Árdua tarefa - José Rabaça Carmezim

Não sabemos se na altura em que Luíz de Mattos resolveu vir a este Planeta, dar corpo à Doutrina Racionalista Cristã, teria feito uma avaliação exaustiva das dificuldades que tal empreendimento lhe iria proporcionar.

Esta interrogação baseia-se no facto das dificuldades conhecidas na sua implantação. O exoterismo verdadeiro que está implícito a esta filosofia, teria que, obrigatoriamente, colidir com a prática corrente dos que, pretensamente, se assumiram como orientadores da espécie humana.


Consta, que serão cerca de oito mil, as religiões e afins, que, infelizmente, tomaram a dianteira. Com as características do Racionalismo Cristão, não se conhece mais nenhuma. Não é por isso difícil avaliar o que tal desproporção significa. Infelizmente, também, não é difícil dar-nos conta do resultado negativo a que chegamos.

D’aí, a atitude corajosa de Luíz de Mattos. Não poderia permitir-se que as ideias e orientações deixadas por outro espírito de eleição, Jesus, o Cristo, que também aqui veio com os maiores sacrifícios, continuassem indefinidamente a serem deturpadas, em proveito de inescrupulosos interesses materiais.


Embora saibamos que as características deste Planeta, tenham por função, ensinar, esclarecendo, para que cada indivíduo vá resgatando erros passados, poderemos também, com a nossa ação, contribuir para a melhoria do próprio Planeta, já que, ao descalabro a que chegou, está a tornar-se quase insuportável.

Árdua tarefa, sem dúvida, a que se sujeitou Luiz de Mattos. Árdua tarefa, as de seus seguidores, com realce para Luíz Thomaz e António Cottas. Neste momento, não podemos também, deixar de destacar a dedicação inexcedível de Humberto Machado Rodrigues, ao serviço de tão espinhosa como grata missão, mantendo o rumo certo da Doutrina.

Com base, certamente, nos exemplos das personalidades referidas, muitos outros companheiros, enfrentando as mais variadas dificuldades, mas por via do enorme significado da Doutrina em favor da humanidade, tudo têm ido vencendo e jamais deram qualquer sinal de fraqueza, dando provas de verdadeiros e autênticos Racionalistas Cristãos.

Esta Doutrina vai continuar a cumprir a sua missão. Temos absoluta garantia disso porque o exemplo desta grandiosa Alma, de seu nome, Antão José Lopes da Luz, estimulará novos empreendedores para que esta bela Doutrina prossiga os seus desígnios de esclarecer e orientar esta tão carenciada humanidade.
Parabéns.

Árdua tarefa
Por José Rabaça Carmezim - 15-01-05
Presidente da Casa Racionalista Cristã do Porto e,
Representante da Casa Chefe em Portugal