Desabafos - Brindes para o Espírito!



Se consultarmos um dicionário para significados, a palavra desabafo significa:

Desembaraçado, livre, banhado de ar livre, não confinado, sereno, tranquilo.

Se, ainda, consultarmos um dicionário para verbos, iremos encontrar desabafo:

Ato ou efeito de desabafar; expansão, desopressão;

Manifestação de sentimentos recalcados.

Por outro lado, se analisarmos, sem recurso a dicionários e gramáticas, o que nosso modo de ser e pensar nos tem a desvendar, o exame terá que ser cuidadoso e o mais consciente possível.

Por vezes sentimo-nos acabrunhados, desajustados, sem energia, sem vontade de andar em frente.

É nessas alturas que mais sentimos a necessidade de partilhar com alguém o nosso sufoco. Por outro lado temos de ter o máximo cuidado em nos acercarmos de terceiros para desvendar o que nos vai na alma.

É até perigoso  desabafar com alguém, indiscriminadamente. Corremos o risco de não sermos compreendidos ou até sermos motivo de escárnio.

Muitos seres são, por esses motivos, avessos a falar com alguém sobre suas impressões mais íntimas.

O ideal, é cada um conhecer-se bem a si próprio e àquele a quem quer ter como seu confidente. O desejável é que sejam pessoas com as mesmas afinidades, por isso é tão difícil, às vezes, ter um confidente.

Mas, quando isso acontece, é uma felicidade para as duas pessoas que podem trocar impressões de passagens de suas vidas, seus temores, suas alegrias, suas preocupações.

Da troca de ideias nasce a luz e os dois Seres em evolução, ganham sabedoria, serenidade, satisfação e na vontade de ajudar o companheiro, encontram mais razão para lutar e vencer, tornando a vida mais válida.

É esta a razão porque acreditamos, sinceramente, serem os  Desabafos, autênticos Brindes para o Espírito.


São pequenos presentes que nos permitimos dar ao nosso espírito. Pequenos contributos, por algo que acaba por ser um trabalho desenvolvido a bem do próprio e daquele a quem é dirigido o desabafo.

Desabafos - Brindes para o Espírito.
Aida Almeida Lopes da Luz
Militante da Filial Seixal do Racionalismo Cristão

Fonte: Caminhos da Vida