vós próprios o poderdes compreender o que estamos dizendo neste momento.

Cada um pode e deve ser o professor de si mesmo. Se usar o raciocínio, se ler e pensar no que leu, com discernimento e vontade de aprender, certamente chegará a uma conclusão óbvia. Sempre dizemos que cada um deve, primeiramente, olhar, como se costuma dizer, para o seu próprio umbigo. Pois, cada um tem os seus erros, tem as suas virtudes, tem a sua maneira de viver, tem a sua maneira de encarar as coisas, como seja correcto ou errado e bom será saber discernir entre o que é errado e certo, correcto e incorrecto. Isso depende exclusivamente de vós muito embora o podereis aperfeiçoar com os conhecimentos dados pelo Racionalismo Cristão.

Não obrigamos ninguém a seguir as nossas linhas de conduta mas aconselhamos com todo o nosso amor espiritual para que amanhã, sejais cidadãos de valor e ao caminhar, a estrada se torne mais recta porque assim ela será mais curta.

Com as minhas irradiações espirituais, de amor, de coragem e de vontade para tudo vencerdes.


Podera gostar de conhecer: