Glossário - Antão José Lopes da Luz

Acervo espiritual: É a bagagem, o somatório de valores adquiridos pelo espírito no decorrer das suas reencarnações rumo ao seu aperfeiçoamento.
Alegórico: representação de um ato, fato ou ação não real, preparado para o espetáculo, fantasiado, enfeitado.
Aminoácido: constituintes fundamentais das proteínas.
Apocalíptico: excessivamente alegórico estilo obscuro, ameaçador, assustador, arrasador, destruidor.
Astral inferior: É a zona do espaço, ou plano astral (atmosfera terrestre) habitada por espíritos materializados / perturbados / obsessores. Dá-se também esta designação aos habitantes dessa zona por não estarem plenamente conscientes da sua própria situação agem para o mal de si e de quem se aproximam por pensamentos afins ou intuições.
Astral Superior: Plano astral habitado por Espíritos relativamente evoluídos e já plenamente conscientes da sua situação. Tem também essa designação, o coletivo dos habitantes dessa zona. Alguns não reencarnam mais neste mundo, mas todos se encontram preocupados com a evolução geral dos mais atrasados que continuam aqui no plano terreno.

Atavismo: Lembrança de encarnações passadas registradas no corpo mental.
Atônito: espantado, pasmado, estupefato, espavorido, assustado, perturbado.
Atroz: desumano, de grande crueldade, perverso apócrifos: duvidoso, não autêntico, suspeito, não digno de crédito apóstolos: pessoa que segue os ensinamentos de outra que julga ser seu Mestre, (exemplo: discípulos de Jesus) arbitrariedades: medidas tomadas contra alguém sem o uso da lógica ou da razão (medidas ou decisões arbitrárias).
Aura: É uma névoa ou nuvem fluídica (atmosfera) que circunda todos os seres (corpo humano, os graníticos, minerais, vegetais e animais) e mundos (formados ou em formação). É a emanação (irradiação) das três vidas que constituem os corpos: vida inferior, vida intermédia e vida superior.
Axônio: ou fibra nervosa, responsável por transmitir informações para outras células; cada célula possui somente um axônio: dendrito fino e alongado.
Basílica de São Pedro. É a mais importante igreja para os católicos e está instalada em Roma, no Vaticano.
Bem-aventurança; estado de total tranquilidade na vida eterna para os religiosos, local de pleno gozo de alegria e prazer espiritual.
Bíblia: conjunto de livros que formam a “história bíblica”, obra considerada sagrada e de uma possível inspiração divina por algumas religiões ou respectivos grupos religiosos.
Bioelétrica: pacote de ondas eletromagnéticas transmitidas pelo espírito, correspondentes às formas de pensamento.
Bisbilhotice: curiosidade por detalhes em tudo, intromissão na vida dos outros.
Bispo: padre responsável por uma diocese na religião católica, nas igrejas protestantes também existe este cargo de chefia em algumas delas.
Boa fé: não possuir maldade, Ingenuidade, acreditar na bondade dos outros.
Burro ou burrico; animal muar de porte pequeno e usado no oriente para transporte de carga e de pessoas.
Buscador da verdade: estudioso incansável da vida material e espiritual, pessoa que está em constante busca de novos conhecimentos para sua evolução material e espiritual.
Canônico: normas de ação de acordo com os dogmas da igreja crucial: em forma de cruz, que permite concluir de forma decisiva um determinado assunto religioso ou teólogo, conclusão fundamental. Contingência: eventualidade, possibilidade de que algo possa acontecer ou não, probabilidade.
Cardeal: principal, fundamental, eleitor do papa nos prelados da igreja católica apostólica de Roma.
Casta: classe social de pessoas que normalmente se distingue por privilégios.
Catequizador: doutrinador, divulgador, missionário, pregador contraditório: que implicam em contradição de ideias ou de princípios doutrinários, termos ou doutrinas que são contrárias.
Células-tronco: Células indiferenciadas, capazes de proliferar e dar origem a múltiplos tipos celulares. São elementos essenciais à regeneração dos tecidos.
Cloacal: região destinada a receber as dejeções.
Coacervados: reunião de um grupo de moléculas de proteína, sob mesma capa.
Coacervados: reunião de um grupo de moléculas de proteína, sob mesma capa.
Comprimento de onda: distância entre duas cristas, ou entre dois vales de uma onda regular (geralmente senoidal). Quanto maior a distância entre cristas, menor a freqüência.
Concílio: encontro de bispos ou de chefes religiosos para determinado fim.
Confraternização Universal: Comemoração realizada no primeiro dia de cada ano gregoriano e somente deveria ser comemorada quando toda a humanidade estivesse convivendo em paz e harmonia espiritual.
Conjecturas: opinião formada sobre uma hipótese, aparência, suposição, presunção.
Coptas: religiosos cristãos da Etiópia que não acreditavam na existência física de Jesus, por isso foram considerados hereges pela igreja romana e perseguidos.
Cordões fluídicos: São constituídos de vida anímica e ligam o corpo carnal ao corpo astral.
Corpo espiritual; é o princípio inteligente totalmente imaterial e assemelhasse a uma forma de luz ou energia vibratória que anima o corpo físico enquanto o Espírito encontra-se encarnado ou de posse deste corpo como se diz terra-a-terra.
Corpo físico: é o mesmo que corpo humano e composto de matéria oriunda aqui do mundo Terra.
Corpo fluídico: é o corpo composto de matéria fina proveniente do mundo que o Espírito pertence de acordo com o seu nível de evolução já alcançado.
Corrente fluídica: É o todo homogéneo ou perfeito constituído pela força anímica e o pensamento partidos de cada pessoa que se coloca à volta da mesa dos trabalhos. As pessoas são escolhidas pelo Astral Superior e formam o íman de atração dos corpos, aplicada ao mundo invisível, aos dois elementos componentes do Universo – Força e Matéria. Esse íman atrai à corrente fluídica os espíritos superiores e inferiores, conforme o fim almejado pelo Astral Superior que a organizou. Há uma outra corrente fluídica formada pelo Astral Superior, em volta da mesa das sessões e por trás dos médiuns e esteios, que assim ficam protegidos e garantidos. Esta dupla corrente formada pelo fluído do astral superior é luminosa.
Cortesã: Meretriz elegante, mulher dissoluta que vive luxuosamente, mundana, mulher favorita de um soberano por sua beldade.
Crendice: Crença popular sem fundamento lógico ou racional, abusão.
Cúpula: Alta direção de uma empresa ou de uma entidade religiosa ou social.
Dendritos: Prolongamentos, ramificados múltiplas vezes, como pequenos ramos de árvores, através do qual o neurônio recebe informações das células a que esteja ligado.
Derrogar: Anular, desfazer, abolir, revogar, doutrinação: pregação, catequese, ensino, proselitismo difundir: propagar, divulgar, transmitir, ensinar, transferir.
Desdobramento: Dá-se quando o corpo dorme ou a criatura está em concentração. O espírito se desprende do corpo, forma o seu corpo astral e se afasta, continuando todavia sempre ligado ao corpo físico por cordões fluídicos.
Desejo: É uma coisa toda material, a criatura quer satisfazer os seus caprichos;
Desencarnação: É o abandono, a retirada definitiva do espírito daquele corpo que lhe serviu de veículo no mundo Terra.
Desobsessão: É a normalização dos obsedados que se faz inteira e radicalmente com a intervenção do Astral Superior. A desobsessão é feita, com melhores resultados, nas correntes fluídicas organizadas nas Casas Racionalistas Cristãs, mas também se pode normalizar o obsedado onde não existirem filiados ou correspondentes do Centro Redentor, mas sob a orientação deste.
Diafanizado: Ambiente ou plano astral constituído de matéria mais fina ou mais leve do que a do nosso plano terreno. Dia de Natal: É comemorado a cada dia 25 de dezembro de todos os anos, foi arbitrariamente convencionado pela igreja como a data que Jesus nasceu na sua última encarnação em corpo humano aqui no nosso mundo Escola (a Terra).
Discernimento: Entendimento, critério, ato de discernir um estudo ou situação.
Dispersar: Espalhar, dividir, disseminar.
Efígie: estátua de barro, de madeira, ou de outro material precioso ou não que normalmente representa uma pessoa julgada importante em uma determinada época.
Emulação: rivalidade, competição, querer igualar-se a outra pessoa.
Encarnação: É o ato de o espírito tomar posse do corpo que lhe vai servir de veículo neste mundo para, através dele, se depurar e alcançar maior evolução. Expulsado pelo útero a criança normalmente chora o que denúncia que o espírito se apossou do seu corpo, passou a incitá-lo e a movimentá-lo. Deu-se a encarnação do espírito. Período em que o Espírito permanece encarnado em um corpo humano aqui no planeta Terra. É o espaço de uma trajetória terrena do Espírito.
Endométrio: revestimento interno do útero.
Enzima: proteína que tem a função de regular a velocidade das reações químicas orgânicas geralmente acelerando-as.
Escola Hermética: localizada no Egito Antigo se dedicava ao estudo de todas as ciências, incluindo em seus estudos o espiritismo.
Especulação: logro, pesquisa teórica ou abstrata, ganho elevado em uma operação de negócios comerciais ou mercantis.
Espiritismo kardecista: é uma forma de espiritismo baseado nos evangelhos bíblicos e por isso é uma forma de espiritismo “bíblico religioso”.
Espiritismo racional: é uma forma de espiritismo científico que não se baseia nos textos bíblicos e em nem outro livro religioso.
Espírito de luz ou Espírito Superior: Espírito já evoluído em tal nível de conhecimentos, que não mais precisa encarnar no plano terreno. Também se diz que é um: “Espírito Iluminado”. Espírito que já atingiu a 18ª. Classe de mundos numa série de 33.
Espírito: É uma partícula, parte integrante, do Grande Foco, cuja essência é luz, em evolução neste planeta e que já dispõe da faculdade do livre arbítrio.
Espíritos obsessores: Elementos fluídicos danificadores, são atraídos, por estreita afinidade, pelas criaturas mal-humoradas, vingativas, invejosas, irritadas, desonestas e também as que alimentam fraquezas e vícios. A ação dos obsessores pode ser branda ou violenta, de acordo com os sentimentos que os animam, como paixão, ódio, vingança, ciúme, etc.
Esplêndido: brilhante, reluzente, brilhoso, grandioso, suntuoso.
Esporos: fetos, musgos, cogumelos, bactérias: produzidas pelos vegetais mais inferiores.
Esporos: Fetos, musgos, cogumelos, bactérias: produzidas pelos vegetais mais inferiores.
Essênios: Grupo religioso que vivia em comunidades isoladas da humanidade e se preparavam para a vinda de um Messias. Localizavam-se na Palestina.
Esses milhares de mundos subdividem-se em 5 séries, a saber:
Etérea: A mais pura e elevada forma de energia.
Eunuco: homem serviçal de um rei ou imperador que era castrado.
Evangelho: quer dizer “boa nova”, e no Novo Testamento da história bíblica formam a parte dos ensinamentos que pretendem divulgar a vida de Jesus.
Falange de obsessores: agrupamento de espíritos desencarnados, vivendo irregularmente na atmosfera terrena.
Fecho: É o componente da mesa de trabalhos que fica do lado oposto ao do presidente e a quem compete fazer as irradiações em voz alta.
Filósofo: Pessoas que se ocupam na definição do pensamento, princípio do conhecimento do ser humano.
Flagrum: espécie de instrumento de flagelo usado pelos soldados romanos
FORÇA: É o Grande Foco gerador de todas as forças da natureza física e astral. É o primeiro dos dois únicos elementos componentes do Universo (o outro é a Matéria). É o agente ativo, transformador. É inteligência, é poder, é o princípio que tudo anima.
Fóton: Partícula de energia luminosa.
Frequência: numero da crista ou vales de uma onde regular, geralmente senoidal, que ocorrem em um determinado período de tempo. E inversamente proporcional ao comprimento de onda.
Frequência: Numero da crista ou vales de uma onde regular, geralmente senoidal, que ocorrem em um determinado período de tempo. E inversamente proporcional ao comprimento de onda.
Grande Foco: É a força inteligente, é a VIDA UNIVERSAL, Inteligência Universal Suprema, Força Criadora do Universo, difundida no espaço e no tempo e expressa como Unidade. O mesmo que FORÇA. Emprega-se a expressão Força quando se trata da sua associação com a Matéria e Grande Foco quando se quer exprimir o agente universal, na sua concepção infinita, que o vulgo denomina “Deus”.
Heresia: Doutrina religiosa sustentada por um membro da igreja, condenada por esta, por haver contrariado os seus interesses dogmáticos e financeiros.
Herético: É aquele que professa ou defende uma heresia, segundo a convenção da Igreja.
Horto: Pequeno terreno onde são cultivadas plantas de jardim, local aprazível e recomendado para o descanso.
Ignóbil: infame, torpe, abjeto, aquele que é de uma baixeza repugnante.
Ignomínia: traição, infâmia, opróbrio, desonra extrema contra uma pessoa.
Implicitamente: que está contido em uma preposição de caráter informal
Incautos: ingênuo, imprudente, aquele que não tem cautela.
Infalível: que não pode falhar que não pode deixar de acontecer.
Iniciado: neófito, aquele que está a par de certas práticas que está instruído sobre um segredo ou uma arte.
Inteligência Universal: Grande Foco, Força Criadora do Universo, denominada pelo vulgo como “Deus”.
Intercâmbio: troca de conhecimentos ou mercadorias entre pessoas, grupos sociais ou países de culturas diferentes.
Interpolação: interrupção, descontinuação, posição intermediária entre duas coisas, introduzir palavras em uma obra já existente com o intuito de modificá-la, ou melhor, defender os seus interesses próprios.
Intuição: É um pensamento recebido pelo nosso espírito e emitido por um terceiro. A intuição pode ser boa ou má, dependendo do seu emissor.
Irradiações ou efluviações: São descargas fluídicas. Podem ser boas ou más.
Irradiações ou efluviações: São descargas fluídicas. Podem ser boas ou más.
Irradiações: Irradiações são simples preparo mental e quem as faz não visa obter favores nem a proteção de quem quer que seja. Sua finalidade é a de higienizar a mental e visa a sintonia espiritual dos seres com a Harmonia Universal. Essa comunhão do indivíduo com o TODO, através da vibração espiritual de cada ser, é benéfica e de valor inestimável. As suas palavras não são para serem ditas mecanicamente, mas tentando entender, pela compreensão, toda a sua elevada extensão.
Irremediavelmente: Aquilo que não tem mais como mudar, uma situação ou aquilo que não tem mais remédio que possa resolver.
Islamismo: Religião fundada por Maomé, também conhecida por maometismo.
Jehoshua: Nome de Jesus em aramaico, a língua que provavelmente ele aprendeu a pronunciar as suas primeiras palavras na sua infância.
Kardecismo: princípios doutrinários que deram origem ao espiritismo evangélico, fundado por Alan Kardec na França.
Leis Universais: O Universo é regido por essas leis. São leis estabelecidas pela Inteligência Universal – Grande Foco, algumas de complicadíssima sabedoria e que perturbam e assustam o homem. Encerram todos os segredos, estabelecem todas as verdades, comunicam todas as ciências e especificam todos os fenómenos. Tudo e todos estão sujeitos a essas leis.
letargia: Espécie de sonolência mórbida profunda, morte aparente, catalepsia.
Limpeza psíquica (a): É a higiene mental que cada pessoa deve fazer através de irradiações ao Astral Superior. É tão necessária ao espírito quanto a higiene física é ao corpo carnal.
Límpida: Coisa ou ideia clara com total transparência que nada a perturba.
Livre arbítrio: É a liberdade de cada um praticar os atos que bem entender resultando daí a responsabilidade plena e absoluta dos atos praticados, para o bem ou o mal. É uma força inata na vontade de cada ser encarnado. É um dos três elementos de valor real que cada ser em si contém para auxiliar o seu progresso. Os outros dois são a mediunidade e o raciocínio.
Logias: Escritos religiosos que deram origem aos textos bíblicos que hoje se encontram no Novo Testamento, cujo verdadeiro autor é envolvido em muitas lendas e controvérsias.
luterana: Igreja ou pessoa que segue os princípios religiosos idealizados por Martinho Luthero, conhecido como um dos primeiros religiosos que teve a coragem de se levantar contra os dogmatismos (venda de indulgências) da igreja de Roma.
Mar de rosas: Provérbio ou dito popular que significa uma vida tranquila e somente de coisas boas.
Maria Madalena: Era uma das mais formosas mulheres da época de Jesus, após abandonar a vida dissoluta que levava resolveu seguir o Mestre, tendo se tornado uma das mais dedicadas e fiel discípula, que o acompanhou até seus últimos momentos da vida terrena. No sentido figurado se diz de “Maria Madalena” é aquela mulher arrependida que após ter vivido no erro, decidiu mudar completamente a sua vida, passando então a trilhar pelo bom caminho.
Matéria quintessenciada: o mais alto grau de apuramento da matéria.
MATÉRIA: É o segundo elemento constitutivo do Universo e de todos os seres, quer físicos quer astrais. Matéria é o fluído astral ou fluído cósmico universal. Tem por fonte, por origem a vida inferior que compõe a atmosfera (aura) de todos os mundos que rolam no Espaço. Este fluído condensado a certa temperatura dá o metal, rochas, constituindo a imensa variedade de corpos da natureza. Quando dilatado em proporções extremas temos o éter. Os estados da matéria são inúmeros. É o elemento passivo, inerte, plasmável. Não possui atributos.
Médium: É o intermediário entre o plano físico e o plano espiritual (astral). É o instrumento experimental da ciência Racionalista Cristã.
Mediunidade: É uma condição de vida dos seres inata no próprio espírito de cada um. Capacidade ou dom para ser médium, percepção da vida espiritual, faculdade de maior valor que o espírito em si contém. Exemplo: a vidência, a audição, a telepatia, a de efeitos físicos, a intuição comum a todos os seres, etc.
Memória atávica: Lembrança de encarnações passadas registradas no corpo mental.
Mentor: Guia ou orientador de um jovem, autor intelectual responsável pela idealização ou planejamento de alguma coisa relativamente de importância cujo resultado possa ter alguma influência nas ideias ou procedimentos de outras pessoas. Exemplo: mentores das seitas religiosas produzindo modificação nas ações de seus fiéis seguidores.
Mercenário: Aquela pessoa que é ávida de ganho e somente enxerga dinheiro na sua frente, desejoso de lucro, interesseiro.   Também se diz que é aquele soldado ou militar, que contratado por um alto soldo, passa a servir um governo estrangeiro, satisfazendo somente os seus interesses pessoais.
Messiânica: É aquela pessoa crente ou fanática que se julga a serviço de uma causa supostamente justa que acredita que irá resolver todos os problemas de ordem espiritual da humanidade.
Messias: Redentor e futuro libertador espiritual e material de Israel, os judeus piedosos esperam sempre, até hoje a chegada do seu “Messias”, entre os seguidores do “cristianismo” o próprio Jesus Cristo já é considerado o “Messias”.
Monoteísta: Pessoa ou religião que aceita a existência de um único Deus ou divindade superior.
Morte: É uma concepção errada, pois ela nunca existiu. Pelas Leis Naturais e Imutáveis que regem o Universo, onde só existe Força e Matéria, esta está num permanente agregar e desagregar e aquela a evoluir.
Morte: É uma concepção errada, pois ela nunca existiu. Pelas Leis Naturais e Imutáveis que regem o Universo, onde só existe Força e Matéria, esta está num permanente agregar e desagregar e aquela a evoluir.
Mórula: Estádio de evolução do embrião, que precede ao Notocórdio.
Mundos Brancos: Mundos em evolução do 12º. ao 17º.
Mundos Brancos: Mundos em evolução do 12º. ao 17º.Mundos Diáfanos - do 18º. ao 25º.Mundos de Luz Puríssima - do 26º. ao 33º. Essa classificação assim determinada pelos Espíritos Superiores é para facilitar a compreensão da matéria explanada na obra básica da Doutrina o “Racionalismo Cristão”.
Mundos de Escolaridade: Mundos semelhantes ao planeta Terra onde habitam em situação temporária Espíritos de diferentes classes de evolução para que possa ocorrer um intercâmbio de conhecimentos e assim ocorra um relativo progresso espiritual para todos.
Mundos de estágio: São mundos espirituais, para onde vão os espíritos após a desencarnação. Habitações dos espíritos livres da matéria organizada onde repousam essas partículas da inteligência universal, pode-se dizer que é a morada do espírito entre duas encarnações. São os mundos da 1ª à 17ª Classe.
Mundos de Luz Puríssima: Mundos em evolução do 26º. ao 33º.
Mundos de Luz, Esferas ou Planos: São mundos que rolam no Espaço Infinito todos habitados por partículas do Grande Foco ou Inteligência Universal. Esses milhares de mundos subdividem-se em 5 séries, a saber:
Mundos Materializados:
Mundos em evolução do 1º. ao 5º.Mundos Opacos - do 6º. ao 11º.
Mundos Diáfanos: Mundos em evolução do 18º. ao 25º.
Mundos Materializados: Mundos em evolução do 1º. ao 5º.
Mundos Opacos: Mundos em evolução do 6º. ao 11º.
Narcótico: Sonífero, entorpecente, substância que provoca o sono Novo Testamento: Parte da história bíblica que pretende divulgar a vida de Jesus e de seus discípulos.
Neurotransmissoras: Substâncias sintetizadas pelo neurônio.
Neurulação: (formação do tubo neural);
Neutrotrasmissor: molécula pequena secretada na extremidade do axônio, com a função de transmitir mensagens para outras células situadas nas proximidades.
Notocórdio: (bastão celular) – estrutura que definirá o eixo primitivo do embrião, dando origem ao futuro esqueleto (coluna vertebral, costelas, esterno e crânio).
Notocórdio: (bastão celular) – estrutura que definirá o eixo primitivo do embrião, dando origem ao futuro esqueleto (coluna vertebral, costelas, esterno e crânio).
Nucleotídeo: Composto constituído por açúcar, ácido fosfórico e uma base nitrogenada e que representa uma unidade de ácido nucléico.
Obsedado: Aquela pessoa que possui uma ideia fixa direcionada somente para um tipo de procedimento, normalmente direcionado para prejudicar a si e aos outros.
Obsessão: Ação de obsedar, importunar através de um sentimento, de uma ideia fixa normalmente direcionada para o mal.
Obsessão: É doença, é perturbação da alma, é a ação dos maus elementos, maus espíritos, que cercam e rodeiam o paciente, subjugando-o em todas as suas ações, imprimindo-lhe todas as suas vontades.
Ondas senoidais: oscilações periódicas regulares de qualquer grandeza física, com a forma de uma senoide, cuja amplitude varia proporcionalmente ao seno de um ângulo.
Oráculo: Respostas dadas por entidade divina.
Orbital: Espaço limitado configurado em qualquer atmosfera (ambiente difusor) constituído por partículas etéreas vibrando em simetria e sincronismo. Espaço que serve de polo intermediário de apoio entre atmosferas difusoras diferentes.
Ortodoxo: conservador, fazer prevalecer o mais antigo que já existia antes, conduta ou ensinamento que está conforme uma doutrina definida e muito rígida em suas convicções. Exemplo: Igreja Ortodoxa: Igreja Cristã Oriental que se separou de Roma no ano de 1054 por apresentar ideias mais originais sobre a vida de Jesus.  Aquela pessoa que assume uma posição ortodoxa em relação a qualquer assunto ou domínio seja no campo religioso ou social. Pode-se dizer que a posição ortodoxa está ligada ao sentimento conservador de determinado fato ou ensinamento.
Osciloscópio: Aparelho que serve para tornar visíveis as variações de uma corrente elétrica.
Pandemônio: Capital imaginária dos infernos, reunião de indivíduos para a prática do mal ou de desordens.  Também se diz no sentido figurado que é uma assembleia tumultuada com resultados infrutíferos, local onde reina a confusão ou balbúrdia.
Papa: É o título dado ao chefe da Igreja Católica Apostólica Romana sediada em Roma, o qual é eleito por um conclave de cardeais ou bispos mais antigos da instituição.  No sentido figurado se diz que papa: é aquela pessoa que sabe tudo ou tem muita competência em determinado assunto de ordem técnica e profissional.
Parábola: Maneira de exprimir-se de forma velada, pequena frase ou trecho que encerra uma grande verdade.
Parusia: Segundo os evangelhos bíblicos seria a segunda vinda de Jesus no final dos tempos com toda a sua glória para o juízo final. Também segundo convicções de algumas religiões cristãs.
Pensamento: É a vibração do espírito, partículas do próprio espírito. O pensamento tem por fonte, por origem, o espírito. Os pensamentos da mesma natureza se atraem, os pensamentos de natureza oposta se repelem.
Plano físico ou material: É o plano em que vivemos, localizado no planeta Terra.
Plano mental ou espiritual: É o plano onde a vida é imaterial e os Espíritos vivem em toda a sua plenitude totalmente livres da matéria densa do nosso mundo. Redentor: Salvador do Mundo, Órgão ou Instituição que conduz a humanidade para o caminho da luz e do esclarecimento sobre a vida espiritual, Jesus Cristo é considerado um “Redentor” pela maioria das religiões cristãs.
Plasma: Matéria mais ou menos viscosa e moldável.
Plêiade do Astral Superior: É o coletivo dos espíritos do Astral Superior.
Pornocracia: Devassidão de ordem sexual em uma classe religiosa ou eclesiástica.
Possesso: Criatura humana possuída pelo demônio, possuída ou tomada por Espíritos maus, perversos ou inferiores.
Preconceito: Conceito antecipado, sem uma base ou conhecimento de causa, ideia preconcebida.
Preexistência: O que já existia antes, existência anterior.
Pretensão: Vaidade, vontade ambiciosa, superação, aspiração infundada ou impossível.
Primazia: Aquele que é excelente em tudo, dignidade do primaz, aquele que deu início a uma obra ou missão importante delegada por uma autoridade religiosa ou governamental.
Prodígio: Coisa ou acontecimento extraordinário aos olhos de pessoas humildes ou de pouco conhecimento intelectual, aquilo que está em contradição com as leis naturais ou com a própria natureza.
Proteínas: Cadeias de aminoácidos sintetizados sob comando genético.
Proteínas: cadeias de aminoácidos sintetizados sob comando genético.
Protestante: Nome genérico dado às pessoas que aderem à reforma Protestante ou que seguem uma religião ou seita que se diz protestante.
Pseudo: Semelhante, suposto, uma coisa que se assemelha a outra, mas não é original.
Psicoterapia: Tratamento por métodos psicológicos.
Racionalismo Cristão: Ciência Cristã cujo estudo fornece o conhecimento sobre o homem espiritual, o homem corpóreo e também ensinamentos de ordem moral e intelectual. Tem por fim esclarecer as criaturas sobre o mundo invisível, provando a existência da alma, sua preexistência e sobrevivência ao corpo.
Reassimilado: Que volta ao sistema anterior, que retorna ao mais antigo, que é envolvido pelo mais antigo.
Redator: Se diz que é a pessoa que redige que escreve para um jornal ou revista.
Reencarnação: É a sucessão das existências ou multiplicidade de vidas corpóreas de uma individualidade consciente. Ato de o Espírito retornar ao mundo Terra e tomar posse de um corpo físico para realizar a sua evolução na vida material e na espiritual.
Reencarnação: É a sucessão das existências ou multiplicidade de vidas corpóreas de uma individualidade consciente – o espírito humano; e é condição essencial ao seu progresso.
Rotulado: Que se assemelha a outro, que representa outro parecido, mas não igual ao original.
Santa Sé: É a sede da igreja romana no Vaticano.
Santidade: Título de honraria dado aos papas da igreja, ou a outras autoridades consideradas divinas para algumas religiões.
Santo Sudário: Pano de linho especial ou grande lençol que serviu para enrolar o corpo físico de Jesus logo após a sua descida da cruz.
Sedição: Revolta, sublevação, motim, crime contra a segurança do Estado.
Semana Santa: É a semana que precede a semana da Páscoa para os judeus, semana que precede a “morte” de Jesus para os cristãos das religiões convencionais do mundo ocidental que dizem seguir o cristianismo.
Sinapse: Regiões de contato entre dois neurônios, ou entre um neurônio e uma célula muscular, por onde passa a informação neural.
Sinedrim: Era um tribunal religioso dos judeus durante a época de Jesus que tinha a sua sede na cidade de Jerusalém.
Sinótico: Carta ou documento escrito em nome de um Concílio.
Sonho: É um fenómeno psíquico ou espirítico. Seja ele bom ou mau atesta sempre sobre o estado psíquico da criatura. O indivíduo em bom estado psíquico, em geral, não sonha.
Sono: Resulta da necessidade da suspensão da atividade psíquica junto ao corpo.
Suicida: Pessoa ou ser humano que se mata a si mesma ou destrói a sua vida física voluntariamente através de um ato brusco e violento.
Tácita: Submetida, implícita, que não se exprime formalmente Torá: Livro sagrado para os judeus que contém as suas leis.
Teologia: É a ciência que estuda as religiões.
Teólogo: É a pessoa que estuda ou se dedica a teologia, estudo de crenças e religiões.
Trajetória evolutiva: Passagem pela vida terrena ou o conjunto de todas as passagens do Espírito aqui neste plano para realizar o seu aperfeiçoamento ou evolução espiritual.
Velho Testamento: É a parte da história bíblica dedicada ao povo judeu e sua história desde a “suposta” criação do Mundo Terra.
Verossímil: que parece verdadeiro, o que não repugna à verdade.
Via Sacra: caminho que Jesus percorreu desde a sua prisão até a crucificação.
Vida anímica: vida animal transmitida pelo espírito.
Vontade: Tem origem no espírito. É um atributo do espírito. Vontade é firmeza que se traduz em decisão, em constância.
Vulgata Latina: Versão da história bíblica revisada e modificada por determinação das autoridades eclesiásticas da igreja romana, ocorrida após alguns séculos do desaparecimento físico de Jesus, realizada por São Jerônimo e consolidada em 1546 a 1590. E a última versão da história bíblica foi revisada e modificada a partir de 1965 a 1975 e promulgada por João Paulo II em 1979, atualmente considerada a bíblia oficial católica.
Zigoto: Célula única que origina o embrião, resultante da união das células reprodutora masculina e feminina.feminina.