A arrogância deve ser combatida – Por Antão José Lopes da Luz

Ter vontade própria, saber querer e o que faz, são virtudes que todos precisam cultivar. A personalidade da criatura é demonstrada através dos seus atos. Aqueles que se deixam dominar pelos outros revelam não ter personalidade nem saber o que querem.


O que é forçado não tem merecimento. Depois de o ser chegar à idade adulta ele deve saber o que faz o que deve fazer e o que tem o direito de fazer, por estar já com o seu caráter formado. Nessa altura da vida, não adianta querer forçá-lo a fazer o que não deseja.

A vontade deve ser sempre orientada para o bem, e com a qual o ser humano pode tornar possíveis de realização muitas coisas consideradas impossíveis. A capacidade criadora do ser humano e as leis que regem a evolução espiritual só têm sido explicadas pela Doutrina Racionalista Cristã, sonegando-as as seitas religiosas ao conhecimento dos seus adeptos.

Que cada um aja como desejar agir caminhe como quiser caminhar, isso pouco nos importa, mas aqueles que sabem orientar os seus passos, aqueles que sabem como andar, esses trazem sempre a fronte erguida.

Não é com arrogância, não é com impropérios, não é com palavrões que as criaturas demonstram ter valor.

Todas essas explosões, todas essas atitudes, despertam revoltas e até repugnância em quem as testemunha e ninguém pode respeitar nem se curvar diante dos que assim procedem. Ter vontade, ter caráter, ter personalidade, não é ser arrogante. A arrogância demonstra perturbação espiritual e deve, por isso, ser combatida.

A arrogância deve ser combatida
Por Antão José Lopes da Luz