A resposta que todos buscam! - Era desejo de meu pai... - Por Maria Luíza Cottas de Jesus

Era desejo de meu pai ter tudo narrado com seriedade. Infelizmente, faleceu sem alcançar tal objetivo.” Maria Luíza Cottas de Jesus

Assim respondeu a Senhora Maria Luíza Cottas de Jesus, neta de Luiz de Mattos, ao trocar correspondência com um estudioso Cabo-verdiano. Onde manifestou o desejo de seu pai Senhor Antônio Cottas de esclarecer o real início do espiritualismo que se iniciou na Cidade de Santos, batizada inicialmente de  Centro Amor e Caridade;


"Confirmo o que citei no “A Razão” de Junho de 1982, sob o título “Cartas que trazem Mensagens”, baseando-me no que me foi contado por Otelia de Mattos, sobrinha de Luiz de Mattos, portanto prima-irmã de minha mãe.


No que me foi contado, o Presidente do Centro Amor e Caridade, chamava-se Carlos Burgos.


... Era desejo de meu Pai ter tudo narrado com seriedade. Infelizmente, faleceu sem alcançar tal objetivo.


A sobrinha de Luiz de Mattos disse-me que quem estava à frente do “Amor e Caridade”, na ocasião da visita de Luiz de Mattos chamava-se Carlos Burgos, (Augusto M. Burgos) Senhor Cabo-verdiano.


Creia-me, Senhor vou tornar as buscas, pois assim como o Senhor e outros amigos, desejo esclarecer o real início do ...


Quem sabe se chegaremos a “certeza” que tantos buscam e desejam?


... Desejo muito voltar a atravessar o Atlântico e conhecer as Casas Racionalistas Cristas de Cabo Verde e seus militantes. Pelo muito que já realizaram, pelo espírito de luta e lealdade, merecem-me muita consideração", escreveu Maria Luíza Cottas de Jesus.


A resposta que todos buscam! - Era desejo de meu pai... - Por Maria Luíza Cottas de Jesus

Conheça este pequeno estudo que ilustra a caminhada do senhor Augusto Messias de Burgos, um ser espiritualista, cuja participação foi fundamental na abertura do primeiro Centro Espírita Kardecista na Cidade de Santos em 1902. Que em algum momento do já iniciado século XX, cruzou com o senhor Luiz José de Mattos, assim neste estudo também destacamos alguns dos desígnios deste homem benemérito, que influenciou nos destinos da cidade de Santos, e do senhor Luiz Alves Thomaz, um homem riquíssimo, porém discreto, que vivia somente para seus negócios, por isso em 1910 quando curados, esclarecidos e unidos pelo senhor Burgos, iniciaram a Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã, na Cidade de Santos. Na sequência, em Cabo Verde, o Sr. Burgos estabeleceu o primeiro Centro Espírita Kardecista, na Cidade de Mindelo em 1911.