Racionalismo Cristão - Filial Seixal celebra o 104º. aniversário

Corroios, 24 de janeiro de 2014

ESTIMADOS COMPANHEIROS
QUERIDA ASSISTÊNCIA,

Os trabalhos nas casas racionalistas cristãs são sempre de cariz internacional. Não trabalhamos apenas para um pequeno grupo nem somente para o país onde nos encontrarmos sediados, mas sim para a humanidade em geral.

Estamos aqui e agora a homenagear os fundadores do Racionalismo Cristão e os onze magníficos, valorosos e desprendidos espíritos que juntos a Luiz de Mattos assinaram, a 26 de janeiro de 1910, a escritura da constituição do CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

Mais um ano se passou e muitíssimos mais hão de vir pois o programa do Racionalismo Cristão só chegará ao seu término quando a quase totalidade dos seres humanos estiver esclarecida espiritualmente.

Os sábios antigos diziam “Homem conhece-te a ti mesmo” e hoje, nós no Racionalismo Cristão, dizemos “é fundamental que cada um se conheça como FORÇA e MATÉRIA, alma e corpo físico” pois, toda a VERDADE está contida nestes dois únicos elementos constitutivos do Universo do qual o homem é parte integrante.

Não há mais segredos nem mistérios para o HOMEM, na medida em que o Astral Superior tudo já desvendou através do Racionalismo Cristão.

Esta Doutrina não surgiu do acaso. Ao longo de séculos e milénios, espíritos de apreciada evolução encarnaram neste planeta para fazer crescer o seu baixo nível de espiritualidade.

Calculado pelos cientistas em 4 bilhões de anos o tempo da existência do planeta Terra, nos planos de superior espiritualidade considerou-se ter chegado o momento para que a luz jorrasse sobre os espíritos encarnados, desencarnados e todos os retardatários. Para isso necessário seria que alguém, devidamente preparado, viesse lançar luz sobre a razão de ser deste mundo físico e dos seus habitantes.

Em meados do século XIX foi feita mais uma tentativa, a qual, infelizmente, a vaidade humana não permitiu que vingasse. O próprio promotor dessa tentativa contou que consultando um espírito sobre a continuação da sua obra, este lhe respondeu: “Não te dê cuidado a sucessão. A obra prosseguirá porque outro espírito de mais valor, mais disposto, mais preparado para a época virá para fazer mais do que tu.”

Pelo alcance do trabalho produzido facilmente se conclui ter sido Luiz de Mattos quem se ofereceu para esta grandiosa missão: baixar à Terra para fazer algo que urgia fosse executado, obedecendo a planos superiormente traçados, com vista à evolução espiritual da humanidade e do próprio planeta Terra.

Uma missão desta envergadura obedecia a minucioso estudo e preparação para que se evitassem tantos fracassos já ocorridos na tentativa de uma maior elevação moral da humanidade e progresso do próprio planeta físico. Antes de 1910 os espíritos encarnavam e desencarnavam sem que se notasse progresso no nível espiritual dos habitantes deste mundo.

Quanto tempo desperdiçado! O mundo Terra está-se ressentindo do profundo materialismo envolvente.

Foi por essa razão, por esse elevado imperativo, que surgiu Luiz de Mattos. Ele devia ter despertado para a vida espiritual aos vinte e cinco anos de idade mas, dadas as dificuldades resultantes da densidade fluídica da atmosfera da Terra, só se reuniram condições favoráveis para que acordasse depois de ter completado cinco décadas de existência.

Não obstante esses longos 25 anos de atraso, ainda foi necessário o grande incentivo daquele que veio a ser seu inseparável companheiro e cofundador do RACIONALISMO CRISTÃO - LUIZ ALVES THOMAZ, o sustentáculo material da Doutrina.

Foi, por conseguinte, através da ação persuasiva de Luiz Thomaz que Luiz de Mattos se resolveu a entrar no casebre onde era ansiosamente aguardado por Padre António Vieira, presidente astral da casa na qual um grupo de pessoas honestas vinha praticando o espiritismo racional e científico cristão.

A semente da espiritualidade autêntica caiu em terreno favorável e hoje, depois de Luiz de Mattos e Luiz Thomaz nos terem deixado preparado um lauto festim, temos a mesa cheia e farta de conhecimentos espiritualistas para cada um se servir conforme sua vontade de crescer e galgar planos mais elevados na sua longa e interminável esteira evolutiva.

Podemos destacar que com a instituição das correntes fluídicas e consequente arrebatamento da atmosfera da Terra de terríveis e retardatários obsessores, o ambiente passou a ficar cada vez mais propício à receção de intuições favoráveis tendentes a facilitar a vida do homem neste alambique depurador. Foram tantas as invenções científicas após a fundação do Racionalismo Cristão que o século XX passou a ser considerado o SÉCULO DAS LUZES.

Com a expansão desta benfazeja Doutrina tudo nos leva a crer que muitos mais subsídios virão dos planos de elevadíssima espiritualidade para tornar mais suave o viver do homem.

Estimados Companheiros!

Querida Assistência!

A Doutrina não pede nada a ninguém, apenas aconselha que vivamos com os pés assentes no chão, que trabalhemos e lutemos confiantes na vitória, procurando viver uma vida equilibrada e sensata. Não imitemos os desonestos e imorais, mas colaboremos, sim, para o bem, para a ordem, para a disciplina, para o respeito e para a dignidade.

Procuremos ser racionalistas cristãos na forma e no fundo porque só assim estaremos honrando LUIZ DE MATTOS, LUIZ THOMAZ, os fundadores do Racionalismo Cristão, ANTÓNIO COTTAS, seu codificador e HUMBERTO RODRIGUES nosso atual Presidente Astral.

Como veem a OBRA é impar, majestosa mesmo, e, como o tempo urge, todos seremos poucos para o muito que há a fazer. Nossa função não é aliciar nem arrebanhar adeptos para esta grandiosa causa da HUMANIDADE, mas fazer despertar aqueles que foram chamados e ainda não se apresentaram para fazer parte das nossas fileiras.

Agradecemos a presença de todos e venham, sempre que possam, dar o vosso contributo que será bem-vindo.

VIVA O RACIONALISMO CRISTÃO!

Antão José Lopes da Luz "

(Clique em qualquer foto para vê-las em forma de Slide/ficheiro)

 .
.
 .
 .
 .
.
.
 .
 .
.
 .
.
.
.