Visita do Presidente Sr. Gilberto Silva à Filial Seixal - Inauguração da nova sede.

Em 21 de outubro de 2013, o Presidente do Racionalismo Cristão, Exmo. Senhor Gilberto Silva e Sua Exma. Esposa, D. Iracy Silva, dignaram-se fazer uma visita à Filial Seixal do Racionalismo Cristão, em Portugal, por ocasião da Visita a Portugal e Cabo Verde.

À chegada, cerca das 18.00 Horas, esperavam-nos Aida Luz em Representação do Presidente Físico Antão da Luz, que por estar hospitalizado, por ter sido submetido a uma cirurgia dois dias antes, não pôde estar presente. A acompanhá-la esteve a Companheira Fátima Almeida e mais um grupo de Militantes.

Foi muito agradável podermos trocar impressões num ambiente amigo, saudável, entre pessoas que comungam das mesmas ideias e que há muito o ansiavam fazer. Compareceram Presidentes e Militantes de outras Casas Racionalistas sediadas em Portugal.

A convivência espiritual, os cumprimentos trocados, ficarão gravados para sempre em nossas memórias.

Tivemos oportunidade de dar a conhecer ao ilustre casal as nossas instalações, recentemente inauguradas, pois tínhamos deixado as anteriores pouco antes e ainda estávamos a proceder aos últimos acabamentos.

Após a reunião pública, Presidida pelo Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão Senhor Gilberto Silva e algumas palavras proferidas no fim pelo mesmo, foi lida pela Militante Fátima Almeida uma intervenção do Presidente Físico Antão da Luz que, estando ausente, fisicamente, quis marcar sua presença espiritual.

No fim foi entregue também ao Presidente Senhor Gilberto Silva uma intervenção escrita por Aida Luz que, pelo adiantado da hora não pôde ser lida. 

Em seguida vamos aqui transcrevê-las:

...........................................

Corroios, 21 de outubro de 2013
 
Digníssimos Senhores,
Iraci e Gilberto Silva
Caros Companheiros,

Estimada e Querida Assistência,

A seguir ao grande dia da fundação desta Casa como Correspondente, seis meses depois, a nossa alegria não teve limites, pois recebemos a notícia da sua ascensão a Filial.

Todos os dias são memoráveis nesta nossa querida Filial, mas hoje é dia de grande regozijo espiritual, pois estamos aqui reunidos, neste grandioso momento que nos é proporcionado pela primeira e, portanto, inesquecível visita do casal Iraci e Gilberto Silva a esta Casa Racionalista Cristã na Margem Sul do Tejo.

Esta, como todas as restantes, abre as suas portas às segundas, quartas e sextas-feiras para que o público venha à procura daquilo que necessita:
esclarecimento, paz, felicidade e saúde física e espiritual.

A sua militância é, quase toda ela, constituída por cidadãos cabo-verdianos, na sua maioria ex-marítimos.

A ilha de São Vicente em Cabo Verde, dotada de um excelente porto natural era demandada por barcos de grande calado. Há cerca de 50 anos era relativamente difícil conseguir emigrar legalmente e por isso, os jovens, especialmente os rapazes, viviam sonhando com a terra longe, única forma de conseguirem uma vida digna para si, para seus velhos pais que ficavam e suas próprias famílias que, naturalmente, ansiavam por constituir.

Esse sentimento de evasão do pobre jovem das ilhas inspirou o grande poeta cabo-verdiano – Jorge Barbosa – que pintou da seguinte forma esse querer partir e ter que ficar, no seu belíssimo e expressivo poema O MAR”.

O Mar!
Cercando
Prendendo as nossas ilhas!
Desgastando as rochas das nossas ilhas!
Deixando o esmalte do seu salitre nas faces dos pescadores,
Roncando nas areias das nossas praias,
Batendo a sua voz de encontro aos montes,
…deixando nos olhos dos que ficaram
a nostalgia resignada de países distantes,
este convite de toda a hora
que o Mar nos faz para a evasão!
ESTE DESESPERO DE QUERER PARTIR E TER QUE FICAR!

Mas, quando o jovem, vencendo ventos e marés, conseguia escapar a esse desespero, sempre fiel a ditames espiritualistas, fazia-se acompanhar da obra principal, o livro de cabeceira do racionalista cristão que se presa – o nosso livro base – O RACIONALISMO CRISTÃO.
Como nos ensina o Racionalismo Cristão, nada acontece por acaso, e, da pobreza das ilhas, aliada à espiritualidade desse povo, esta Doutrina foi sendo espalhada pelo mundo afora, chegando a Angola, muitos países da Europa, aos Estados Unidos da América do Norte e a África, beneficiando com seus salutares ensinamentos, povos de terras mui distantes da cidade de Santos – Brasil, onde a 26 de janeiro de 1910, Luiz de Mattos e Luíz Thomaz, lançaram a semente do Racionalismo Cristão.

Caros Amigos,

O Racionalismo Cristão é uma filosofia de vida, portanto, não tem religiosidades e nem misticismos, sendo, por isso, clara e simples como o é a própria natureza. Aqui se ensina a distinguir o verdadeiro do falso, o valor do pensamento e sua capacidade de atrair e repelir, a educar a vontade, a auto se conhecer, a fazer uso do livre arbítrio sempre para o bem.

Infelizmente existem milhares de criaturas com um viver tão desequilibrado que muitas vezes até parece que nasceram para o fracasso, a angústia e a infelicidade. Mas a verdade é que ninguém nasceu para o fracasso e a infelicidade. São as próprias criaturas que com seus maus pensamentos e mau uso do livre arbítrio tornam o mundo um lugar de tantas angústias e sofrimentos.

Caros Companheiros,
Estimados Assistentes, 

Como dissemos no começo, estamos aqui e agora a homenagear o Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão, nosso mui Estimado Amigo, Senhor Gilberto Silva que não tem poupado esforços no desempenho de tão árdua quanto maravilhosa tarefa, levando cada vez mais longe, graças aos sofisticados meios de comunicação, os maravilhosos princípios codificados pelo Mestre LUIZ DE MATTOS, coadjuvado pelo seu inseparável companheiro LUIZ ALVES THOMAZ.

Sucedendo a Luiz de Mattos, seu genro, o nosso Mestre António Cottas magistralmente consolidou esta Doutrina.

Racionalismo Cristão não pertence aos homens mas sim ao Astral Superior e, por isso, tem a garantia de que nada o poderá derrubar. Desencarnando o Consolidador, o nosso Mestre Humberto Rodrigues soube, com gabarito, assumir uma nova e importante fase na história da Doutrina – A EXPANSÃO, cujo desempenho não poderia ser melhor.

Esta obra monumental, que é o Racionalismo Cristão, exige que a orientá-la estejam espíritos que vieram de seus mundos, devidamente preparados, para as grandes responsabilidades inerentes.

Estamos certos de que é exatamente por este determinismo que o Mestre Humberto Rodrigues indicou para seu sucessor este nosso amigo, aqui presente, Senhor Gilberto Silva, e, pelo seu maravilhoso desempenho, podemos concluir que quanto maior é a luta maior é o entusiamo.

Por isso, elevemos as nossas taças repletas de pensamentos elevados e sentimentos puros, para expressar nossos mais veementes desejos de que seja coroado de êxito este périplo que o nosso PRESIDENTE acaba de iniciar por terras desses dois países irmãos –   PORTUGAL e CABO VERDE.
VIVA PORTUGAL!
VIVA O BRASIL!
VIVA CABO VERDE!
VIVA O RACIONALISMO CRISTÃO!

Por ANTÃO JOSÉ LOPES DA LUZ
Presidente
Apresentado por Maria de Fátima Almeida
...........................................


Digníssimos Senhores:
Iracy e Gilberto Silva
                          
Queridos Companheiros - Prezada Assistência - Estimados Amigos

Esta é para nós uma data especial e que ficará gravada para sempre em nossos pensamentos e na História de nossa querida e ainda jovem Filial Seixal do RC, por termos a subida honra de receber em nosso seio, o mais alto Representante da nossa Querida Doutrina no Planeta Terra e sua Digníssima Esposa.

Após 103 anos de luta travada pelos Racionalistas Cristãos, no sentido do esclarecimento do Ser Humano, a bem da verdade e contra a mentira, procurando ensinar a pensar, conscientes de que o pensamento é a maior arma que podemos usar contra tudo e contra todos que nos queiram desestabilizar, numa tentativa de criarmos “plataformas” de defesa para nos protegermos e passar a palavra a todos quantos nos procuram, sentimo-nos felizes, face ao número de Casas Racionalistas Cristãs já Fundadas, cerca de 160 e ansiamos que este número não pare de aumentar, pois se muito já se fez, muito mais ainda há a fazer.

O Mundo está praticamente todo em crise, e, não nos referimos só a crise financeira, vamos mais longe citando as guerras constantes em grande parte do globo e creio não estarmos enganados, se dissermos que a maior crise é a crise de valores.  Se os Homens fossem mais verdadeiros, mais moderados, mais justos, menos interesseiros, mais trabalhadores e tivessem mais amor por eles próprios e pelo semelhante, certamente o mundo estaria melhor e o povo mais desfavorecido não passaria tanta miséria e fome. Como seria gratificante sabermos que pelo menos um pão e um copo de leite todos teriam diariamente, mas amigos, todos sabemos que isso está longe de acontecer.


Pessoalmente, costumamos procurar incentivar os que nos ouvem a dedicarem-se  à educação das crianças e dos jovens, pois serão os futuros governantes do “amanhã” que se aproxima a passos largos. Não nos levem pois a mal voltar a insistir na mesma tecla. O Lar é  a primeira e melhor escola. Ali se encontram os dois grandes mestres, o pai e a mãe. Tudo se processa como elos de uma mesma corrente. Para serem bons pais, têm que ser bons filhos e assim se  vai repetindo de geração em geração. No lar deverá haver equilíbrio em  tudo, começando no relacionamento do jovem casal e no seu relacionamento com seus filhos.

Ambos, homem e mulher, devem partilhar a responsabilidade de alimentar, dar estudo e educação, mas não deve a MULHER, A ESPOSA,  a MÃE descurar a sua responsabilidade maior. Por ser, em virtude de sua constituição, física e espiritual, a de maior sensibilidade, que começa a definir-se logo nos primeiros meses de gestação, a ela está entregue um grande papel, na formação do carácter dos filhos, no desabrochar dos atributos que trazem de encarnações pretéritas, no despertar para as responsabilidades, estando sempre disposta  para os esclarecer   nas suas dúvidas e para lhes dar aconchego quando dele carecerem.

Sempre pensando nas nossas crianças e em suas mamães, de forma a lhes prestar apoio para poderem estar mais descansadas nas nossas reuniões, estamos preparando a nossa “Sala da Criança Racionalista Cristã” nesta nossa Querida Filial Seixal.

Agradecemos a vossa paciência em nos ouvir e desejamos que vão felizes para os vossos lares.  Que dia a dia vão melhorando a vossa maneira de viver em prol de toda a família.

Sejamos todos nós, Racionalistas Cristãos e cada um de per si,  um exemplo perante um Mundo em ebulição, que é necessário mudar para bem da Humanidade em geral.

Muito Obrigada.
Aida Almeida Lopes da Luz


Clique em qualquer foto para vê-las em tamanho original


Homenagem dedicada ao Presidente Sr. Gilberto Silva do Racionalismo Cristão pela militância da Filial Seixal - Portugal, 21 de outubro de 2013


Assinalando a Honrosa Visita do Exmo. Senhor Gilberto Silva,
Presidente Perpétuo do Racionalismo Cristão e de
Sua Exma. Esposa Senhora D. Iraci Silva,
à Filial Seixal, Portugal.

Aos quais prestamos as nossas mais sinceras homenagens,
gratos pelo evento.
A Militância  da Filial Seixal – Portugal, do R.C.
 Instalações Filial Seixal - Portugal