Filial Seixal celebra o 106º aniversário do Racionalismo Cristão - Portugal

COMEMORAÇÃO DO 106º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO RACIONALISMO CRISTÃO
EM 27 DE JANEIRO DE 2016 NA FILIAL SEIXAL

PARTE ESPIRITUAL
(Clique em qualquer foto para ver em forma de SLIDE / Ficheiro)

Reflexo: - Sabe-me a um prêmio, a uma medalha que jamais ganhei. Estar aqui e sentir que realmente todos são verdadeiros irmãos para comigo.

Eu, pertencia a uma igreja evangélica e, entre todos, nos considerávamos como irmãos, estudávamos e orávamos, mas alguém entrou e disfarçadamente, apontou uma arma quando todos nos concentrávamos numa leitura e, aí foi o pânico, o medo, os nervos, um cenário que ficou gravado na minha memória e que com ele eu estava sofrendo e querendo transformar, mudar aquele cenário, mas sem saber como.

Mas desejava tanto, tanto, sair daquele sítio e encontrar, digamos, um lugar ameno, tranquilo, onde, realmente, houvesse essa verdadeira confraternização entre irmãos.
E foi por isso que o meu desejo foi concretizado. Apesar de não falar, eu pensava e conforme pensava vários campos se passavam por mim e cada vez erguia-me mais alto até que este lugar me foi apontado e eu tive mesmo que entrar.

Doutrinação: - Estamos perante a extraordinária beleza e magnitude do poder das Forças do Bem.

Foste trazido a uma casa racionalista cristã para compreenderes o que cada um dos seres humanos está a fazer neste mundo, quais os seus deveres e obrigações, enquanto permanecer de posse do seu corpo físico.

Provamos, nas nossas reuniões públicas, não só a existência da alma mas também que ela contínua a viver, plenamente, quando, por qualquer motivo, tiver de abandonar o corpo que lhe serviu de carro durante sua vivência neste plano terráqueo.

Como todos ouvimos ficou claro que na pessoa humana quem pensa é a alma e não o cérebro, como afirmam os materialistas.

O espírito que desencarna, quando tem plena consciência da sua situação de espírito livre do seu corpo material, estabelece condições de deixar aproximar os espíritos superiores (as Forças do Bem) que o arrancam da situação de sofrimento e o tragam às correntes fluídicas para ser espiritualmente esclarecido ou o conduzam à sua verdadeira morada no espaço infinito.

O espírito, cujo reflexo acabamos de ouvir, teve uma desencarnação abruta e quando isso acontece o espírito fica perturbado. Encontrava-se num templo onde praticava os princípios de sua seita ou religião. Diz que eram todos unidos e que se consideravam irmãos. Isso é um bom sinal, porque quando há união, quando há amizade, forma-se um bom ambiente, independentemente da filosofia praticada, pois o que interessa é a vibração do espírito.

O estado de atraso espiritual em que se encontra a maioria da humanidade, evidencia que ela ainda precisa dos ensinamentos religiosos, para se preparar para um salto qualitativo na sua caminhada evolutiva, já que a natureza não dá saltos.

O mundo está em plena transformação, como se transformou várias vezes no passado, e, como sempre, existe grande confusão de ideias, que se chocam, como por exemplo os conflitos religiosos.

Hoje não há respeito por nada nem por ninguém. Nem nesses refúgios tão necessários à paz e tranquilidade dos fiéis, os pobres inconscientes de si mesmos não dispensam o mínimo respeito e consideração aos seus irmãos em essência.

Nós no Racionalismo Cristão irradiamos, vibramos os nossos pensamentos às Forças Superiores para que elas nos envolvam na sua luz puríssima e fluídos benfazejos, para que nos fortifiquem para o cumprimento dos nossos deveres.

Muitos pensam que a vida se resume a uma única passagem por este mundo, mas estão enganados. O escasso tempo de uma vida é quase insignificante para o tanto de aprendizado que a evolução requer das partículas da inteligência universal. A evolução vai-se revelando nas múltiplas existências. A experiência de uma vida soma-se às das vidas passadas, fazendo com que se tenha amplo e tranquilo entendimento do viver terreno.

O universo é composto por dois princípios fundamentais: A força – é o princípio inteligente, imaterial, ativo e transformador. A matéria é o elemento passivo e plasmável. É inerte e a partícula de força (princípio inteligente) que a incita, anima e movimenta, utiliza-a para evoluir, através dela.

A partícula da Inteligência Universal (Força), a dado momento se individualiza dessa Força Criadora e vem a um planeta físico para processar seu progresso e um dia regressar à sua fonte de origem. Portanto, sempre fomos e continuaremos a ser parte integrante dessa FORÇA TOTAL.

È um longo trabalho que, como facilmente se poderá compreender, não pode ser levado a cabo no período de uma única encarnação que poderá ser comparado a uma gota no oceano, tendo em vista que a evolução é constante e eterna. O espirito muito terá que se aperfeiçoar para, num futuro distante, a sua luz poder se confundir com a luz imensa da FORÇA CRIADORA.

Nós, – o Racionalismo Cristão -, não somos seita nem religião, mas tudo isso fazemos questão de ensinar a quem, de boa vontade, se interessar a compreender e estudar os princípios racionais e científicos divulgados pelo Racionalismo Cristão.

ASTRAL SUPERIOR
José Cardoso Pires
Os bons ou os maus pensamentos sempre acompanham a criatura e, conforme ela se deixa envolver por esses bons ou mais pensamentos, assim se apresentam os caminhos da sua vida. Ora, como todos sabem existem trajetos deslumbrantes, verdejantes, floridos, perfumados que dá gosto comtemplá-los.

Mas esses caminhos são destinados, àqueles que sabem o que querem, que se conhecem como força e matéria, que pisam com firmeza porque têm vontade forte e desejo ardente de progresso material e espiritual.

Mas, o mundo não é só lindas cores, como todos também têm conhecimento, há o lado cinzento, nefasto, doentio, triste, aquele que os homens criam para fazerem a guerra para se imporem, para definirem o seu poder, através das armas e ai tudo é triste, a doença germina como a erva daninha, solidão e a dor fazem o resto.

É tempo, do esclarecimento desta vida fora da matéria chegar junto de muitos de vós e propagá-la para que essas cores que revestem o mundo sejam realmente mais belas e coloridas, para que possam elas transmitir a confiança, força e alegria, para o viver diário de cada um de vós.

Como peças fundamentais dessa metamorfose, que o mundo precisa sofrer, todos são importantes, por isso a todos sempre esclarecemos e nossas doutrinações são benéficas quando a criatura as põe em prática, pois, lhe dão outro incentivo, permite-lhes ter mais confiança em si próprios, permite-lhes saber que a vida, é sempre o reflexo dos pensamentos, das escolhas, da forma como cada um se dispõe a vivê-la. Muitos provocam esses desequilíbrios na vida da humanidade porque se encostam, têm uma vontade fraca, deixam-se envolver por espíritos obsessores e agarram manias, vícios que corrompem a matéria e não permitem o progresso ao espirito.

Ora, este mundo é de partilha é de confraternização, mas também é de estudo e raciocínio pois tudo à vossa volta é sinônimo de evolução, em todos os reinos da natureza a Força Criadora está presente e em vós, seres pensantes que vos encontrais nessa forma de corpo e espirito, sois realmente o dínamo, mais importante para que essa metamorfose, ocorra depressa e tudo se torne realmente com horizontes mais coloridos.
(Clique em qualquer foto
para ver em forma de
SLIDE / Ficheiro)

Começai essa prática diária, com os vossos pensamentos tentem que eles vos deem, animo, alegria e força, mas isso depende de vós, do vosso querer e deste modo todos sairão vencedores. Mas relembramos que para isso, basta querer e aqui estivemos mais uma vez convidando-vos ao estudo e ao raciocínio.

Esse é o grande objetivo da implantação desta doutrina no plano em que viveis.
Encerrai a reunião com as minhas irradiações,
José Cardoso Pires

PARTE CÍVICA

Corroios, 27 de janeiro de 2016

RESPEITÁVEL AUDITÓRIO!
Aqui nos encontramos sob o respaldo do Pavilhão Nacional, tendo à sua esquerda a bandeira de Cabo Verde e oferecendo a sua direita à bandeira do grandioso Brasil.

Os povos desses três países amigos, foram fadados desde a noite dos tempos, a serem os principais portadores, a todos os recantos do mundo, dos princípios de Jesus que, a devido tempo, hão de remodelar hábitos e costumes da humanidade.

Todos de pé, reverenciemos esses três quartéis-generais das Forças Superiores, com uma vibrante salva de palmas.

MUITO OBRIGADO!

ESTIMADOS ASSISTENTES

QUERIDOS MILITANTES

Estamos aqui e agora para comemorarmos o 106º. aniversário de fundação desta nossa querida DOUTRINA.

Insólito foi sempre tudo o que trouxe uma parcela de luz ao mundo. Assim, a doutrina codificada por Luiz de Mattos - o RACIONALISMO CRISTÃO – não podia deixar de o ser, e foi-o ferozmente, pelo clero e pela ciência oficial da época.

O fundador desta Doutrina classificou os homens nas seguintes três classes: a dos ignorantes, a dos pseudossábios e a dos orgulhosos.

Asseverou que os ignorantes eram aqueles de quem se podia ainda esperar alguma coisa de bom, desde que bem conduzidos e instruídos, tornando-se úteis à sociedade e a si próprios.

Nos planos da mais alta espiritualidade se concluiu ser uma necessidade premente ministrar a todos, os princípios que tornariam efetiva a remodelação do mundo Terra e assim mais suportável o viver dos seus habitantes.

Detentores destes conhecimentos, todos os seres humanos poderão curar os males que os afligem.

Tais princípios, se bem estudados, darão ao homem o verdadeiro conhecimento de si mesmo, do meio em que vive, dos seres que o rodeiam e das anomalias que o cercam. Assim, poderá afastar os perversos e repudiar tudo de mal que de si se acerca.

O caminho é apenas um: o apontado pelos princípios racionais e científicos.

Palmilhando esse caminho a sofredora humanidade terá condições para deixar de ser o ignorante que é sobre a vida espiritual. Terá a certeza de onde veio e para onde vai. Viverá consciente e apetrechada de conhecimentos, até ao mínimo detalhe, das forças que a cercam, para poder repudiar toda e qualquer ação devastadora e, portanto, prejudicial.

ESTIMADOS ASSISTENTES

CAROS COMPANHEIROS

O mundo Terra é envolvido por duas correntes: A do bem e a do mal. Não existe ponto morto, isto é, todo e qualquer ser humano terá que vibrar em harmonia com apenas uma delas. E, como isso ocorre?

O Universo é regido por leis comuns, naturais e imutáveis que tudo regem. Uma dessas leis é a da atração. Nos primeiros anos do ensino escolar ensinam aos meninos a lei física da atração e todos compreendem, através de demonstrações simples, a sua realidade.

No entanto, essa lei é muito mais abrangente. Outrossim, existe a chamada lei psíquica de atração, porque se aplica a fluidos e ao pensamento.

Foi preciso que encarnasse neste mundo um espírito altamente evoluído para vir fazer essa demonstração, através de correntes fluídicas, devidamente organizadas pelas forças do Astral Superior.

Foi, portanto, a partir dos estudos de Luiz de Mattos que a lei de atração, aplicada aos fluídos, começou a ser divulgada, o que ocorre em todas as reuniões públicas e de desdobramento nas filiais do redentor.

Como já foi dito, ninguém escapa a essa lei. A todos se aplica, consciente ou inconscientemente. Com propriedade poder-se-ia dizer: “EU PENSO, LOGO ATRAIO”.

Conforme o ser pensar, assim ele atrairá. Por isso se diz que quem pensa bem atrai o bem e quem pensa mal só pode atrair o mal. Também se poderia dizer simplesmente: “PENSAR É ATRAIR”.

Porque as criaturas não têm estes comezinhos conhecimentos sobre a vida real, a vida da maioria vai decorrendo aos solavancos, porque não sabem dar um rumo certo e seguro à sua vida.

Aos que vêm assistir às reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, estes e muitos outros conhecimentos muito úteis ao viver das criaturas neste mundo tão conturbado, lhes são ministrados e ao fim de algumas reuniões já estarão em condições de continuar a procurar e estudar a VERDADE.

O campo de estudo é ilimitado, por isso convidamos sempre aos nossos ouvintes a estudar os livros editados pelo CENTRO REDENTOR, para se esclarecerem sobre a vida real, que é a vida do espírito, porque os tempos são chegados para que a luz jorre sobre todos e assim podermos esclarecer-nos sobre a verdade que antes da vinda de Luiz de Mattos, o codificador dos princípios racionais e científicos, se encontrava dispersa e eivada de vícios dogmáticos, nos livros dos diversos ramos de ocultismo.

Assim, era necessário que alguém viesse esclarecer o que todos ignoravam. Por essa razão esse espírito de escol encarnou a 3 de janeiro de 1860. Chamou-se LUIZ DE MATTOS e essa data, para nós, é o primeiro dia do novo tempo - início da nova civilização ou NOVA ERA, diferente de todas as já passadas, porque não assenta em pés de barro, mas sim nos sólidos princípios deixados por Jesus o “CRISTO”, no dizer do patrono da doutrina racionalista cristã, o incomparável PADRE ANTÔNIO VIEIRA.

QUERIDOS ASSISTENTES

Relembramos que faz hoje cinco anos que, no decorrer da nossa reunião cívico-espiritualista em comemoração do 101º aniversário da fundação do RACIONALISMO CRISTÃO ocorreu algo insólito para os incrédulos, embora militantes desta doutrina. A esses Luiz de Mattos apelidaria de pseudossábios.
Pois bem, numa foto apareceu um círculo luminoso de apreciável dimensão e, na foto seguinte, tirada menos de 10 segundos depois, a aparição já lá não estava.

A fotografia referida poderá ser apreciada por quem quiser porque é a foto de capa da página da Filial Seixal do Racionalismo Cristão no FACEBOOK.
Agradecemos a comparência de todos os amigos e simpatizantes desta nossa querida DOUTRINA.

A próxima reunião cívico-espiritualista terá lugar no próximo dia 25 de maio, para comemorarmos o 12º. aniversário de fundação desta modesta casa.

BOA NOITE E FELIZ REGRESSO AOS VOSSOS LARES.
Antão José Lopes da Luz
Presidente Físico Casa Racionalista Cristã - Filial Seixal